Logo image
Logo image

Aloe Pratensis: características e cuidados

4 minutos
Aloe Pratensis é uma planta bonita que você pode colocar tanto em ambientes internos quanto externos. Conheça algumas dicas para o seu cuidado.
Aloe Pratensis: características e cuidados
Última atualização: 10 outubro, 2022

Você sabia que existem vários tipos de babosa? De acordo com suas características, cada espécie pode ser utilizada para cuidados pessoais, na cozinha ou como remédio. Dizem que certas variedades ajudam a “atrair boa sorte”. Este é o caso do Aloe Pratensis; descubra como cuidar dele e quais são suas características mais marcantes.

Simples de cuidar, exótico na aparência e ideal para criar uma sensação de harmonia no lar. Todas essas características são reunidas pela planta sobre a qual falaremos hoje. O Aloe Pratensis é um tipo de suculenta nativa da África do Sul, famosa por sua resistência e pela crença de que ajuda a atrair abundância financeira.

Aloe Pratensis, quais são suas características?

O Aloe Pratensis tem folhas menores, mais grossas e mais numerosas do que outras babosas. Essas características permitem que ele sobreviva em altas e baixas temperaturas.

Agora, conforme detalhado em publicação no International Journal of Molecular Sciences, seu principal fitoquímico é a aloína (aloesina), substância conhecida por seu potencial anti-inflamatório, laxante e cicatrizante. No entanto, ao contrário da babosa comum, não costuma ser usada para fins medicinais, mas sim ornamental.

Some figure
O Aloe Pratensis é usado para decorar espaços interiores, jardins ou terraços. Suas folhas são mais grossas e resistentes.

Leia também: Como se livrar do mofo branco no solo das plantas

Como você pode cuidar de Aloe Pratensis?

Aloe Pratensis é uma planta popular para decorar a casa ou embelezar o jardim. Muitos a preferem por sua resistência, pois suas folhas grossas resistem a quase qualquer ambiente. Não requer muita rega e também não requer cuidados específicos. Para manter esta suculenta em ótimas condições, considere as dicas a seguir.

1. Sol

Esta planta é adequada para ambientes internos e externos, pois se adapta a qualquer quantidade de luz. Assim, você tem a opção de plantar no jardim, no terraço ou em vasos para a sala.

2. Rega moderada

Você deve deixar essa tarefa apenas para quando o solo estiver seco. Insira o dedo indicador até a metade; se você sentir o solo úmido, não é hora de regar.

3. Zero umidade

Cuidado com isso, essa planta tem dificuldade em se manter em boas condições em climas muito úmidos. Se você plantar no jardim, é melhor encontrar uma área onde possa ser protegido da chuva. Além disso, a pulverização em suas folhas deve ser evitada.

4. Um vaso de barro

A argila é um material poroso que ajuda a regular a temperatura na planta, mas a cerâmica também é aceitável. Você só precisa ter certeza de que o recipiente que você escolher tem furos de drenagem.

Alguns lugares onde você pode colocar sua planta Aloe Pratensis

Graças à sua aparência exótica, esta suculenta decora qualquer ambiente. No entanto, o feng shui recomenda colocá-la em locais com maior fluxo de energia. De acordo com esta filosofia, esta espécie tem a capacidade de afastar as más vibrações que chegam à casa. Somado a isso, equilibra a energia positiva e atrai boa sorte.

1. A cozinha

A cozinha é o espaço por excelência para localizar um Aloe Pratensis. Esse local, segundo o feng shui, potencializa seu efeito, já que a família costuma passar boa parte do tempo reunida ali.

2. A sala de jantar

A sala de jantar costuma ser o centro onde os familiares convergem para conversar sobre seus sonhos, momentos divertidos do dia e assuntos sérios, que podem envolver planos de vida ou de negócios e metas que exigem boas energias.

Embora não seja necessário colocar a planta na mesa, é uma boa opção colocá-la perto das cadeiras. Claro, é necessário verificar se a área possui entradas de luz e ar para favorecer o bom estado da planta.

3. O quarto

De acordo com a crença popular, Aloe Pratensis pode afastar pesadelos ou más vibrações do quarto. Essa suculenta está relacionada à boa sorte, então nunca é demais tê-la por perto.

4. A entrada da casa

Devido à sua capacidade de atrair abundância e harmonia, outra opção ideal para localizar o Aloe Pratensis é a entrada da casa. Acredita-se que neste local é possível evitar a passagem de más vibrações, além de acolher energias positivas.

Some figure
O feng shui sugere colocar o Aloe Pratensis em áreas como sala de jantar, quarto, sala de estar ou entrada de casa para afastar as más energias.

Veja: 7 plantas tropicais para decorar o interior da sua casa

Aloe Pratensis: uma planta contra as más energias

Além de seus usos ornamentais, o Aloe Pratensis tem sido usado como protetor do lar e aliado para atrair sorte e abundância. Se você gosta de implementar o feng shui em sua casa, é um bom complemento para decorar e embelezar diferentes espaços. O melhor? Não requer muitos cuidados.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Salehi B, Albayrak S, Antolak H, Kręgiel D, Pawlikowska E, Sharifi-Rad M, Uprety Y, Tsouh Fokou PV, Yousef Z, Amiruddin Zakaria Z, Varoni EM, Sharopov F, Martins N, Iriti M, Sharifi-Rad J. Aloe Genus Plants: From Farm to Food Applications and Phytopharmacotherapy. Int J Mol Sci. 2018 Sep 19;19(9):2843. doi: 10.3390/ijms19092843. PMID: 30235891; PMCID: PMC6163315.
  • National Center for Biotechnology Information (2022). PubChem Compound Summary for CID 160190, Aloesin. Retrieved July 27, 2022 from https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Aloesin.
  • Rossbach S. Feng shui explores relationship between design and health–ancient Chinese art of placement. Calif Hosp. 1991 Mar-Apr;5(2):29-31. PMID: 10109404.
  • Buckhardt. (2020). Feng Shui. In Chinese Creeds And Customs (pp. 346–350). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203041062-101

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.