Ideias para reciclar calças jeans velhas

· 29 de março de 2019
Devido ao material fino de seu tecido, as calças jeans velhas podem ser usadas em artesanatos interessantes para a casa. Descubra como reciclá-los para prolongar sua vida útil.

Há vários artesanatos interessantes para reciclar calças jeans velhas quando saem de moda ou deixam de nos servir. Ainda que tenhamos a opção de doar para alguém que as queira usar, também podemos seguir a tendência de trabalhar em novos projetos para aproveitar o tecido.

Então, você se anima em dar outra oportunidade a essas calças jeans que já não usa? Então não perca as ideias que compartilharemos a seguir. Apesar de requerer alguns materiais complementares e um pouco de tempo, os resultados vão te encantar. Mãos à obra!

Como reciclar calças jeans velhas com ideias simples

Os tecidos que se usam na fabricação de calças jeans são muito resistentes e podem durar muitas décadas. Porém, a maioria das pessoas deixa de usá-los em poucos anos, já que perdem sua cor original ou o modelo “passa de moda”.

Então, ao invés de tê-las acumuladas no guarda-roupa, seria bom prolongar sua vida útil com alguns projetos simples que podem ser úteis dentro de casa. No seguinte espaço queremos compartilhar 10 opções para que se anime em reciclar as calças jeans velhas.

1. Aventais

Ao reciclar calças jeans, pode fazer aventais

Para preparar uns bonitos aventais jeans só deve cortar as pernas de uma calça jeans que já não usa. Depois, abra o tecido com tesouras e corte-o de acordo com o desenho que quiser dar ao avental. Por último, costure as tiras de amarre e adicione complementos: botões, bolsos, bordados, etc.

2. Bolsas

Bolsas

Sem dúvidas, há muitos desenhos de bolsas para reciclar calças jeans velhas de forma criativa. De fato, muitos costumam ser um grande complemento para as roupas de uso regular. A única coisa que deve fazer é cortar o tecido com a forma que mais gostar e, depois, uni-la na máquina. Os detalhes acontecem por conta de sua criatividade.

3. Organizador de lápis

Estojo

Unindo vários bolsos de calças jeans sobre um tecido amplo você pode fazer um lindo organizador para os lápis de seus filhos. Este simples projeto não te tomará tanto tempo e te ajudará a colocar ordem nestes pequenos elementos que costumam ficar jogados por todas as partes.

Pode te interessar: 5 ideias para decorar o banheiro com material reciclado

4. Cama para o pet

Cama para cão

O que te parece se preenche uns jeans velhos para fazer uma cama para o seu pet? Ainda que pareça uma ideia louca, na realidade é bem interessante. Visto que o tecido é muito resistente, é ideal para fazer um lugar confortável para o descanso de seu cachorro ou gato.

5. Almofadas

Almofadas

Um dos artesanatos mais simples para reciclar calças jeans velhas são as almofadas para a cama ou os móveis. o tecido pode ser cortado de múltiplas maneiras ou pode-se unir vários pedaços de diferentes tons para dar um estilo mais interessante

6. Porta-moedas

Ao reciclar calças jeans, pode fazer carteiras

Os desenhos para fazer um porta-moedas com calças jeans podem variar de acordo com as preferências. Este projeto é tão simples e bonito que pode fazê-lo para dar um detalhe especial. Para prepará-lo pode usar tanto os bolsos do jeans quanto as demais partes do tecido.

Te recomendamos ler: Diferentes formas de usar suas roupas velhas

7. Suporte para pratos

Ao reciclar calças jeans, pode fazer manteis
Na hora de servir as refeições sempre é bom contar com suportes para prato que ajudem a proteger a mesa contra quedas de alimentos ou marcas. Neste caso propomos reciclar as calças jeans velhas de diferentes cores para obter um curioso suporte com porta-talheres.

8. Vasos

Ao reciclar calças jeans, pode fazer vasos

Ao invés de gastar em vasos caros para semear as plantas do jardim/quintal, opte por usar essas calças velhas que estão em seu armário. Apesar de poder usá-las em sua forma natural, também pode cortá-las com diferentes formas para variar seu tamanho.

9. Tapetes

Para reciclar calças jeans velhas e fazer delas uma almofada ou tapete, pode usar vários métodos. O mais simples de todos é abrir a parte das pernas e unir o tecido para lhe dar um bom tamanho. Outras opções são costurar vários retalhes de jeans ou usar trançados ou desfiados.

10. Cadernos

Ao reciclar calças jeans, pode fazer cadernos

Certamente, as calças jeans têm um estilo moderno e jovem que pode ser aproveitado para criar bonitos cadernos personalizados. A única coisa que terá que fazer é cortá-las do tamanho adequado e, em seguida, fixar o tecido com uma cola fina.

Então… você tem calças jeans velhas há muito tempo no armário? Deixe de acumulá-las. Agora que sabe como reciclá-las com facilidade e dá-las outras utilidades.

  • Roshan P. Denim: Manufacture, Finishing and Applications. 2015 Page 536. https://books.google.es/books?isbn=0857098497