As propriedades da centella asiática no combate a celulite

· 9 de janeiro de 2015
Ao preparar este suco, tente deixar a casca da maçã, já que ela é rica em pectina, que previne o aumento do colesterol e mantém estáveis os níveis de glicose no sangue.

A centella asiática, conhecida também como Gotu Kola, é uma planta medicinal asiática que é usada tradicionalmente por suas propriedades rejuvenescedoras, espirituais e, como destacamos neste artigo, anticelulite.

Vamos explicar como essa planta nos ajuda a eliminar os líquidos, toxinas e gorduras que formam a celulite, além de outros benefícios para a saúde.

O que é a centella asiática?

A centella asiática é uma planta medicinal originária da Ásia, usada tanto na medicina ayurvédica da Índia, como pela medicina tradicional chinesa.

É reconhecida nestas culturas como Gotu Kola ou Brahmi, nomes que também são apresentados em alguns suplementos.

Também foram atribuídas propriedades espirituais a essa planta, por isso ela era e continua sendo usada por alguns para auxiliar na prática da meditação.

gotu-kola-centella-asiática-Napat-Chaichanasiri-500x333

Como auxilia no combate da celulite?

A centella asiática possui a propriedade de sintetizar o colágeno e as proteínas em ácido glicurônico. Protege, repara e reafirma a pele; é um remédio muito eficaz no combate à celulite e a outros problemas dermatológicos como rugas, cravos, estrias e eczemas.

A celulite consiste na formação de nódulos pelo acúmulo de gordura, líquidos e toxinas, causando elevações embaixo da pele em maior ou menor grau.

A centella asiática controla e impede o acúmulo dessas substâncias, penetra e age nos níveis mais profundos da pele, não apenas superficialmente.

Conheça: 6 exercícios anticelulite que pode fazer em casa

Essa erva ajuda a eliminar as substâncias que o corpo não necessita (radicais livres) que se acumulam em forma de celulite geralmente nas pernas, glúteos e braços.

Essas substâncias são levadas até a irrigação sanguínea para serem eliminadas naturalmente pelo organismo, por isso a centella asiática tem o poder de melhorar a circulação geral no organismo.

Quais outras propriedades têm a centella asiática?

  • Ajuda a tratar naturalmente outros problemas de pele como queimaduras, feridas, chagas e úlceras. É um excelente cicatrizante e renovador da pele, atua também de maneira excelente em pós-operatórios.
  • Fortalece cabelos e unhas.
  • Atua como tônico venoso, prevenindo a aparição de varizes, hemorroidas e flebites (inflamações e formações de coágulos nas veias superficiais).
  • Melhora a circulação linfática, promovendo a eliminação de substâncias tóxicas em nosso organismo.
  • Tem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de líquidos do corpo.
  • Combate a fadiga, fornecendo energia e vitalidade.
  • Reduz o estresse e a ansiedade, regulando o sistema nervoso.
  • Trata a insônia.
  • Aumenta a potência sexual.
  • Ajuda a dissolver quistos de gordura.
  • Previne o envelhecimento precoce, melhora a função cerebral e problemas como a falta de concentração ou memória.

Leia também: 5 plantas medicinais contra a fadiga crônica

Como usar?

A centella asiática pode ser usada de diferentes maneiras:

  • Chá: é a melhor maneira de tomar, com efeitos paulatinos, porém duradouros. Tome três xícaras pequenas por dia.
  • Em extrato ou tintura concentrada, líquida ou em comprimidos. O modo de usar recomendado pelo fabricante do produto deve ser seguido rigorosamente.
  • Topicamente: existem cremes e óleos com centella asiática que ajudam a completar o tratamento. Pode ser aplicado diariamente, uma ou duas vezes, fazendo massagens circulares com movimentos ascendentes nas áreas afetadas.

 Outras dicas

mulher-esporte-correr-praia-respositório-500x340

Em qualquer tratamento contra a celulite existem outras recomendações, além de remédios naturais ou massagens diárias. Veja o que mais pode ser feito para evitá-la:

  • Evitar alimentos que possam aumentar ainda mais as chances desenvolvê-la: açúcar branco, sal refinado, alimentos fritos, alimentos refinados (feitos com farinhas não integrais), fast food e bebidas alcoólicas.
  • Praticar atividades físicas de duas a três vezes por semana. As melhores atividades para estes fins é a caminhada e a natação.
  • Evitar tomar banho de água quente, optando pela água morna ou fria. A água fria melhora a circulação e o aspecto da pele.

Devemos ter em mente que pode existir uma predisposição genética para o aparecimento da celulite, mas isso não significa que não possa ser tratada de maneira natural. Nesse caso, o foco do tratamento deve estar mais voltado às mudança de hábitos.

  • Verdi, S., Younes, S., & Bertol, C. D. (2013). Avaliação da qualidade microbiológica de cápsulas e chás de plantas utilizadas na assistência ao tratamento da obesidade. Revista Brasileira de Plantas Medicinais. https://doi.org/10.1590/S1516-05722013000400004
  • FIGUEIREDO, S. M. ., & Mejia, D. P. . (2016). O uso da cosmetologia associada à massagem modeladora no tratamento da celulite. Amazônia de Saúde - Revista Científica Da Fametro.
  • Chippada, S. C., Volluri, S. S., Bammidi, S. R., & Vangalapati, M. (2011). In vitro anti inflammatory activity of methanolic extract of centella asiatica by HRBC membrane stabilisation. Rasayan Journal of Chemistry. https://doi.org/10.13005/bbra/867