Bebidas para combater o mau hálito
Além de incômodo para quem sofre com o problema, o mau hálito é muito mais incômodo para quem convive com o indivíduo. Pensando nisso, hoje falaremos sobre bebidas para combater o mau hálito.
Não é nada agradável estar na companhia de um amigo ou de um companheiro e notarmos que algo não está legal com seu hálito. E, principalmente, pode ser uma ocasião constrangedora em situações como reuniões importantes de trabalho e afins.
O mau hálito é causado principalmente pela falta de higiene buco-dental, cáries, próteses dentárias, doenças relacionadas às gengivas, sinusite, infecções na garganta ou nos pulmões, tabagismo, doenças hepáticas, gástricas, etc.
Existem, além disso, outras doenças que podem causar o problema, mas, nesse artigo focaremos o mau hálito causado por problemas menores, como a má limpeza buco-dental e consumo de alimentos muito condimentados.
Lembre-se de que se o mau hálito persistir, é muito importante encontrar a causa, pois o incômodo pode ser o indicativo de que algo em nosso organismo não está bem, principalmente se nos caracterizamos por manter uma boa higiene buco-dental, descartando assim uma causa relacionada à falta de higiene.
Existem medidas que podemos adotar na comodidade de nosso lar e que ajudarão a manter um hálito mais fresco e agradável, evitando situações incômodas.
Medidas caseiras para combater o mau hálito
- A hortelã é uma grande aliada na hora de refrescar o hálito. É recomendável mastigar folhas frescas de hortelã ou preparar uma infusão dessas folhas para combater o mau hálito.
- A salsa também pode ser muito útil para melhorar o hálito. Para isso, mastigue algumas folhas frescas de salsa; em pouco tempo você notará a diferença.
- Outra medida é escovar os dentes ou enxaguar a boca com bicarbonato de sódio, um composto capaz de eliminar bactérias e deixar a boca limpa e fresca. Lembre-se de que as bactérias são as principais responsáveis pelo odor desagradável na boca.
- O enxágue pode ser realizado misturando uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água.
- Mastigar chicletes sem açúcar também pode ser benéfico. Isso aumentará a quantidade de saliva produzida, o que ajudará a limpar a boca e os dentes, eliminando possíveis restos de comida acumulados.
A seguir, apresentaremos bebidas que, assim como as dicas anteriores, servem para combater o mau hálito.
1º suco para combater o mau hálito
Ingredientes
- 1/2 maçã
- 1 laranja
- 1 maço de folhas de espinafre
Preparo
Antes de tudo, lave, descasque e corte a maçã em pedaços, tire o suco da laranja e pique o espinafre. Bata tudo em um liquidificador até que se misturem corretamente. Esse suco pode ser bebido três vezes por semana.
Leia também: Espinafre, cenoura e limão: bebida medicinal para eliminar toxinas
2º suco
Ingredientes
- 1/2 beterraba
- 1 pepino
- 1 copo de água
Preparo
Lave, descasque e corte os legumes. Leve-os ao liquidificador, bata por alguns minutos, coe e beba o suco obtido uma vez por semana.
3º suco
Ingredientes
- 250 g de cenoura
- 125 g de espinafre
- 125 g de pepino
Preparo
Leve todos os ingredientes ao liquidificador e beba meio copo do suco obtido antes das refeições principais.
Outras recomendações para combater o mau hálito
Para evitar a halitose é muito importante manter uma boa higiene buco-dental.
É preciso considerar que apenas escovar os dentes não é o suficiente, também é preciso prestar atenção na língua, já que essa parte pode acumular restos de comida que se não forem eliminados com uma correta limpeza, causarão mau hálito.
A limpeza da língua pode ser feita suavemente com a escova de dentes ou por meio de um limpador de línguas, desenhado especificamente para higienizar essa região.
Acostume-se a escovar os dentes logo após as refeições e usar o fio dental; muitas vezes as cerdas das escovas não conseguem chegar a lugares mais escondidos entre os dentes, dessa forma, bactérias e placas dentais se acumulam nessas regiões.
Se o mau hálito persistir mesmo depois de pôr em prática essas dicas, consulte um médico, que é quem poderá encontrar a causa do problema e tratá-lo de maneira correta.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.