Infusões para combater a celulite

17 de agosto de 2014

A celulite é um dos pesadelos mais desagradáveis para a maioria das mulheres. Este transtorno da circulação pode afetar as pessoas com sobrepeso e também aquelas que são magras.

O aspecto pouco estético que confere a pele não indica gravidade para a saúde, mas causa sim muito incômodo na hora de utilizar roupas que deixam as zonas afetadas descobertas, influenciando de modo negativo a autoestima de quem sofre com o problema.

Como dissemos anteriormente, a celulite é um problema circulatório e pode afetar qualquer pessoa do sexo feminino, e até mesmo masculino. E para entender um pouco mais a razão deste transtorno faremos uma breve revisão sobre as causas deste mal.

A celulite se produz principalmente devido a transtornos na circulação associados também com questões hormonais e genéticas. As mulheres contam com uma carga maior de hormônios, o que as tornam muito mais sensíveis a este tipo de alteração.

Grasas

Além das causas já mencionadas, outras razões seriam: o consumo de gorduras, falta de exercícios, ingestão de água deficiente, abuso no consumo de sal, refrigerantes, cigarro, estresse, utilização de pílulas anticoncepcionais, etc.

Então, os fatores mais importantes relacionados com a aparição da celulite seriam: os fatores hormonais, genéticos e os maus hábitos alimentares. No entanto, sobre os fatores genéticos não podemos interferir, porém podemos atuar sobre os demais.

Se você deseja lutar contra a celulite deverá começar primeiramente mudando sua alimentação. Da mesma maneira, você deve incluir a ingestão de água suficiente para limpar e hidratar o organismo. Lembre-se que este mal está estreitamente relacionado à acumulação de toxinas no corpo e também com a prisão de ventre.

A combinação de uma boa alimentação, exercícios, ingestão de água, mais a realização de tratamentos estéticos seriam de grande ajuda. Porém, um só método dificilmente produzirá resultados positivos e duradouros.

Existem, além disso, ervas que podem ser de grande ajuda como complemento na luta contra a celulite. Estas plantas por possuírem propriedades desintoxicantes, depurativas e diuréticas eliminarão as toxinas e os líquidos acumulados no corpo, conferindo um melhor aspecto para a pele. Preste atenção nas infusões que mencionaremos a seguir.

Hortelã

menta6

Conhecida pela sua eficácia em desintoxicar e limpar o organismo, além de ativar a circulação sanguínea. Você pode beber a infusão de algumas folhas secas ou frescas de hortelã para uma xícara de água.

Cavalinha

A cavalinha possui propriedades diuréticas e depurativas. Por isso é muito aconselhada no combate à celulite, além de beneficiar o organismo em geral. Você pode preparar a infusão de uma colher de planta seca em uma xícara de água. Beba depois das refeições.

Malva

A malva ajuda a melhorar a circulação das zonas afetadas pela celulite, melhorando seu aspecto. A planta torna o intercâmbio de líquidos em zonas de gordura efetivo, eliminando o excesso de lipídeos. Faça uma infusão de uma colher de flores e de folhas para uma xícara de água. Beba duas xícaras por dia.

Uso externo

Hedera

Utilizada somente por via externa, se você ingerir esta planta corre perigo de intoxicação. A hedera produz um aumento da circulação do sangue na zona aplicada. Para sua utilização em forma de cataplasma, cozinhe as folhas secas da planta, depois escorra a água e coloque em um pilão com a finalidade de formar uma pasta, em seguida, coloque a pasta em um pano de algodão e aplique na zona afetada sustentando com um lenço.

As infusões que foram mencionadas acima servirão como complemento na luta contra a celulite, não faça tratamentos longos nem abuse das doses. Caso você se encontre em tratamento médicos, gravidez ou está amamentando consulte primeiro um profissional antes de usar as infusões.

Recomendados para você