Batons: 9 tipos e como usá-los

Os batons são produtos fixos na rotina de beleza feminina. Eles existem há décadas, mas, realmente sabemos como usá-los?
Batons: 9 tipos e como usá-los

Última atualização: 27 maio, 2022

Se existe uma rotina que caracteriza as mulheres, é a maquiagem. Seja simples ou extravagante, sem dúvida ela é capaz de marcar um antes e depois incrível. Nesse sentido, batons são produtos que não podem faltar no kit de beleza.

Todos pensam que aplicar este cosmético é muito simples; porém, existe uma técnica. Se você falhar, seus dentes podem ficar manchados ou, talvez, a duração da cor seja muito curta.

Por esses motivos, o ideal é que você saiba a forma correta de utilizá-los, assim como as variedades disponíveis no mercado. Este artigo foi feito para você, continue lendo!

Tipos de batons que existem

A diversidade de batons nas lojas de beleza é imensa. Por um lado isso é ótimo, pois assim temos diversas opções à disposição; mas, por outro, essa variedade se torna um desafio na hora de escolher.

Qual levar? Essa é a pergunta de um milhão de dólares, e a resposta não é tão difícil quanto parece. O segredo é aprender mais. Anote!

1. Lip tint

A textura é fina e muito fluida nessa variedade. Esses batons têm um resultado semelhante ao de uma tatuagem.

Por não ter de gordura em sua composição, o pigmento se instala nos lábios e dura mais tempo, até 8 horas. Esse recurso atrai a maioria das mulheres, que assim não precisam fazer retoques constantemente.

Eles são ótimos para conseguir o popular efeito de boca mordida. Se você quiser experimentar, é aconselhável colocar um pouco no meio do lábio e espalhar rapidamente. Por outro lado, se você é amante do brilho mas odeia que a cor desapareça em um piscar de olhos, a solução é aplicar o lip tint e depois o gloss.

Também pode te interessar: 7 conselhos para ter lábios maravilhosos

2. Batons matte

Também existem batons foscos que deixam um acabamento sedoso, macio e delicado. Os de qualidade superior não ficam ressecados, muito menos rachados. No entanto, uma das desvantagens é que esses produtos exigem retoques.

Para um look mais fresco e natural, basta uma camada; mas se você quiser um efeito mais glamoroso, duas camadas é o ideal. Você decide!

Variedade de batons.
Os batons estão presentes no mercado com diferentes nomes, e a escolha exige conhecimento.

3. Batons acetinados

Os acetinados estão na lista dos clássicos que não saem de moda. Sua textura é cremosa e sedosa, e o acabamento é luminoso. Esse tipo de batom costuma vir em cores intensas que com certeza vão destacar os seus lábios ao máximo.

Para tirar máximo proveito, os maquiadores profissionais sugerem retirar o excesso de batom da primeira camada com a ajuda de um guardanapo. Em seguida, passe a segunda para garantir a duração da cor.

4. Batons líquidos

Como os batons líquidos são feitos com uma alta concentração de pigmentos, eles fornecem cores intensas e de longa duração. Eles são comercializados com acabamentos metálicos ou matte. Ao utilizá-los, a técnica adequada é começar com uma camada fina e adicionar outra apenas no meio de cada lábio.

5. Batom gel

O principal atrativo deste tipo é que ele apresenta várias funções, pois pode ser usado não apenas nos lábios, mas também nas bochechas. Ele não é gorduroso, não escorre e tem longa duração. Quanto à textura, é ultraleve!

Este produto versátil pode ser usado como base para um batom acetinado. A razão é que, se a cor deste último for apagada, o lábio ficará pigmentado graças ao gel.

6. Batom bálsamo

Se você tem lábios rachados ou apenas gosta cuidar deles, os bálsamos são uma alternativa muito benéfica. Eles proporcionam nutrição e hidratação, além de um leve toque de cor que os deixará com um aspecto muito delicado.

