Aprenda a cultivar cogumelos champignon em casa
Cultivar cogumelos champignon em casa é muito fácil. A melhor parte é que você pode comê-los uma vez, e sempre crescerá novamente. No entanto, é conveniente rever alguns aspectos preliminares.
Antes de tudo, lembre-se que os cogumelos champignon (Agaricus bisporus) são um tipo de fungo usado na cozinha. Na verdade, tanto o caule quanto o chapéu podem ser usados.
O fungo é um organismo que difere das plantas por não ter raiz, caule ou folhas. Não contém clorofila, e se alimentam da matéria orgânica do ambiente. No caso dos cogumelos champignon, este é um fungo comestível.
Por não terem sementes, os cogumelos champignon crescem dos esporos. Os esporos, quando encontram as condições corretas de umidade, germinam e produzem hifas, que se ramificam e formam uma massa chamada micélio.
Vantagens de cultivar cogumelos champignon em casa
- Você tem a satisfação de produzir sua própria comida em casa.
- É uma excelente oportunidade pedagógica, pois oferece aos pequenos a experiência de verem estes cogumelos champignon crescer, algo que não é possível ver em um ambiente não controlado.
- É uma produção muito eficaz, já que a partir de um único bulbo você pode obter uma safra inteira.
- A colheita de cogumelos champignon é muito fácil, por isso seu valor aumenta quando comparado aos comprados no supermercado ou lojas.
- Segurança de saber que o que você consome não foi processado, e é genuinamente natural.
Como cultivar cogumelos champignon em casa?
Para cultivar cogumelos champignon em casa é necessário ter um espaço para isso. Se tivermos um pátio com terra, podemos ter uma seção para cultivo.
Por outro lado, se moramos em um apartamento, é melhor optar por um pote alongado, e colocá-lo em um local escuro. Neste ponto, lembre-se de que os cogumelos champignon, devido à sua condição de fungo, não precisam de luz solar.
Agora, o cultivo de cogumelos champignon é mais fácil do que parece, e sua produção pode continuar até que o solo não encontre mais substrato.
Materiais
- Palha
- Água
- Compostagem
- Micélio em grãos (você também pode comprar os bulbos de cogumelos champignon já pré-cultivados).
- 1 caixa (de preferência feita de poliestireno, uma vez que não apodrece nem se decompõe, além de ajudar a conter a umidade e temperatura). Esta caixa vai precisar de uma tampa, então certifique-se de obtê-la.
Procedimento
Antes de começar, recomendamos ferver a palha. Isso deve ser feito para evitar que germine, e eliminar quaisquer vestígios de fungos que já contenha.
- Misture o composto com a palha uniformemente, enquanto umedece um pouco. Se preferir, você pode adicionar café, pois este pode nutrir o composto, e favorecer o crescimento e desenvolvimento dos cogumelos champignon.
- Coloque essa mistura na caixa. Tenha em mente que quanto mais substrato houver, maior será sua produção de cogumelos champignon, por isso adicione o máximo que puder.
- Espalhe o micélio em grãos uniformemente, e cubra-o com um dedo úmido. Regue com água.
- Cubra a caixa com uma tampa para evitar a entrada de luz. Você deve deixá-la coberta por um período de 5 a 8 dias. É importante que mantenha a caixa úmida durante esse tempo, até ver uma manta esbranquiçada no substrato. Isso significa que os micélios colonizaram o substrato.
- Agora, prepare outra cobertura para a caixa, que dê espaço para os cogumelos champignon crescerem. Faça um buraco central nesta tampa para deixar entrar um pouco de luz, mas sempre indiretamente. Cubra essa tampa com um filme transparente, para evitar a perda de umidade ou calor.
Para lembrar durante o procedimento
- É importante que você mantenha a umidade em 80%, mas sem excedê-la. Se você preferir, pode regar o interior da tampa em vez de jogar a água diretamente sobre os champignons. Quando esta água tiver evaporado, você saberá que é hora de regar novamente.
- Você receberá sua primeira safra em 20 dias (aproximadamente), quando os chapéus tiverem um diâmetro entre 5 e 8 cm.
- Separe-os do substrato quando as camadas sob o chapéu estiverem rosadas. Torça o corpo ligeiramente até que o chapéu se separe do substrato.
Você deve ter uma nova safra toda semana, se seguiu as etapas corretamente. Assim você pode desfrutar de seus próprios cogumelos champignon orgânicos, e preparar suas receitas favoritas.
Leia também: Risoto de quinoa com champignons, frango e alho-poró
Algumas recomendações para cultivar cogumelos champignon
Como você pode ver, o cultivo de cogumelos champignon é fácil, mas requer um pouco de paciência e dedicação. Tenha em mente as seguintes dicas ao preparar o seu:
- Certifique-se de que o espaço onde você coloca sua colheita tenha boa ventilação. Desta forma, evitará maus cheiros e outros desconfortos.
- Também, use um composto nutritivo, pois é onde os cogumelos champignon obtêm seus nutrientes para crescer.
- A temperatura ideal deve estar entre 22 e 27 °C. Uma temperatura superior a estas pode ser uma desvantagem. Se a temperatura exceder os 35 °C, os cogumelos param de crescer.
- Use um difusor para irrigar a cultura.
- Lave suas ferramentas antes e depois de usá-las, para evitar a contaminação do ambiente.
- Certamente, um lugar ideal para cultivar cogumelos champignon é um quarto escuro, ou até mesmo uma garagem.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.