Antabus: usos e efeitos

5 de setembro de 2019
Este medicamento produz uma reação aguda ao consumo de álcool, que é conhecido como o "efeito antabus".

O Antabus é um medicamento cujo princípio ativo é o dissulfiram. É usado para o tratamento do alcoolismo crônico.

Este medicamento produz uma reação aguda ao consumo de álcool, que é conhecido como o “efeito antabus”. A reação ocorre porque o dissulfiram bloqueia uma enzima que participa do metabolismo do álcool ingerido.

Quando o antabus é usado e que efeitos ele tem?

O Antabus é um medicamento cuja princípio ativo é o dissulfiram. É usado para o tratamento do alcoolismo crônico.

O dissulfiram, como dissemos, é usado no tratamento do alcoolismo crônico. Não deve ser administrado por pelo menos 12 horas após a ingestão de álcool, pois produz efeitos desagradáveis, mesmo quando pequenas quantidades de álcool são consumidas.

Os efeitos que produz incluem:

Quando o antabus é administrado os efeitos começam dentro de 10 minutos após o consumo de álcool, e podem durar até 1 hora ou mais.

Como deve ser tomado?

É apresentado em forma de comprimido para tomar por via oral. Deve ser tomado uma vez por dia e conforme indicação do médico. Você não deve tomar mais nem menos doses do que o indicado, nem por mais tempo do que o prescrito.

No caso de você ter dificuldade em tomar os comprimidos, eles podem ser esmagados e misturados com suco, água, café ou chá.

Você também pode estar interessado: O que acontece com seu corpo quando você deixa de ingerir açúcar e álcool durante um mês

E se eu esquecer de tomar uma dose, o que eu faço?

Se você esquecer de tomar uma dose, tente tomá-la assim que perceber. No entanto, se quando você lembrar já seja a hora de tomar a próxima dose, deve continuar com a dosagem regular. É importante que não tome uma dose dupla para compensar a que esqueceu.

Quais são as precauções especiais dos antabus?

Bebidas alcoólicas

Em primeiro lugar, antes de começar a tomar este medicamento é importante saber se você é alérgico ao seu princípio ativo.

Por outro lado, você deve informar o seu médico se estiver tomando outros medicamentos, pois eles podem conter álcool. Também é importante saber se é diabético, ou sofre de doenças relacionadas à tireoide, fígado e rim.

No caso das mulheres, é necessário saber se a paciente está grávida, tem planos de engravidar ou se está amamentando. Se engravidar enquanto estiver tomando este medicamento, deve consultar um médico rapidamente.

Além disso, se você pretende fazer alguma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, deve informar o especialista de que está em tratamento com dissulfiram.

Deve-se seguir alguma dieta especial?

Enquanto você estiver tomando antabus não pode beber nenhum tipo de bebida alcoólica, ou medicamentos que contenham álcool, por um período de 12 horas antes de tomar a primeira dose, e por várias semanas depois de ter parado de tomar o medicamento.

Também deve ter cuidado com o consumo de molhos, vinagres e todos os alimentos e pratos que podem conter álcool.

Quais os efeitos colaterais que tem?

Entre os efeitos colaterais deste medicamento estão o possível aparecimento de acne, dor de cabeça, sonolência, cansaço e impotência. Além disso, alguns pacientes podem experimentar um certo sabor metálico, ou semelhante ao de alho na boca.

No entanto, você deve consultar um médico se tiver algum destes sintomas:

  • Cansaço excessivo e fraqueza.
  • Perda de apetite.
  • Amarelamento da pele e dos olhos.
  • Coloração escura da urina.

Outras recomendações se você toma antabus

É aconselhável que sempre leve um cartão de identificação que indique que você está tomando este medicamento. Também é conveniente que apareça no cartão o nome do médico ou do centro onde você é tratado, para contato em caso de emergência.

Você deve evitar o contato ou respirar qualquer tipo de produto que contenha álcool, como gases de pintura, corantes, vernizes e lacas.

Além disso, tenha cuidado ao usar produtos que contenham álcool, como loção pós-barba e colônias. Esses produtos, em combinação com o dissulfiram, podem causar dor de cabeça, náusea, vermelhidão ou coceira local.

Finalmente, antes de usar um produto que contenha álcool na pele, faça um teste. Para fazer isso, aplique um pouco do produto em uma pequena área da pele por 1 a 2 horas. Após esse período, se não houver vermelhidão, acompanhada de coceira ou outros efeitos indesejados, você poderá usar o produto com segurança.

Leia também: Como saber se você tem um vício em bebidas alcoólicas

Conclusão

Em suma, o antabus não é uma cura para o alcoolismo, mas diminui a necessidade de beber. No entanto, é usado em conjunto com uma modificação de comportamento, psicoterapia e assessoramento para tentar fazer com que a pessoa afetada deixe de beber.

  • Moore, J. N. P. (1955). The treatment of alcoholism. Occupational Medicine. https://doi.org/10.1093/occmed/5.3.86

  • NEWMAN, H. W. (1950). Antabus and the metabolism of alcohol. California Medicine.

  • MORIARTY, J. D. (1950). The use of antabus in the therapy of alcoholic patients. California Medicine.