Propriedades e usos da algaroba

A árvore da algaroba tornou-se popular pelo seu valor nutricional. Atualmente, sua leguminosa é utilizada para fazer uma farinha rica em proteínas.
Propriedades e usos da algaroba

Última atualização: 07 Agosto, 2021

A algaroba é uma árvore leguminosa pertencente ao gênero Prosopis, da família Fabaceae. Vem de áreas desérticas do México, especialmente do centro e do sul do país, embora sua distribuição se estenda ao norte. Ela é encontrada até mesmo nas regiões do sul dos Estados Unidos, como Texas e Kansas.

As árvores costumam ter de 6 a 9 metros de altura, mas podem atingir até 15 metros. Elas também produzem frutos retorcidos cujo tamanho chega a 20 centímetros de comprimento. Também são conhecidas como “péchitas” ou “mezquites”, e são valorizadas pela sua qualidade nutricional. Quer saber mais sobre as suas propriedades?

Propriedades e usos da algaroba

Quase todas as partes da algaroba podem ser utilizadas, para diferentes fins. Seu fruto (vagem) é utilizado na elaboração de uma farinha rica em proteínas e pobre em glúten, ideal para pessoas com doença celíaca. Por sua vez, sua resina é utilizada como borracha e adoçante natural. Além disso, a madeira é utilizada na fabricação de móveis e pisos.

A madeira que não pode ser moldada é usada como lenha para defumar carnes. Há quem a prefira, pois seu aroma é intenso e deixa um leve sabor apimentado. Quais são suas propriedades nutricionais? Nós nos concentramos nos nutrientes da sua leguminosa, que costuma ser a parte usada para fins alimentares.

Saúde digestiva

O pó feito da vagem de algaroba é rico em fibras. Segundo uma publicação da revista Food, até 29,6% de sua composição é fibra alimentar. Por isso, seu consumo contribui para melhorar a função intestinal e regular a atividade da microbiota.

A fibra, conforme afirma um artigo do National Center for Biotechnology Information, previne a formação ou agravamento de hemorroidas, reduz o risco de câncer colorretal e evita complicações relacionadas à constipação.

Saúde digestiva
Devido ao seu teor de fibra, a farinha de algaroba ajuda a cuidar da saúde digestiva.

Saúde cardiovascular

Devido ao seu teor de fibras, ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes, a farinha de algaroba é considerada uma aliada para os cuidados com a saúde cardiovascular. Na verdade, um estudo com animais compartilhado no The Cardiovascular Journal of Africa determinou que uma das espécies de algaroba (Prosopis glandulosa) tem qualidades cardioprotetoras e anti-hipertensivas.

Claro, deve-se ter em mente que este não é um remédio para doenças cardíacas. Os seus benefícios são obtidos quando inseridos em uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, mais estudos são necessários para confirmar essas propriedades em humanos.

Massa muscular

Devido ao seu teor de proteína, que chega a 17%, a vagem da algaroba pode ser um suplemento nutricional para aumentar a massa muscular e proteger os músculos. Embora não seja uma proteína tão completa quanto as de origem animal, pode trazer benefícios. Além disso, é uma boa alternativa em dietas vegetarianas e veganas.

Outros benefícios possíveis da algaroba

A pesquisa sobre algaroba ainda é limitada. Apesar disso, tanto a farinha quanto as outras partes da árvore têm outras propriedades atribuídas a elas. Em particular, outras qualidades são as seguintes:

