3 remédios caseiros com alho para diminuir o colesterol

12 Julho, 2020
Devido ao seu alto teor de antioxidantes, o alho é um dos melhores aliados para lidar com o colesterol alto. Compartilhamos 3 bons remédios para aproveitar as suas propriedades.

Você já se perguntou se é possível diminuir o colesterol com alho? Você já deve ter ouvido falar das grandes virtudes medicinais deste alimento, especialmente para a nossa saúde cardiovascular.

Neste artigo, explicamos por que podemos diminuir o colesterol com alho, desde que mantenhamos um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada. Os estudos demonstram a sua eficácia para que possamos alcançar nosso objetivo de maneira natural.

É possível diminuir o colesterol com alho?

O alho é consumido há séculos como um alimento medicinal. Inúmeros estudos confirmaram seus efeitos positivos no tratamento de problemas digestivos e circulatórios, tosse, parasitas intestinais, pneumonia, entre outros.

Além disso, este alimento ajuda a melhorar a saúde cardiovascular. Pode ajudar a reduzir o colesterol, a pressão sanguínea e a agregação plaquetária, por exemplo. No entanto, é essencial que seu consumo seja acompanhado de uma dieta saudável e da prática regular de exercícios físicos.

1. Mastigue um dente de alho

Propriedades do alho
O alho é um dos suplementos naturais mais usados para combater o colesterol alto. Suas propriedades foram confirmadas por várias pesquisas.

O primeiro desses remédios é o mais simples dos 3 para diminuir o colesterol com alho. No entanto, há uma recomendação importante: devemos consumir o alho cru.

Muitas pessoas preferem engolir o dente ou partes dele para evitar seu sabor e odor. No entanto, este estudo mostra que isso pode reduzir sua eficácia em comparação com o consumo mastigado ou triturado.

Ingredientes

  • 1 dente de alho cru por dia (1 g)

Como consumir este remédio de alho para diminuir o colesterol?

  • Todos os dias, você deve consumir um dente de alho cru, mastigado ou esmagado.
  • Se for difícil mastigá-lo, você pode batê-lo ou esmagá-lo junto com a comida, mas sempre sem cozinhá-lo.
  • Você pode aliviar seu sabor mastigando sementes de anis ou folhas de salsinha depois de ingeri-lo.

Leia também: Descubra quais são os níveis adequados de colesterol

2. Alho e suco de limão

Este estudo mostra os benefícios para a saúde cardiovascular de ingerir a combinação de alho e suco de limão. Foi realizado por pessoas entre 30 e 60 anos com hiperlipidemia moderada, ao longo de 8 semanas.

Ingredientes

  • 8 dentes de alho crus de tamanho médio (20 g)
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Como consumir este remédio de alho para diminuir o colesterol?

  • Primeiramente, tome a colher de sopa de suco de limão com o estômago vazio.
  • Consuma os dentes de alho ao longo do dia, sempre crus. Você pode cortá-los para usar como tempero, bater em gaspachos, espalhá-los na torrada, etc.
  • Os resultados do estudo foram avaliados em dois meses.

Descubra outros usos do alho: Como usar o alho para combater infecções intestinais

3. Alho negro

Benefícios do alho negro
Uma das maneiras de diminuir o colesterol com o alho é usar alho negro. As propriedades dessa variedade de alho são eficazes para facilitar a eliminação de lipídios retidos nas artérias.

Uma das maiores desvantagens que o alho apresenta é o seu cheiro. Por esse motivo, muitas pessoas rejeitam seu consumo regular e preferem procurar outras alternativas.

No entanto, entre os métodos de processamento realizados para eliminar seu odor, o alho negro tem sido muito bem-sucedido e está se tornando cada vez mais popular. Esta variedade é obtida através da maturação em alta temperatura e umidade.

Esse processo de envelhecimento escurece sua cor e altera seu sabor e textura. O dente permanece com a mesma forma, mas fica macio. Além disso, pode ser um pouco parecido com o alcaçuz.

Também devemos destacar que alguns de seus componentes aumentam durante esse processo de maturação. Nesse sentido, seu poder antioxidante e também de regulação de lipídios, incluindo o colesterol, seria ainda mais eficaz.

Ingredientes

  • Cabeças de alho sem descascar
  • Um recipiente que possa manter uma temperatura constante entre 40 °C e 60 °C por 1, 2 ou 3 meses (garrafa térmica, iogurteira, panela de arroz, crock-pot, etc.).
  • Papel alumínio

Preparo

  • Em primeiro lugar, remova apenas a camada externa do bulbo, não a pele mais próxima grudada ao dente de alho.
  • Logo depois, embrulhe as cabeças em papel alumínio.
  • Coloque o alho no recipiente com as características mencionadas e deixe por pelo menos 2 meses. Saberemos que eles estão prontos quando o interior ficar preto. A partir do primeiro mês, você já pode ver como eles estão.
  • O processo é simples, mas requer paciência.

Como consumir este remédio de alho para diminuir o colesterol?

  • Coma um dente de alho meia hora antes de cada uma das três refeições principais.

Agora, já temos opções diferentes para reduzir o colesterol com alho de maneira simples e natural. No entanto, antes de fazer qualquer mudança na dieta, é preciso consultar um médico, principalmente se você sofre de problemas digestivos ou toma medicamentos.

  • Avicenna J Phytomed. 2014 Jan-Feb; 4(1): 1–14. Garlic: a review of potential therapeutic effects. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4103721/
  • Aslani, N., Entezari, M. H., Askari, G., Maghsoudi, Z., & Maracy, M. R. (2016). Effect of garlic and lemon juice mixture on lipid profile and some cardiovascular risk factors in people 30-60 years old with moderate hyperlipidaemia: A randomized clinical trial. International Journal of Preventive Medicine. https://doi.org/10.4103/2008-7802.187248
  • Ha, A. W., Ying, T., & Kim, W. K. (2015). The effects of black garlic (Allium satvium) extracts on lipid metabolism in rats fed a high fat diet. Nutrition Research and Practice. https://doi.org/10.4162/nrp.2015.9.1.30
  • Jabbari, A., Argani, H., Ghorbanihaghjo, A., & Mahdavi, R. (2005). Comparison between swallowing and chewing of garlic on levels of serum lipids, cyclosporine, creatinine and lipid peroxidation in Renal Transplant Recipients. Lipids in Health and Disease. https://doi.org/10.1186/1476-511X-4-11
  • Nutrition Research and Practice. 2015 Feb;9(1):30-36. English. The effects of black garlic (Allium satvium) extracts on lipid metabolism in rats fed a high fat diet. https://doi.org/10.4162/nrp.2015.9.1.30