Prepare uma bebida anti-inflamatória de açafrão e leite de amêndoas

· 2 de abril de 2017
Graças às propriedades de seus ingredientes, esta bebida anti-inflamatória ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Também podemos usá-la para obter uma dose extra de energia.

Os problemas inflamatórios que afetam a saúde são o resultado de um desequilíbrio causado por uma infecção ou tecido lesionado. E o que melhor para nos ajudar a controlá-los do que uma bebida anti-inflamatória?

Esta é uma resposta defensiva do organismo que geralmente se manifesta com:

  • Episódios de dor
  • Peso nas articulações
  • Uma ou outra limitação ao cumprir as tarefas diárias.

Muitas vezes tende a afetar as articulações, mas também tem um impacto negativo sobre a saúde muscular e sistema circulatório.

Na verdade, está provado que retenção de líquidos tem muito a ver com sua ocorrência em várias áreas do corpo.

Enquanto a maioria dos casos desaparece após alguns dias, algumas doenças podem provocá-la de forma recorrente ao ponto de comprometer a qualidade de vida.

Felizmente, existem métodos 100% naturais cuja composição ajuda a controlar os sintomas antes de mais complicações.

Assim, entre essas opções, temos uma bebida de açafrão e leite de amêndoas conhecida por seu valor nutricional e seu efeito anti-inflamatório potente.

Em seguida, falaremos do que se trata e como prepará-la em casa com alguns passos simples. Confira

Bebida anti-inflamatória de açafrão e leite de amêndoas

A bebida anti-inflamatória de açafrão e leite de amêndoas, também conhecida como “leite dourado, é um remédio antigo usado para controlar as doenças que afetam as articulações e músculos.

Assim, rica em substâncias ativas como a curcumina, proveniente do açafrão, ela tem propriedades antioxidantes, calmantes e diuréticas, todas estas necessárias para controlar os processos inflamatórios do corpo.

Além disso, também é uma fonte natural de vitaminas, minerais e fibras, ideais para melhorar a digestão, a circulação, e outros processos importantes com o objetivo de manter um perfeito funcionamento do organismo.

Veja também:  Café da manhã e jantar: 5 chaves efetivas e fáceis para perder peso

Benefícios da cúrcuma (açafrão)

curcuma

A cúrcuma é uma das raízes medicinais mais valorizadas no catálogo de soluções alternativas e naturais.

Desde centenas de anos atrás é usada por suas propriedades nutricionais que a tornam um potente antioxidante e anti-inflamatório.

Entretanto, embora seja mais conhecida por suas aplicações culinárias, também é um ingrediente ativo na preparação de centenas de remédios para muitas doenças.

Sua alta concentração de curcumina proporciona efeitos analgésicos que são benéficos para aliviar os sintomas de lesões musculares e artrite.

Além disso, é também muito eficiente no combate aos efeitos causados por radicais livres, pois atua inibindo a sua ação e evita danos celulares.

Entretanto, também é válido destacar seu teor de:

  • Proteínas
  • Fibra dietética
  • Vitaminas (A, B, C, E)
  • Minerais (cálcio, potássio, sódio, ferro, magnésio, zinco)

Benefícios do leite de amêndoas

leite-de-amendoas

O leite de amêndoas ganhou fama em todo o mundo como uma alternativa ao leite de vaca, livre de lactose.

É um leite vegetal de baixa caloria cuja composição é livre de conservantes, glúten e colesterol.

Além disso, fornece grandes quantidades de vitaminas, minerais e fibras, recomendados para proteger o coração, a saúde circulatória e a articular.

Seu consumo regular, por exemplo, reduz os níveis de colesterol, melhora o fluxo sanguíneo para as células, e ajuda a eliminar líquidos retidos evitando desequilíbrios inflamatórios.

Como preparar a bebida anti-inflamatória de açafrão e leite de amêndoas?

bebida-anti-inflamatoria

Esta deliciosa bebida anti-inflamatória não é apenas um remédio para a dor associada às doenças inflamatórias, é também um complemento para “recarregar” a energia de todo o corpo.

Contém carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis que ajudam a aumentar os gastos energéticos para uma melhor produtividade física e mental.

É também um excelente suporte para o sistema imunológico. Afinal,evita seu enfraquecimento diante do ataque de vários tipos de micro-organismos.

Recomendamos a leitura:  Você gosta das pipocas de milho? Descubra por que são saudáveis

Ingredientes

  • 3 xícaras de leite de amêndoas (600 ml)
  • 3 colheres de sopa de açafrão em pó (30 g)
  • Uma colher de chá de canela (5 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Modo de preparo

  • Primeiramente, prepare o leite de amêndoas, coe, e em seguida adicione a canela e o açafrão em pó.
  • Misture até obter uma bebida homogênea, adoce com um pouco de mel.
  • Por fim, sirva em um copo e beba pela manhã.
  • Opcionalmente, você pode repetir a dose no período da tarde.

Consuma sempre que apresentar sintomas de inflamação ou como um suplemento nutricional em sua dieta.

Por fim, ressaltamos que sua ingestão regular é um bom hábito para proteger o corpo contra o desenvolvimento de muitas doenças.

  • Marchi, J. P., Tedesco, L., da Cruz Melo, A., Frasson, A. C., França, V. F., Sato, S. W., & Wietzikoski, E. C. (2016). Curcuma longa L., o açafrão da terra, e seus benefícios medicinais. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 20(3).
  • GRASSO, E. D. C., AOYAMA, E. M., & FURLAN, M. R. (2017). AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA DE Curcuma longa L.(ZINGIBERACEAE). Revista Eletrônica Thesis, São Paulo, (28), 117-129.