11 alimentos ideais durante a amamentação

28 de agosto de 2019
A amamentação materna é imprescindível para o desenvolvimento correto do bebê. Também é importante para proteger seu filho de doenças. Por essas razões, você deve vigiar o que consome durante este período.

Existem alimentos ideais durante a amamentação, fundamentais para prover ao seu bebê as vitaminas e nutrientes que ele precisa. Os especialistas recomendam manter a amamentação especialmente durante os primeiros seis meses.

O problema é que, para algumas mulheres, essa tarefa prazerosa poderia causar obstruções mamárias ou dor nos mamilos. É prudente se assessorar para evitar ou minimizar esses riscos e, também, receber instruções sobre uma dieta rica e balanceada que aumente a qualidade e os benefícios da amamentação.

Também é recomendado que a dieta durante esse período ajude a recuperar ou manter os níveis de vitamina D, fibras ou outros nutrientes que podem diminuir quando você amamenta.

Alimentos ideais durante a amamentação

Mulher se alimentando bem durante o período de amamentação

Muitas mães temem que o leite não aumente na quantidade necessária para que seu filho fique satisfeito. Para isso existem alimentos que auxiliam na produção do leite materno. Veja alguns em seguida.

1. Beterraba e cenoura

Esses vegetais são uma fonte de carboidratos e betacaroteno saudáveis ​​que promovem o aumento do potássio. Da mesma forma, as beterrabas e cenouras favorecem a produção de leite e são benéficas para o desenvolvimento do seu filho.

Enquanto muitas ignoram, o betacaroteno é um componente normal no leite materno. Portanto, consumir suplementos que o contenham pode aumentar sua concentração durante o período de amamentação.

Da mesma forma, ambos os vegetais aumentam o nível de energia na mãe e diminuem sua tendência à fadiga. Em geral, seus nutrientes são ideais para promover o bem-estar físico e mental.

2. Aveia é um dos alimentos ideais durante a amamentação

É um café da manhã ideal, pois fornece quantidades significativas de ferro. Ajuda a baixar o colesterol e promove a produção de leite materno. Pode ser acompanhada com iogurte ou leite.

Descubra ademais: 8 benefícios da amamentação para a mãe e o bebê

3. Frutos secos

Recomenda-se comer frutos secos durante a amamentação devido ao seu alto teor de antioxidantes e nutrientes, o que os torna o complemento ideal. Além disso, eles servem para proporcionar uma sensação de saciedade, então você não terá que sucumbir à ansiedade de comer e poderá manter seu peso ideal.

4. Gengibre

A infusão dessa raiz nos proporciona efeitos relaxantes. Além disso, o gengibre também pode ser usado ralado em inúmeras receitas que vão agradar o seu paladar.

5. Canela

Este tempero tem sido usado há décadas. Você pode adicionar uma colher de chá (5 g) em um copo de leite (200 ml) e adoçar com um pouco de mel. Seus resultados são surpreendentes.

6. Cominho

Sementes de cominho também melhoram a digestão da mãe e da criança. Elas ajudam com a prisão de ventre e fornecem alívio especial para a azia. Também são favoráveis ​​para aliviar os efeitos da distensão abdominal.

7. Erva-doce na amamentação

Outra planta que ajuda a digestão correta da mãe e do pequeno. Atua como um protetor de estômago para prevenir cólicas no bebê.

8. Ovos também são alimentos ideais durante a amamentação

É bom consumir ovos durante a amamentação

Se eles não foram contraindicados pelo médico, o consumo de três ou quatro ovos por semana nos dá proteína de alta qualidade. Por isso, é o complemento ideal para uma dieta equilibrada.

9. Carnes

De preferência, recomenda-se comer carnes magras durante a amamentação. Assim, o consumo de proteína animal é garantido sem os efeitos nocivos da gordura que algumas poderiam conter.

10. Leite

Os produtos lácteos são essenciais para a mineralização óssea da criança. Por isso, é apropriado ingerir quatro porções de leite por dia. De preferência, recomenda-se optar pelos com baixo teor de gordura.

Leia também este artigo: Qual é a dieta indicada para a amamentação?

11. Frutas e legumes são alimentos ideais durante a amamentação

Frutas e legumes devem estar presentes na dieta da mulher antes da gravidez. No entanto, nunca é tarde demais para começar ou aumentar seu consumo.

Esses alimentos fornecem uma série de vitaminas, nutrientes e fibras que a mulher e seu bebê necessitam no momento da amamentação.

Embora tenhamos falado aqui dos alimentos mais benéficos para aumentar a produção de leite e aqueles que fornecem uma ampla variedade de nutrientes, outros não devem ser descartados.

Este é o caso de alimentos de origem vegetal como por exemplo cereais, de preferência grãos integrais, e leguminosas que, com seu teor de proteínas e baixos níveis de gordura, fazem parte de uma dieta saudável e equilibrada.

Quando você amamenta, geralmente sente muita fome, pois seu corpo trabalha para produzir leite de qualidade que alimenta seu bebê. Portanto, recomenda-se comer quantidades menores, mas com maior frequência durante a amamentação. Isso ajudará a aliviar a ansiedade por comida e manter os níveis de energia adequados.