11 alimentos ideais durante a amamentação
Existem alimentos ideais durante a amamentação, fundamentais para prover ao seu bebê as vitaminas e nutrientes que ele precisa. Os especialistas recomendam manter a amamentação especialmente durante os primeiros seis meses.
O problema é que, para algumas mulheres, essa tarefa prazerosa poderia causar obstruções mamárias ou dor nos mamilos. É prudente se assessorar para evitar ou minimizar esses riscos e, também, receber instruções sobre uma dieta rica e balanceada que aumente a qualidade e os benefícios da amamentação.
Também é recomendado que a dieta durante esse período ajude a recuperar ou manter os níveis de vitamina D, fibras ou outros nutrientes que podem diminuir quando você amamenta.
Alimentos ideais durante a amamentação
Muitas mães temem que o leite não aumente na quantidade necessária para que seu filho fique satisfeito. Para isso existem alimentos que auxiliam na produção do leite materno. Veja alguns em seguida.
1. Beterraba e cenoura
Esses vegetais são uma fonte de carboidratos e betacaroteno saudáveis que promovem o aumento do potássio. Da mesma forma, as beterrabas e cenouras favorecem a produção de leite e são benéficas para o desenvolvimento do seu filho.
Enquanto muitas ignoram, o betacaroteno é um componente normal no leite materno. Portanto, consumir suplementos que o contenham pode aumentar sua concentração durante o período de amamentação.
Da mesma forma, ambos os vegetais aumentam o nível de energia na mãe e diminuem sua tendência à fadiga. Em geral, seus nutrientes são ideais para promover o bem-estar físico e mental.
2. Aveia é um dos alimentos ideais durante a amamentação
É um café da manhã ideal, pois fornece quantidades significativas de ferro. Ajuda a baixar o colesterol e promove a produção de leite materno. Pode ser acompanhada com iogurte ou leite.
Descubra ademais: 8 benefícios da amamentação para a mãe e o bebê
3. Frutos secos
Recomenda-se comer frutos secos durante a amamentação devido ao seu alto teor de antioxidantes e nutrientes, o que os torna o complemento ideal. Além disso, eles servem para proporcionar uma sensação de saciedade, então você não terá que sucumbir à ansiedade de comer e poderá manter seu peso ideal.
4. Gengibre
A infusão dessa raiz nos proporciona efeitos relaxantes. Além disso, o gengibre também pode ser usado ralado em inúmeras receitas que vão agradar o seu paladar.
5. Canela
Este tempero tem sido usado há décadas. Você pode adicionar uma colher de chá (5 g) em um copo de leite (200 ml) e adoçar com um pouco de mel. Seus resultados são surpreendentes.
6. Cominho
Sementes de cominho também melhoram a digestão da mãe e da criança. Elas ajudam com a prisão de ventre e fornecem alívio especial para a azia. Também são favoráveis para aliviar os efeitos da distensão abdominal.
7. Erva-doce na amamentação
Outra planta que ajuda a digestão correta da mãe e do pequeno. Atua como um protetor de estômago para prevenir cólicas no bebê.
8. Ovos também são alimentos ideais durante a amamentação
Se eles não foram contraindicados pelo médico, o consumo de três ou quatro ovos por semana nos dá proteína de alta qualidade. Por isso, é o complemento ideal para uma dieta equilibrada.
9. Carnes
De preferência, recomenda-se comer carnes magras durante a amamentação. Assim, o consumo de proteína animal é garantido sem os efeitos nocivos da gordura que algumas poderiam conter.
10. Leite
Os produtos lácteos são essenciais para a mineralização óssea da criança. Por isso, é apropriado ingerir quatro porções de leite por dia. De preferência, recomenda-se optar pelos com baixo teor de gordura.
Leia também este artigo: Qual é a dieta indicada para a amamentação?
11. Frutas e legumes são alimentos ideais durante a amamentação
Frutas e legumes devem estar presentes na dieta da mulher antes da gravidez. No entanto, nunca é tarde demais para começar ou aumentar seu consumo.
Esses alimentos fornecem uma série de vitaminas, nutrientes e fibras que a mulher e seu bebê necessitam no momento da amamentação.
Embora tenhamos falado aqui dos alimentos mais benéficos para aumentar a produção de leite e aqueles que fornecem uma ampla variedade de nutrientes, outros não devem ser descartados.
Este é o caso de alimentos de origem vegetal como por exemplo cereais, de preferência grãos integrais, e leguminosas que, com seu teor de proteínas e baixos níveis de gordura, fazem parte de uma dieta saudável e equilibrada.
Quando você amamenta, geralmente sente muita fome, pois seu corpo trabalha para produzir leite de qualidade que alimenta seu bebê. Portanto, recomenda-se comer quantidades menores, mas com maior frequência durante a amamentação. Isso ajudará a aliviar a ansiedade por comida e manter os níveis de energia adequados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- WHO staff. (n.d.). 10 datos sobre la lactancia materna. Organización Mundial de la Salud. https://www.who.int/features/factfiles/breastfeeding/es/
- Gómeza, E. S. A., Mojicaa, C. D. A., Pablo, J., Muñoza, C., Bonillab, E. F., & Gálveza, N. P. ¿ Alimentación adecuada? Leche materna frente a fórmulas infantiles. Semilleros Med Revista, 13, 65. https://umng.edu.co/documents/20127/432008/Semilleros+13-1.pdf/59407a8b-bc67-c222-7c03-761508ebbf09?t=1591709115309#page=65
- Díaz Caballero, C., & Rodríguez Pérez, N. (2016). Efecto del consumo de avena (Avena sativa) sobre el nivel de colesterol total y triglicéridos en suero de personas adultas del AAHH Nueva Alianza-Chaclacayo, 2015. https://repositorio.upeu.edu.pe/bitstream/handle/UPEU/433/Cinthia_Tesis_bachiller_2016.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- López León, R., & Ureña Solís, J. (2012). Propiedades antioxidantes de los frutos secos y la disminución del colesterol total y LDL-colesterol. Revista costarricense de salud pública, 21(2), 87-91. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-14292012000200008&script=sci_arttext
- Milan, K. M., Dholakia, H., Tiku, P. K., & Vishveshwaraiah, P. (2008). Enhancement of digestive enzymatic activity by cumin (Cuminum cyminum L.) and role of spent cumin as a bionutrient. Food chemistry, 110(3), 678-683. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0308814608002483