Quais são os alimentos com o maior percentual de vitaminas?
Na busca eterna pela saúde através da nutrição, é importante analisar quais são as alternativas de alimentos com o maior percentual de vitaminas.
Existem muitos multivitamínicos comerciais, mas exceto em casos especiais, a melhor fonte para satisfazer os requisitos diários são os alimentos.
A importância das vitaminas
As vitaminas são substâncias inorgânicas sem aporte calórico, que se comportam como coenzimas nos processos químicos corporais. São indispensáveis para funções vitais e para o funcionamento correto de muitos órgãos.
O corpo, naturalmente, sintetiza algumas das vitaminas necessárias para a saúde. Como isso não é suficiente, o resto da contribuição necessária deve ser consumida através dos alimentos.
Embora todos contenham vitaminas, nenhum alimento contém todas elas, e geralmente são mais ricos em umas do que em outras.
Existem 13 tipos de vitaminas: A, complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9, B12), C, D, E e K. Os requisitos diários de uma pessoa dependem da idade, gênero e condição.
Avitaminose, hipervitaminose e hipovitaminose são os nomes conhecidos para os desequilíbrios vitamínicos no organismo.
Algumas observações sobre o consumo de vitaminas
Está na moda consumir vitaminas, minerais e outros suplementos dietéticos. Isso se deve, em parte, ao zelo excessivo por manter a beleza e a juventude além dos limites.
- A verdade é que uma ingestão excessiva de vitaminas não leva a esse objetivo e, pelo contrário, tem efeitos muito nocivos.
- Por exemplo, a vitamina C, quando consumida em excesso, pode diminuir o cobre no organismo, provocando problemas no estômago e cálculos renais.
Quais são os alimentos com o maior percentual de vitaminas?
Vitamina A
É considerado um excelente antioxidante e protetor da saúde ocular.
- O fígado e seus similares são aqueles que contêm a maior porcentagem de vitamina A, seguidos pela cenoura, nabo e espinafre.
- A enguia, a manteiga e o creme de leite também apresentam boas quantidades.
Vitaminas do complexo B
As vitaminas do grupo B estimulam o metabolismo celular e processam os carboidratos para transformá-los em energia.
- As carnes de todos os tipos (incluindo as vísceras) e os laticínios contêm a maior porcentagem de vitaminas deste complexo.
- Eles são seguidos pelas leguminosas, cereais e oleaginosas.
- Para os veganos, devemos lembrar que os vegetais não possuem vitamina B12, por isso é recomendável consumir outros tipos de suplementos: este é o caso da levedura de cerveja e do gérmen de trigo.
Vitamina C
A mais popular das vitaminas é um excelente antioxidante que promove a produção de colágeno, a cicatrização e os processos respiratórios, entre muitos outros benefícios.
- O grupo de alimentos que mais fornece esta vitamina são as frutas e vegetais: destacam-se o kiwi, a groselha e as frutas cítricas.
- Também está presente no pimentão, brócolis, repolho e espinafre.
- Seguem-se alimentos de origem animal, como leite e fígado.
Vitamina D
A “vitamina do sol”, como também é conhecida, é importante por participar da manutenção do sistema ósseo, facilitando a absorção de cálcio.
A melhor maneira de obtê-la é tomando banhos de sol, já que o corpo o processa e a produz dessa maneira.
Quanto aos alimentos:
- Está presente em peixes, principalmente peixes azuis (salmão, sardinha, atum, etc.) e seus óleos. O óleo de fígado de bacalhau é o que tem a maior quantidade.
- No mercado há muitos elementos aos quais a vitamina D foi adicionada, como é o caso do leite e dos cereais.
Vitamina E
Sabe-se que favorece os processos de reprodução sexual. É um antioxidante, fortalece a saúde muscular, contribui para o uso adequado da vitamina K e protege a vitamina A.
- Peixes gordurosos, frutos do mar e ovos têm boa quantidade dessa vitamina.
- Os vegetais de folhas verdes são os mais ricos em vitamina E, bem como os óleos vegetais de primeira pressão a frio (especialmente o gérmen de trigo).
- Também é encontrada em algumas oleaginosas, como amêndoas, avelãs e sementes de girassol.
Vitamina K
Caracteriza-se como anti-hemorrágica, favorecendo a coagulação do sangue. O corpo assimila a vitamina K a nível intestinal, participa na síntese óssea e previne problemas cardíacos.
- Encontra-se principalmente em vegetais, como couve, espinafre, nabo, salsa e acelga.
- Em quantidades menores, é encontrada no fígado, peixe, carne bovina, ovos e cereais.
Saber quais são os alimentos com o maior percentual de vitaminas nos permite corrigir as deficiências que podem estar causando desequilíbrios em nossa saúde. Cuide do seu organismo!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.