Alimentos gordurosos atacam as defesas do corpo

A falta de alimentos saudáveis em uma dieta balanceada pode enfraquecer o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de diversas condições, por isso é aconselhável reduzir a ingestão de alimentos gordurosos
Alimentos gordurosos atacam as defesas do corpo

Última atualização: 18 março, 2022

Alimentos gordurosos podem afetar nosso corpo? A realidade é que o alto consumo de alimentos ricos em gordura pode causar uma fraqueza do sistema imunológico.

O sistema imunológico do nosso corpo é fortalecido pelos alimentos. Portanto, se a comida que comemos não é apropriada, nossas defesas podem ser enfraquecidas.

Lembre-se de que alimentos gordurosos podem trazer problemas de saúde para nossas vidas. Entre eles, pode fazer com que ganhemos peso, causando obesidade e diabetes.

Além disso, sua ingestão pode diminuir as defesas do corpo, permitindo que milhares de infecções existentes entrem em nosso corpo. A seguir, veremos algumas evidências que apóiam essas afirmações.

Pesquisa recente

Tipos de gorduras.

Um estudo com 59.000 participantes que seguiram uma variedade de dietas por um longo período de tempo produziu os seguintes resultados:

  • Há uma pequena, mas potencial redução do risco cardiovascular devido à redução da ingestão de gordura saturada.
  • A substituição das gorduras saturadas por poli-insaturadas parece ser uma boa estratégia para atingir essa redução.

Outra pesquisa estudou a relação entre a gordura saturada e o aumento do risco de colesterol “ruim”, acidentes cardiovasculares e diabetes. Os resultados não foram conclusivos:

  • Não foi possível estabelecer uma relação causal entre o consumo de gordura saturada e o aumento de problemas cardíacos, acidentes cardiovasculares ou o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Apesar da falta de evidências irrefutáveis sobre os efeitos das gorduras saturadas no organismo (lembre-se que as pesquisas não foram conclusivas), os nutricionistas recomendam o consumo de alimentos gordurosos de forma moderada, ao contrário, do consumo de gorduras trans, pois elas geram maiores riscos para a saúde.

Hábitos e recomendações

Benefícios-do-azeite-3

Para levar uma vida saudável, você pode seguir as seguintes chaves, que o ajudarão a se sentir melhor em muitos aspectos de sua vida diária:

Não permita que as defesas do seu corpo enfraqueçam por não saber se alimentar bem, ou simplesmente pelo simples fato de se deixar levar pelo desejo de consumir alimentos gordurosos.

Embora o sabor dos alimentos gordurosos possa ser delicioso, não é a melhor escolha. Lembre-se: você pode comer tudo na quantidade certa; Nesse sentido, consultar um nutricionista para montar um plano personalizado é uma excelente alternativa. Escolha pratos saudáveis à base de vegetais, frutas e gorduras saudáveis em vez de bolos e gorduras saturadas.

This might interest you...
Como preparar um cuscuz vegetariano?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como preparar um cuscuz vegetariano?

O cuscuz vegetariano é simples de preparar e fornece uma quantidade significativa de compostos antioxidantes que são benéficos para a saúde.