Bebida de malva para perder peso: quais são seus benefícios?

Para obter o máximo de benefícios da bebida de malva quando se trata de perder peso é essencial acompanhá-la com uma dieta equilibrada e exercícios físicos.   
Bebida de malva para perder peso: quais são seus benefícios?

Última atualização: 27 Maio, 2021

Você sabia que a bebida malva ajuda a perder peso? Mas não é só isso, essa planta também traz muitos benefícios para o nosso organismo. Acima de tudo, para atingir o seu peso ideal.

Podemos recorrer a esta bebida por razões estéticas, bem-estar pessoal, cuidar de nossa saúde, ou pelos três motivos juntos. Da mesma forma, devemos levar em conta que as plantas naturais representam uma opção saudável e segura para obter os resultados esperados.

O que é a malva? 

A malva, cujo nome científico é Malva syvestris, é uma planta herbácea da família Malvaceae. Floresce pelo menos duas vezes por ano e pode ser encontrada na beira das estradas, em lotes abandonados, ou nos arredores de casas de campo.

Esta erva se encontra distribuída em locais temperados, tropicais e subtropicais, como na Europa (local de origem), norte da África e oeste da Ásia.

O que é?

  • Sua estrutura é constituída por uma haste reta, com folhas que contêm uma nervura palmada e um contorno oval. Também conta com sete lóbulos que podem mudar muito.
  • Suas flores têm uma cor roxa ou rosa marcante e atraente, cuja aparência se torna mais escura e intensa em seus nervos. Podem atingir um comprimento de até três centímetros.

As propriedades curativas e medicinais da malva, extraídas principalmente de suas flores e folhas, são utilizadas há muito tempo. De fato, romanos, egípcios, gregos e chineses consumiram as pétalas desta erva como um vegetal.

Quais são os benefícios da malva para perder peso? 

A bebida de malva pode ser a alternativa natural que você tanto estava procurando para sua dieta. Isso ocorre porque não só oferece grandes benefícios medicinais, como também ajuda a perder aqueles quilos extras que você precisa para ser mais saudável, enquanto cuida da sua imagem.

Esta planta tem a capacidade de eliminar a gordura no intestino para impedir sua absorção. Tudo isso para facilitar a sua expulsão do nosso organismo. É uma declaração baseada na tradição popular.

Também tem um efeito considerável no peristaltismo intestinal. Trata-se de um processo importante que permite a adequada mobilização dos alimentos através do sistema digestivo, o que ajudará, sem dúvida, a perder os quilos a mais.

Mas lembre-se de que, para perder peso é necessário combinar uma dieta equilibrada com atividade física. No entanto, este processo pode ser acelerado um pouco graças à ajuda de certas ervas e plantas medicinais.

Que propriedades tem para o ajudar a perder peso?

Aqui, apresentamos as numerosas propriedades da malva, essas que ajudarão a perder peso e alcançar o objetivo que você definiu. Lembre-se de que nem todas essas propriedades foram apoiadas pela ciência.

Propriedades laxativas 

A malva funciona como um desintoxicante natural. É muito eficaz, especialmente naqueles que sofrem de constipação. Contém mucilagem, um tipo de fibra solúvel de natureza viscosa que relaxa, regula e melhora o trânsito intestinal, ao mesmo tempo que diminui o acúmulo de toxinas.

Isso ajudará você a ter um abdômen mais liso e um organismo em perfeitas condições. Recomenda-se beber cerca de três xícaras por dia de infusão de malva. Os efeitos laxantes foram evidenciados em um estudo publicado na Biomedicine & Pharmacotherapy.

Propriedades diuréticas 

Esta planta também atua como um diurético natural. Após o seu consumo aumenta a produção de urina, e nos permite eliminar o acúmulo de toxinas que são armazenadas diariamente no nosso organismo. Tudo isso facilita a devida depuração do nosso corpo.

Propriedades digestivas da bebida de malva

A planta da malva é um tônico digestivo que melhora a assimilação de proteínas, gorduras e carboidratos. Permite produzir mais sucos gástricos, a fim de metabolizar de maneira adequada os nutrientes fornecidos pelos alimentos que ingerimos diariamente.

Propriedades adstringentes 

Da mesma forma, a malva funciona como um adstringente natural. Portanto, ela consegue contrair os vasos sanguíneos, impedindo a inflamação dos tecidos. Graças à sua ingestão reduziremos o inchaço em algumas partes do corpo, especialmente no abdômen.

Essa planta ainda poderia ser usada para garantir uma melhor função renal, como indica um estudo publicado na Clinical and Experimental Pharmacology & Physiology.

Como preparar a bebida de malva? 

Como preparar a bebida de malva? 

Ingredientes 

  • 1 colher de chá de malva (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparação 

  • Adicione a colher de chá de folhas ou flores secas desta planta a uma xícara de água fervente.
  • Podemos beber a bebida da malva com o estômago vazio de manhã, ou meia hora antes de dormir. Também é recomendável tomá-la pelo menos três vezes ao dia.
  • Você pode fazer a infusão, deixar esfriar na geladeira por algumas horas e depois adicionar o suco de limão para transformá-la em uma bebida floral refrescante (perfeita para os meses mais quentes do ano).

Da mesma forma, também podemos usar a malva como parte dos ingredientes de nossas saladas. Ao consumi-la forneceremos ao organismo uma quantidade significativa de vitaminas, o que nos ajudará a permanecer saudáveis.

De qualquer forma, se você estiver interessado em incluir a bebida de malva em sua dieta, lembre-se de primeiro consultar um profissional. Isso garantirá que você dê ao seu corpo exatamente o que ele precisa.

Pode interessar a você...
Orégano, malva e tomilho: as plantas para combater a tosse seca
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Orégano, malva e tomilho: as plantas para combater a tosse seca

Certamente que você já teve alguma vez uma tosse seca que causa dor no peito e incômodo na garganta. Por este motivo, é importante combatê-la rapidamente.

 



  • Jabri MA., Wannes D., Hajji N., Sakly M., et al., Role of laxative and antioxidant properties of Malva sylvestris leaves in constipation treatment. Biomed Pharmacother, 2017. 89: 29-35.
  • Chen Y., Cai G., Sun X., Chen X., Treatment of chronic kidney disease using a traditional chinese medicine, flos abelmoschus manihot (Linnaeus) Medicus (Malvaceae). Clin Exp Pharmacol Physiol, 2016. 43 (2): 145-8.