Alimentos para o desenvolvimento ósseo de crianças

· 14 de novembro de 2018
Para favorecer o desenvolvimento dos ossos das crianças, além dos lácteos, é importante fornecer outros alimentos ricos em cálcio. Assim como outros nutrientes que ajudam a conseguir um esqueleto forte e saudável.

A alimentação é fundamental para o desenvolvimento ósseo das crianças. Por esta razão, devemos ser cuidados ao selecionar os alimentos que forneceremos a eles.

Se você quer que seu filho cresça saudável e forte, é fundamental que ele mantenha uma dieta saudável e equilibrada, rica em carboidratos e minerais.

O esqueleto humano adulto é composto por cerca de 206 ossos, sem contar os dentes. Durante a infância e adolescência, estes ossos crescem e se fortalecem. No entanto, para um desenvolvimento ósseo ótimo, é necessário manter uma nutrição adequada.

Quais são os alimentos importantes para o desenvolvimento ósseo de crianças?

O cálcio é fundamental para o bom desenvolvimento ósseo nas crianças. Desde os 6 meses e até os 18 anos de idade, é vital incluí-lo na dieta de seu filho.

Este micronutriente ajuda na formação dos ossos e dentes fortes, assim como na coagulação do sangue. Além disso, estimula o funcionamento do sistema nervoso e ativa enzimas que convertem o alimento em energia.

A quantidade de cálcio que a criança deve consumir equivale a cerca de 2 a 4 copos de leite diários. Se a criança for pequena, deve ser menos, mas à medida que vai crescendo, a quantidade deve aumentar também. Contudo, não é preciso que o cálcio seja consumido exclusivamente na forma de leite.

Existem outros alimentos ricos em cálcio, e que deveriam ser incluídos na dieta. A quantidade do mineral contido nestes alimentos varia dependendo do tamanho e da composição.

Não necessariamente deve-se consumir a quantidade diária recomendada (CDR). Se a média mensal de cálcio é a ideal, o desenvolvimento ósseo das crianças será o correto.

Médica observando o desenvolvimento ósseo da criança

1. O leite e seus derivados

O leite e seus derivados são excelentes opções para obter a quantidade de cálcio para o organismo. Além disso, contém outros elementos essenciais para o desenvolvimento dos ossos da criança. Por exemplo, o fósforo e o magnésio.

  • Uma criança alimentada com leite materno não precisa tomar leite nem derivados enquanto está sendo amamentada; tenha 6 meses ou 2 anos.
  • Por outro lado, os iogurtes têm muitas proteínas para um bebê. No entanto, devem ser adicionados à dieta da criança a partir dos 6 meses. O iogurte adequado é o natural, sem aditivos nem flavorizantes.

Você sabia? Como motivar seu filho a comer?

2. Verduras

Algumas verduras, como o espinafre, são excelentes fontes de cálcio. Estas são uma boa opção para aquelas pessoas que não gostam de produtos lácteos ou são intolerantes à lactose.

Uma xícara de espinafre contém 25% da quantidade diária recomendada de cálcio. Além disso, também traz fibras, ferro e vitamina A.

Outra das verduras que ajudam no desenvolvimento ósseo da criança é o brócolis. Seu alto teor de cálcio, magnésio, fósforo e vitamina K ajuda a prevenir doenças ósseas e manter os ossos saudáveis e fortes.

Assim como favorece a formação de colágeno e mantém saudáveis os tecidos do corpo. Tudo isso é principalmente importante para as crianças, já que se encontram em formação.

Leia este artigo: 6 benefícios do brócolis na nossa saúde

3. Ovos

Alimentos importantes para o desenvolvimento ósseo das crianças

O ovo é um alimento extremamente saudável e não pode faltar na dieta de seu filho. O ovo tem cerca de 60 gramas e fornece 6 gramas de proteínas. 

Assim como é rico em minerais (cálcio e fósforo). A maior porcentagem de micronutrientes se concentra na gema.

Adicionar ovos na alimentação da criança contribui para o desenvolvimento dos músculos e para a mineralização dos ossos. 

Nessa etapa, a criança se encontra no processo de crescimento e requer uma dieta balanceada.

4. Peixe

Existem diferentes tipos de peixes, mas todos trazem uma quantidade de nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento ósseo das crianças.

  • As sardinhas são ricas em vitamina e cálcio. É possível combiná-las com macarrão ou saladas, para variar o cardápio do seu filho.
  • Por outro lado, o salmão é uma excelente fonte de ômega 3. Bem como de vitamina D.
  • O atum enlatado também contém cerca de 39% da CDR de vitamina D para seu filho.

5. Frutos secos

Os frutos secos são os perfeitos substitutos dos lácteos. Contêm vitamina B, ferro, fósforo, potássio e selênio. Além disso, são bons para o desenvolvimento dos ossos da criança, já que contêm uma quantidade elevada de cálcio.

Além disso, seu teor de ácidos oleicos ajuda na circulação.

Conclusões

É extremamente importante prestar atenção a tudo que seu filho come. Estes alimentos serão os que nutrirão os ossos da criança e a ajudará a crescer saudável e forte.

Uma dieta balanceada é a base para uma criança sem problemas de saúde.

Meninas preparando pratos adequados para o desenvolvimento ósseo de crianças

Ensine-a desde pequena a comer todo tipo de vegetais, frutos secos e peixes. Você é o exemplo. Por isso, se quiser que seu filho coma brócolis, consuma-o com ele e explique por que é tão importante.