5 alimentos ricos em proteínas para incluir na dieta

· 19 de julho de 2017
Mesmo que ao pensarmos em aumentar o consumo de proteínas em nossa dieta costumemos recorrer à carne vermelha, existem muitos outros alimentos que podem nos proporcionar quantidades consideráveis deste nutriente.

Escutar falar sobre proteínas é algo completamente normal, principalmente quando uma pessoa está acostumada a frequentar a academia, lugar no qual recomendam seu consumo para favorecer o desenvolvimento dos músculos. 

Para incluí-las em nossa dieta costumam recomendar a ingestão de alimentos como as carnes vermelhas.

O que são as proteínas?

Fontes de proteína animal

Para compreender um pouco mais sobre o tema, faz-se necessário saber o que são as proteínas e qual sua função no organismo.

Trata-se de uma série de moléculas formadas pelos aminoácidos, os quais se unem graças as ligações peptídicas.

Além disso, cada proteína contém em seu interior minerais como:

  • Nitrogênio
  • Oxigênio
  • Carbono
  • Hidrogênio
  • Fósforo (encontra-se na maior parte das proteínas, mas nem todas o contêm)

Sua presença no organismo explica a importância das mesmas, pois cada proteína se encontra imersa na maioria das células. 

Por isso, participam de forma ativa nos processos biológicos.

Função das proteínas

Ao se encontrarem envolvidas na maioria das atividades do organismo, as proteínas desempenham um papel fundamental no crescimento do mesmo.

Também ajudam no transporte de oxigênio por meio da corrente sanguínea.

As proteínas são componentes essenciais das enzimas, de alguns hormônios e inclusive dos anticorpos, encarregados de defender o organismo de qualquer agente estranho.

A alimentação e as proteínas

Com base no que foi dito anteriormente, estes poderosos nutrientes devem ser ingeridos de maneira frequente.

Assim, a alimentação é a principal maneira de fazê-lo. Para isso, recomenda-se adotar uma dieta balanceada e completamente saudável.

Por isso se faz necessário conhecer os alimentos mais ricos em proteínas para aumentar seu consumo. A seguir mostraremos os mais recomendados.

1. Agrião

O agrião contém proteínas

É um dos vegetais mais comuns no mundo. Seu cultivo é frequente na Ásia e Europa.

Hoje em dia é comercializado e cultivado em outros continentes, e isso o converte em uma opção muito simples para formar uma dieta saudável e balanceada.

Seu teor é de 1,6 g de proteínas para cada 10 g.

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2. Oleaginosas

Muitas pessoas costumam considerar as oleaginosas como alimentos deliciosos e, felizmente, não só se destacam por seu sabor.

Este tipo de produto alimentar traz uma infinidade de vantagens para o organismo.

Sem dúvidas alguma, grande parte disso se deve às proteínas, que estão presentes em certa porcentagem em cada uma delas.

Cada oleaginosa contém quantidades diversas de proteínas, contudo, em média, o teor é de 17 gramas para cada 100 gramas. Entre outros, recomenda-se o consumo de:

É importante levar em consideração que, para obter os benefícios máximos, é bom consumi-los crus. 

3. Alcachofra

Obter proteínas consumindo alcachofras

Este vegetal é bastante conhecido, não só por suas propriedades nutricionais, como também por sua grande riqueza quando se refere a proteínas.

Destaca-se por seus benefícios digestivos e, além disso, favorece a perda de peso e é saciante. Além disso, nos traz ao redor de 3,3 gramas de proteína para cada 100 gramas de porção comestível.

Concluindo, é uma das melhores alternativas para incluir na dieta.

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4. Brócoli

É hora de deixar de lado nossos preconceitos com relação ao sabor do brócoli; aquelas pessoas ensinadas a comer este vegetal não têm problema algum com seu consumo.

A ideia é livrar tal pensamento dos indivíduos ensinados a se alimentar de forma adequada, mas com pouca simpatia por este alimento.

O melhor argumento para consegui-lo é expondo a enorme quantidade proteica que contém.

Aproximadamente 11,1 gramas por cada 100 gramas deste vegetal. Muitos costumam equipará-lo com porções de carne vermelha.

5. Peixe

Peixes são fonte de proteínas

Não podia ficar fora desta lista um dos alimentos mais populares e saudáveis em todo o mundo.

O peixe não só traz ácidos graxos ômega 3como também contém quantidades consideráveis de proteínas.

Estima-se que com uma porção de uns 85 gramas obtemos 27 gramas de proteínas.