6 benefícios do brócolis para a saúde

14 de janeiro de 2019
No caso das grávidas o brócolis é especialmente benéfico devido ao seu teor de nutrientes. Além disso, por ser rico em fibras, ajuda a prevenir e aliviar a prisão de ventre.

Não é segredo que o ser humano depende, em grande parte, da criação dos pais. A cultura e os costumes, neste caso, alimentares, se devem a eles. Por tal razão, muitas pessoas não comem brócolis em sua idade adulta.

O que isso tem a ver? Alguns perguntarão. Este vegetal é um dos mais odiados pelas crianças, as quais, com o passar do tempo, não costumam ter muito apreço por ele.

No entanto, muitas pessoas mudam de opinião com o passar dos anos, ou tiveram a sorte de começar a consumir desde crianças o famoso brócolis.

De uma forma ou de outra, nada muda a infinidade de benefícios que este vegetal pode trazer ao organismo.

Por isso é fundamental incluí-lo na dieta para aproveitar todas as suas propriedades.

Sendo assim, para mudar um pouco este pensamento negativo sobre este alimento, vale a pena conhecer todas as vantagens que o brócolis nos proporciona.

1. Brócolis para prevenir o câncer

Brócolis é anticancerígeno

Uma das propriedades mais destacadas deste vegetal é a anticancerígena. Este benefício se deve à presença de componentes como o potássio, o zinco e as vitaminas A, C e E.

Por isso, incluir o brócolis na dieta aumenta as chances de impedir o aparecimento de câncer.

Entre os tipos de câncer que o brócolis ajuda a prevenir encontramos:

  • Útero
  • Próstata
  • Rins
  • Cólon
  • Fígado
  • Mama

Entretanto, para obter os maiores benefícios deste alimento, a indicação é que devemos consumi-lo cru.

Dessa maneira, ele é muito mais efetivo no sentido de prevenir a reação cancerígena das células.

2. Excelente antioxidante

O brócolis é reconhecido como um dos melhores antioxidantes naturais. Por isso, seu consumo regular se encarrega de favorecer o combate aos radicais livres.

De tal maneira, este alimento ajuda a manutenção dos órgãos e evita a sua deterioração precoce.

Sendo um pouco mais claros com relação à propriedade antioxidante, a tarefa do brócolis se concentra na síntese de oxigênio no organismo. Esta acontece graças à luteína, à vitamina E e ao betacaroteno.

Não deixe de ler também: Envelhecimento precoce: 3 sucos antioxidantes

3. Fortalece o sistema cardiovascular

O consumo de brócolis fortalece o sistema cardiovascular

Este alimento contribui de uma maneira benéfica para a saúde do coração e dos grupos arteriais mais importantes do organismo. Portanto, é importante incluí-lo com regularidade em nossa dieta.

A fibra é um dos componentes relevantes com relação ao fortalecimento do sistema cardiovascular, e o brócolis nos traz uma grande quantidade dela.

No momento de ingeri-lo, preparado no vapor, por exemplo, o brócolis ajuda a combater as placas formadas nas paredes internas das artérias. 

Por outro lado, as propriedades do brócolis se encarregam, também, de limpar todo tipo de rastro pertencente ao colesterol ruim (LDL).

4. Protege a visão

Além dos benefícios já comentados, o brócolis também traz grandes vantagens com relação à manutenção da visão.

Nutrientes como a vitamina A, o betacaroteno e a zeaxantina são os encarregados de contribuir para a saúde ocular.

Suas principais funções são:

  • A prevenção de cataratas.
  • A proteção contra raios ultravioletas (UV).
  • Evitar a degeneração macular.

Recomendamos a leitura: Deliciosa bebida multivitamínica para melhorar a visão e o metabolismo

5. Ideal para mulheres grávidas

O brócolis é ideal para mulheres grávidas

Quando uma mulher está grávida, deve cuidar de sua alimentação de forma rigorosa.

Mesmo que a dieta seja relevante para todos, esta situação é um pouco mais delicada.

A mulher grávida tem uma vida surgindo dentro de si, portanto, torna-se responsável com relação a diversos fatores, entre eles, a alimentação.

Assim, o brócolis desempenha um papel fundamental e deve ser a base da dieta de uma mulher em tal estado.

Entre os nutrientes que nos traz e que são benéficos para o feto destacam-se:

  • Vitaminas (ácido fólico)
  • Minerais (cálcio, fósforo)
  • Proteínas
  • Antioxidantes

6. Previne a prisão de ventre

Não há dúvidas de que um dos piores problemas existentes é a prisão de ventre. Porque ocasiona inflamação e a incapacidade de expulsar resíduos tóxicos do organismo.

Esta aparece no momento menos pensado e afeta tudo no organismo, já que, ao não eliminar os resíduos, pode provocar problemas digestivos. 

Com relação a este problema, o consumo de brócolis é muito útil, porque graças ao seu teor de fibras, combate a inflamação e ajuda a evacuar com mais facilidade.

Então, gostou das nossas dicas? Sendo assim, continue lendo os próximos artigos com mais informações para a sua saúde, beleza e bem-estar.

Latté, K. P., Appel, K. E., & Lampen, A. (2011). Health benefits and possible risks of broccoli – An overview. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2011.08.019

Li, Y., & Zhang, T. (2013). Targeting cancer stem cells with sulforaphane, a dietary component from broccoli and broccoli sprouts. Future Oncology. https://doi.org/10.2217/fon.13.108

Li, Y., Zhang, T., Korkaya, H., Liu, S., Lee, H. F., Newman, B., … Sun, D. (2010). Sulforaphane, a dietary component of broccoli/broccoli sprouts, inhibits breast cancer stem cells. Clinical Cancer Research. https://doi.org/10.1158/1078-0432.CCR-09-2937

Vasanthi, H., Mukherjee, S., & Das, D. (2009). Potential Health Benefits of Broccoli- A Chemico-Biological Overview. Mini-Reviews in Medicinal Chemistry. https://doi.org/10.2174/138955709788452685