Melhore sua saúde arterial consumindo estes 9 alimentos

30 de junho de 2017
O azeite de oliva extravirgem é ideal para cuidar de nossa saúde arterial, já que nos ajuda a equilibrar o colesterol e minimiza o dano dos radicais livres.

A alimentação é um dos pilares mais importantes no que se refere aos cuidados para manter uma boa saúde arterial.

Infelizmente, hoje em dia, a indústria invadiu o mercado com uma ampla variedade de alimentos que, longe de serem saudáveis, levam ao desenvolvimento da obesidade e de problemas cardiovasculares.

O mais preocupante é que muitos não estão dando importância a esse hábito e, apesar das advertências, continuam baseando suas dietas em gorduras, açúcares e outras substâncias nocivas.

É essencial manter um plano de alimentação saudável e, como complemento, aumentar o consumo daqueles ingredientes que protegem as artérias.

Levando em conta que muitos desconhecem quais são, a seguir vamos recomendar os 9 melhores.

Aproveite!

1. Peixes gordurosos para favorecer a saúde arterial

Salmão para favorecer a saúde arterial

Os peixes gordurosos contêm ácidos graxos ômega 3 que, após serem assimilados, ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides que se acumulam nas artérias.

Essa gordura saudável promove o aumento do colesterol bom (HDL) e, ao mesmo tempo, remove os lipídios nocivos para o corpo.

Por outro lado, cabe destacar que oferecem quantidades interessantes de aminoácidos e minerais essenciais, ambos necessários para evitar a inflamação e as dificuldades circulatórias.

Consuma, pelo menos duas vezes por semana, variedades como:

  • Salmão
  • Atum
  • Sardinha
  • Cavala
  • Arenque
  • Truta

Ver também: 4 shakes para controlar seus níveis de colesterol

2. Azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem, aquele que não foi submetido a processos de refino, é uma das gorduras saudáveis que podem beneficiar a saúde arterial.

Seus ácidos graxos, além de seus antioxidantes, diminuem os efeitos negativos dos radicais livres e equilibram os níveis de colesterol e triglicérides.

3. Sementes de gergelim

Sementes de gergelim para favorecer a saúde arterial

As sementes de gergelim são cada vez mais populares, já que contêm nutrientes essenciais que beneficiam a saúde cardiovascular e o peso corporal.

Seus ácidos graxos essenciais diminuem os níveis de colesterol e, ao mesmo tempo, protegem o coração e diminuem dificuldades circulatórias.

Seu consumo regular controla o desejo exagerado por comida e previne o endurecimento arterial associado ao sobrepeso.

4. Tomates

O licopeno, um poderoso antioxidante que os tomates possuem, oferece interessantes benefícios para proteger a saúde arterial e cardiovascular.

Essa substância diminui a oxidação do colesterol nas paredes arteriais e controla a inflamação que leva ao desenvolvimento de problemas circulatórios.

5. Gengibre

Gengibre para favorecer a saúde arterial

O gengibre, especiaria conhecida por seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, pode contribuir para melhorar a saúde arterial frente a problemas como o colesterol alto e a hipertensão.

Seu principal ativo, o gingerol, restabelece a circulação e promove a eliminação dos lipídios que se aderem às paredes das artérias.

Pode ser aproveitado tanto em chás como em batidas, sopas e outras receitas.

Leia também: Como preparar água de gengibre para perder peso

6. Aveia

Conhecida em muitos lugares do mundo como “rainha dos cereais”, a aveia é uma grande aliada para limpar as artérias e prevenir a aterosclerose.

Suas fibras dietéticas melhoram a digestão, e, como se isso não bastasse, ajudam nos processos que metabolizam o colesterol e gorduras.

Ao incorporá-la na dieta, no mínimo três vezes por semana, as artérias se conservam limpas e elásticas.

7. Mirtilos

Mirtilos para favorecer a saúde arterial

Os mirtilos são pequenas frutas ricas em antioxidantes e fibras naturais que contribuem para limpar as artérias diante de casos de colesterol alto e endurecimento.

Graças a suas propriedades, desintoxicam o organismo e freiam a ação negativa dos radicais livres do ambiente.

Seu consumo regular previne o envelhecimento precoce e diminui o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

8. Oleaginosas

As oleaginosas contêm aminoácidos e gorduras saudáveis que podem ajudar a prevenir a obstrução arterial e outros problemas do sistema cardiovascular.

Ainda que se destaquem por sua capacidade de frear a sensação de fome diante de casos de ansiedade, também são uma grande ajuda para controlar o colesterol e o excesso de inflamação.

Seus ácidos graxos ômega 3 facilitam a limpeza dos lipídios e previnem transtornos como a hipertensão e a obesidade.

Desfrute de variedades como:

  • Avelãs
  • Amendoim
  • Pistache
  • Amêndoas
  • Nozes

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9. Morangos

Morangos para favorecer a saúde arterial

Os morangos são um alimento antioxidante, pobre em calorias, que oferece ao organismo um grande apoio para manter sua saúde cardiovascular.

Suas vitaminas e minerais melhoram a saúde arterial e diminuem o acúmulo de gorduras, como o colesterol ruim (LDL).

Isso, somado a seus efeitos anti-inflamatórios, mantém a boa circulação e promove a expulsão das toxinas presentes no sangue.

Pronta para melhorar sua alimentação? Se ainda não incluiu esses alimentos em sua dieta, adquira-os o quanto antes e aproveite todos os seus benefícios.

Leve em conta que os problemas arteriais podem ser silenciosos e, portanto, o melhor é preveni-los.

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