  • Possui atividade antidiabética. Não é um tratamento para a diabetes, mas seu baixo índice glicêmico contribui para a prevenção dessa doença. Também é usada como adoçante no lugar da sacarose.
  • Ajuda a combater os radicais livres. Das muitas qualidades da algaroba, destaca-se sua grande concentração de antioxidantes como os polifenóis. Estes, como conclui uma revisão da Frontiers in Nutrition, inibem os efeitos negativos dos radicais livres, que por sua vez previnem o aparecimento de doenças crônicas.
  • Possui efeitos anti-inflamatórios. Um estudo compartilhado na Food Research International determinou que o pó de algaroba ajudou a inibir os mediadores COX 2 pró-inflamatórios em um ambiente de laboratório. Dessa forma, acredita-se que ela possa ajudar no combate a doenças inflamatórias. Ainda assim, esta é uma propriedade que ainda está sendo discutida e gera polêmica. Mais pesquisas são necessárias.
Possíveis benefícios da algaroba
Proteínas, antioxidantes, fibras e minerais são os nutrientes que a leguminosa da árvore da algaroba concentra.

Importância ecológica da algaroba

Ao contrário de outras espécies de árvores, a algaroba requer pouca manutenção e pouca água. Somado a isso, suas leguminosas e flores são um atrativo da fauna silvestre. Esta árvore é um dos locais preferidos de nidificação de pássaros, como os beija-flores.

O que devemos lembrar sobre a algaroba?

A árvore da algaroba se destaca pelas suas interessantes propriedades medicinais e culinárias. Todas as suas partes são usadas para benefício humano. Enquanto sua resina é um adoçante natural, sua farinha é um alimento nutritivo. Além disso, a madeira é utilizada para a fabricação de móveis e carnes defumadas. Você já conhecia esta árvore?

Pode interessar a você...
Quais são os nutrientes das leguminosas?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Quais são os nutrientes das leguminosas?

A seguir, contamos tudo que você precisa saber sobre os nutrientes das leguminosas para complementar sua dieta e aproveitá-las ao máximo.



  • Gonzales-Barron U, Dijkshoorn R, Maloncy M, et al. Nutritive and Bioactive Properties of Mesquite (Prosopis pallida) Flour and Its Technological Performance in Breadmaking. Foods. 2020;9(5):597. Published 2020 May 7. doi:10.3390/foods9050597
  • Akbar A, Shreenath AP. High Fiber Diet. [Updated 2021 May 9]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559033/
  • Huisamen B, George C, Dietrich D, Genade S. Cardioprotective and anti-hypertensive effects of Prosopis glandulosa in rat models of pre-diabetes. Cardiovasc J Afr. 2013 Mar;24(2):10-6. doi: 10.5830/CVJA-2012-069. PMID: 23612947; PMCID: PMC3734879.
  • Díaz-Batalla L, Hernández-Uribe JP, Gutiérrez-Dorado R, et al. Nutritional Characterization of Prosopis laevigata Legume Tree (Mesquite) Seed Flour and the Effect of Extrusion Cooking on its Bioactive Components. Foods. 2018;7(8):124. Published 2018 Aug 1. doi:10.3390/foods7080124
  • Hertzler SR, Lieblein-Boff JC, Weiler M, Allgeier C. Plant Proteins: Assessing Their Nutritional Quality and Effects on Health and Physical Function. Nutrients. 2020;12(12):3704. Published 2020 Nov 30. doi:10.3390/nu12123704
  • Mesquite Powder – A Healthy, Low GI Sweetener? (n.d.). Source: https://www.healwithfood.org/sweetener/mesquite-powder-healthy-low-gi-sugar-substitute.php#ixzz72WIMPtWP
  • Cory H, Passarelli S, Szeto J, Tamez M, Mattei J. The Role of Polyphenols in Human Health and Food Systems: A Mini-Review. Front Nutr. 2018;5:87. Published 2018 Sep 21. doi:10.3389/fnut.2018.00087
  • Pérez, M. J., Cuello, A. S., Zampini, I. C., Ordoñez, R. M., Alberto, M. R., Quispe, C., Schmeda-Hirschmann, G., & Isla, M. I. (2014). Polyphenolic compounds and anthocyanin content of Prosopis nigra and Prosopis alba pods flour and their antioxidant and anti-inflammatory capacities. Food Research International, 64, 762–771. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2014.08.013