Alimentos para fortalecer o cabelo

6 de maio de 2019
Alguns alimentos como as nozes são ricos em zinco, o que contribui para a boa saúde do cabelo, entre outros benefícios para o corpo.

Uma dieta saudável e equilibrada nos ajudará a ter um cabelo saudável. Por esta razão, devemos incorporar à dieta alimentos que, além de saudáveis, ajudem a fortalecer o cabelo. Por exemplo, aqueles ricos em proteínas, em vitaminas B e gorduras de origem vegetal.

Nesse artigo revelaremos as características do cabelo, bem como os nutrientes essenciais para nutrir esta parte do nosso corpo. Continue lendo!

Características do cabelo

Cabelo bem cuidado

A composição do cabelo é distribuída da seguinte maneira:

  • 80% de queratina, sua proteína essencial.
  • 10-15% de água.
  • O resto são pigmentos, minerais e lipídios.

A camada externa do cabelo é a que envolve a parte interna do cabelo, que é o córtex. A condição da camada externa do cabelo é um indicador da sua saúde. 

Portanto, se a cutícula estiver intacta, forma uma superfície lisa que reflete a luz e o cabelo brilha. Pelo contrário, se a camada da cutícula estiver desorganizada e áspera, como consequência das descolorações sucessivas ou do uso do secador, o cabelo parecerá sem brilho e frágil.

Como dissemos, 80% da composição do cabelo é feito de queratina. Se restringirmos a ingestão de proteínas em nossa dieta, dificilmente poderemos formar queratina. Por sua vez, a falta de ferro também afeta o cabelo, tornando-o escasso e quebradiço.

Assim como existem alimentos para fortalecer o cabelo, existem outros alimentos que podem ser prejudiciais. Por exemplo: o café, refrigerantes e dietas ricas em carboidratos e gorduras com poucas proteínas.

Além de seguir uma boa dieta para fortalecer o cabelo, recomenda-se não fumar e dormir pelo menos oito horas por dia, além de ter sob controle o estresse e a ansiedade. Um alto nível de estresse causa uma maior vasoconstrição e, portanto, um menor suprimento de sangue no nível do couro cabeludo.

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5 alimentos para fortalecer o cabelo

Uma boa alimentação ajuda a prevenir a queda do cabelo

Para fortalecer o cabelo devemos incorporar uma série de nutrientes essenciais para essa finalidade. A seguir, nós falaremos sobre alguns dos alimentos que nos proporcionam essas propriedades nutricionais.

1. Salmão

Além de serem ricos em ômega 3, eles contêm vitaminas B e vitaminas solúveis em gordura, tais como a vitamina A e D. Também são fontes de vegetais de vitamina A o fígado e o azeite de oliva. A vitamina A tem uma função vital para a vida do cabelo, que consiste em lubrificar o folículo piloso e, portanto, ajuda a prevenir e reduzir a queda dos fios.

2. Nozes

As nozes, em geral, são ricas em ácidos graxos ômega 3. Por sua vez, as nozes também são uma fonte de vitamina B e ácido fólico, que ajuda a oxigenar o sangue dos folículos pilosos. Além disso, as nozes têm cobre, um mineral que ajuda a manter a cor natural do cabelo.

3. Legumes para fortalecer o cabelo

Alguns vegetais, como as berinjelas, aipo ou aspargos, são ricos em zinco. Este mineral é essencial para manter o cabelo em boas condições, pois intervém na formação do DNA. Além disso, ajuda a manter o equilíbrio hormonal e intervém em inúmeras reações enzimáticas.

Quando os níveis de zinco estão baixos, observamos perda de cabelo, retardo de crescimento, aparência de cabelos grisalhos e vários tipos de deficiências imunológicas.

4. Carne vermelha para fortalecer o cabelo

As proteínas da carne ajudam a  manter a saúde do cabelo

A carne vermelha e alguns vegetais como o espinafre são alimentos ricos em ferro. Estes são alimentos básicos para fortalecer o cabelo e para que ele cresça forte e saudável. Além disso, é essencial para a oxigenação do couro cabeludo e para a pigmentação dos fios.

O ferro é um mineral que intervém na renovação das células do sangue e facilita a chegada de oxigênio aos órgãos, músculos e cérebro. Uma deficiência desse mineral pode causar distúrbios múltiplos e variados em nossa saúde, nos quais a perda de cabelo está incluída.

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5. Frutas para fortalecer o cabelo

As frutas cítricas, como a laranja e o limão, e alguns legumes, como o espinafre ou o brócolis, são uma fonte de vitamina C. Esta vitamina ajuda a combater a perda de cabelo, porque ele estimula a produção de colágeno, que é essencial para o cabelo se manter saudável e forte.

Além disso, permite reparar as partes danificadas do cabelo, impedindo que o fio se rompa. Por sua vez, a vitamina C ajuda na absorção do ferro.