O acabamento final é um acetinado natural. Devido a essas particularidades, eles são os mais utilizados para atingir o efeito boca mordida.

7. Bálsamo de volume

Este nome pode te parecer estranho. Talvez você nunca tenha ouvido falar desse tipo de batom.

Trata-se de um novo conceito, fabricado para reforçar a coloração natural ao mesmo tempo que aumenta o volume e faz com que os lábios pareçam mais carnudos. É ideal para mulheres com lábios muito finos.

8. Batons semitransparentes

Estes são distinguidos por serem translúcidos, criando uma camada leve com cor, que não é tão intensa mas possui muito brilho.

Em outras palavras, eles são uma espécie de meio termo entre bálsamos e batons acetinados. Uma das vantagens de tê-los no seu kit é que, dependendo de quantas vezes você aplicar, a tonalidade ficará mais ou menos forte.

Os batons semitransparentes podem se transformar em uma cor de base. Por exemplo, se a cor está acima de um vermelho paixão, você pode obter a tonalidade carmim.

9. Gloss

Talvez esse não seja o tipo que dura mais tempo, mas é inegável que ele é o protagonista do brilho. Você provavelmente já conhece a consistência gelatinosa e fácil de espalhar, embora o mercado tenha fórmulas que não são pegajosas. O segredo é usar um batom antes, esperar secar e, por fim, aplicar o gloss.

É interessante colocar um toque a mais apenas no centro dos lábios para dar um detalhe de luminosidade. Também é válido até aplicá-lo nos lábios sem maquiagem para realçar a cor natural.

Passos gerais para aplicar batons

Embora existam muitos tipos de batons, as etapas de aplicação a seguir são relativamente as mesmas sempre. Vamos a elas:

  1. Prepare o rosto: um bom limpador facial te ajudará nessa tarefa. O próximo passo é fechar os poros com um tônico. Muitas mulheres optam por usar esfoliantes labiais como parte da preparação.
  2. Cubra os lábios com corretivo ou base: tanto a base quanto o corretivo criam uma camada mais uniforme nos lábios, que facilita a aplicação do batom.
  3. Faça o delineado: escolha um tom natural de delineador ou igual ao dos seus lábios, para que eles fiquem bem definidos e pareçam mais finos ou grossos, de acordo com a sua necessidade.
  4. Aplique o seu batom preferido: o segredo dos maquiadores é usar um pincel para aplicar o batom. Se fizer isso também você verá como as bordas ficarão muito mais precisas, ao contrário de quando o batom é aplicado diretamente na boca.
  5. Retire os excessos: depois de finalizado o processo, o ponto principal é eliminar o excesso de batom. Use um guardanapo ou papel toalha descartável e dê um beijo. Dessa forma tão amorosa, você dirá adeus ao excesso.
Batom tipo bálsamo.
A aplicação de batons segue alguns passos comuns, que são válidas para qualquer variação.

Veja este artigo:  Por que os lábios ficam ressecados?

Liberte a sua criatividade ao usar batons!

É impossível ter todas as cores de batom, mas você tem a oportunidade de expandir a sua paleta, combinando as cores. Desta forma, você pode criar tons incríveis para destacar o seu rosto. Não se esqueça de manter os lábios hidratados!

Pode interessar a você...
Dicas de maquiagem para disfarçar manchas no rosto
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Dicas de maquiagem para disfarçar manchas no rosto

A maquiagem é a nossa melhor aliada para esconder as pequenas imperfeições e disfarçar as manchas no rosto. Saiba mais detalhes neste artigo.



  • Arias A. Desarrollo de labiales líquidos y brillos labiales. Chile: Universidad de Chile; 2005.
  • Salvatierra K, Villa C. Desarrollo de un lápiz labial del extracto del fruto de Vaccinium floribundum Kunth para uso cosmético. Perú: Universidad Nacional de Trujillo; 2019.
  • Menacho P, Prado A. Simi & Lips: Bálsamo natural hidratante para labios artesanal. Perú: Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas; 2019.