As propriedades da centella asiática no combate a celulite
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
A centella asiática, conhecida também como Gotu Kola, é uma planta medicinal asiática que é usada tradicionalmente por suas propriedades rejuvenescedoras, espirituais e, como destacamos neste artigo, anticelulite.
Vamos explicar como essa planta nos ajuda a eliminar os líquidos, toxinas e gorduras que formam a celulite, além de outros benefícios para a saúde.
O que é a centella asiática?
A centella asiática é uma planta medicinal originária da Ásia, usada tanto na medicina ayurvédica da Índia, como pela medicina tradicional chinesa.
É reconhecida nestas culturas como Gotu Kola ou Brahmi, nomes que também são apresentados em alguns suplementos.
Também foram atribuídas propriedades espirituais a essa planta, por isso ela era e continua sendo usada por alguns para auxiliar na prática da meditação.
Como auxilia no combate da celulite?
A centella asiática possui a propriedade de sintetizar o colágeno e as proteínas em ácido glicurônico. Protege, repara e reafirma a pele; é um remédio muito eficaz no combate à celulite e a outros problemas dermatológicos como rugas, cravos, estrias e eczemas.
A celulite consiste na formação de nódulos pelo acúmulo de gordura, líquidos e toxinas, causando elevações embaixo da pele em maior ou menor grau.
A centella asiática controla e impede o acúmulo dessas substâncias, penetra e age nos níveis mais profundos da pele, não apenas superficialmente.
Essa erva ajuda a eliminar as substâncias que o corpo não necessita (radicais livres) que se acumulam em forma de celulite geralmente nas pernas, glúteos e braços.
Essas substâncias são levadas até a irrigação sanguínea para serem eliminadas naturalmente pelo organismo, por isso a centella asiática tem o poder de melhorar a circulação geral no organismo.
Quais outras propriedades têm a centella asiática?
- Ajuda a tratar naturalmente outros problemas de pele como queimaduras, feridas, chagas e úlceras. É um excelente cicatrizante e renovador da pele, atua também de maneira excelente em pós-operatórios.
- Fortalece cabelos e unhas.
- Atua como tônico venoso, prevenindo a aparição de varizes, hemorroidas e flebites (inflamações e formações de coágulos nas veias superficiais).
- Melhora a circulação linfática, promovendo a eliminação de substâncias tóxicas em nosso organismo.
- Tem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de líquidos do corpo.
- Combate a fadiga, fornecendo energia e vitalidade.
- Reduz o estresse e a ansiedade, regulando o sistema nervoso.
- Trata a insônia.
- Aumenta a potência sexual.
- Ajuda a dissolver quistos de gordura.
- Previne o envelhecimento precoce, melhora a função cerebral e problemas como a falta de concentração ou memória.
Leia também: 5 plantas medicinais contra a fadiga crônica
Como usar?
A centella asiática pode ser usada de diferentes maneiras:
- Chá: é a melhor maneira de tomar, com efeitos paulatinos, porém duradouros. Tome três xícaras pequenas por dia.
- Em extrato ou tintura concentrada, líquida ou em comprimidos. O modo de usar recomendado pelo fabricante do produto deve ser seguido rigorosamente.
- Topicamente: existem cremes e óleos com centella asiática que ajudam a completar o tratamento. Pode ser aplicado diariamente, uma ou duas vezes, fazendo massagens circulares com movimentos ascendentes nas áreas afetadas.
Outras dicas
Em qualquer tratamento contra a celulite existem outras recomendações, além de remédios naturais ou massagens diárias. Veja o que mais pode ser feito para evitá-la:
- Evitar alimentos que possam aumentar ainda mais as chances desenvolvê-la: açúcar branco, sal refinado, alimentos fritos, alimentos refinados (feitos com farinhas não integrais), fast food e bebidas alcoólicas.
- Praticar atividades físicas de duas a três vezes por semana. As melhores atividades para estes fins é a caminhada e a natação.
- Evitar tomar banho de água quente, optando pela água morna ou fria. A água fria melhora a circulação e o aspecto da pele.
Devemos ter em mente que pode existir uma predisposição genética para o aparecimento da celulite, mas isso não significa que não possa ser tratada de maneira natural. Nesse caso, o foco do tratamento deve estar mais voltado às mudança de hábitos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Bylka, W., Znajdek-Awize??, P., Studzi??ska-Sroka, E., & Brzezi??ska, M. (2013). Centella asiatica in cosmetology. Postepy Dermatologii i Alergologii. https://doi.org/10.5114/pdia.2013.33378
-
Singh, S., Gautam, A., Sharma, A., & Batra, A. (2010). Centella asiatica (L.): A plant with immense medicinal potential but threatened. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2009.07.010
-
Bylka, W., Znajdek-Awizeń, P., Studzińska-Sroka, E., Dańczak-Pazdrowska, A., & Brzezińska, M. (2014). Centella asiatica in dermatology: An overview. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.5110
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.