Água turva no aquário: o que fazer e como limpar?

Você está pensando em ter um aquário com peixes e plantas diferentes? Neste artigo, iremos ensiná-lo a mantê-lo em ótimas condições.
Água turva no aquário: o que fazer e como limpar?

Última atualização: 11 Outubro, 2021

Os peixes são animais muito bonitos e fáceis de cuidar quando comparados a outros animais de estimação. Porém, é necessário garantir condições adequadas para proteger sua vida e dar-lhes um ambiente propício para o seu desenvolvimento. A limpeza adequada é essencial para evitar a água turva no aquário.

A água turva do aquário pode ser causada por diferentes razões. Os filtros são usados em tanques de peixes para manter a água limpa, mas eles tendem a se danificar com o tempo. Como resultado, resíduos de peixes, restos de alimentos e bactérias se acumulam, deixando a água turva, com cheiro ruim e cheia de impurezas.

De acordo com o texto Princípios do Aquarismo: um guia básico, os peixes não devem ser introduzidos no aquário até que o ciclo de água esteja completo. Em outras palavras, o aquário deve atingir um equilíbrio de bactérias que ajudem a processar compostos perigosos para os peixes, como nitritos e amônia.

Além disso, é preciso garantir que esse equilíbrio perdure no tempo. Isto é conseguido com uma correta limpeza da água, temperatura e manutenção adequadas.

Recomendações para limpar o aquário quando a água está turva

A manutenção do aquário é uma tarefa que não exige muito tempo, mas deve ser incorporada na rotina doméstica para garantir a saúde dos peixes. Entre as funções diárias, é necessário alimentar os peixes, acender e apagar as luzes se estiverem disponíveis e controlar a temperatura da água.

Aproximadamente uma vez por semana, será necessária uma manutenção mais aprofundada. É necessário limpar os vidros, arrumar as plantas, lavar ou substituir o substrato, purificar a água e limpar o filtro. Além disso, verifique o pH e a composição.

Limpeza do aquário
A limpeza do aquário exige que você reserve um dia por semana para fazer uma manutenção profunda.

Controle a luz do aquário

Quando a água turva no aquário é de cor verde, ela geralmente é causada por um excesso de crescimento de algas. Para que isso não aconteça, é fundamental que o aquário não tenha muita luz. A este respeito, é conveniente que não receba sol direto por muitas horas.

Troque uma porcentagem da água

A reposição de 20% a 30% da água uma vez por semana é fundamental para garantir o equilíbrio correto no aquário. Ela deve ser substituída por água filtrada e decantada, que também tenha sido tratada para evitar o cloro e outros tipos de substâncias tóxicas.

Trocar a água não significa que este líquido deva ser desperdiçado. Segundo o Jornal Eletrônico de Medicina Veterinária REDVET, a água trocada dos aquários pode ser utilizada para regar as plantas dos jardins, já que as fezes dos peixes possuem componentes que agem como fertilizantes.

Porém, também é recomendável que a troca de água não seja 100%, mas um terço do total. Caso contrário, os peixes precisariam ser movidos e isso poderia causar estresse.

Limpe os vidros e componentes artificiais

Você deve remover as decorações e plantas artificiais para limpá-las. Você pode usar uma escova e um pouco de água sanitária para remover o excesso de sujeira. Além disso, é muito importante limpar os vidros do aquário para que ele não pareça descuidado e sirva como objeto de decoração.

Para isso, pode-se usar uma esponja de algas ou de fibra natural. Além disso, existem ímãs ou limpadores de aquário especializados que você pode encontrar em lojas de animais. Também é possível comprar o plecostomus, uma espécie de peixe conhecido por comer algas.

Compre produtos especializados

Para manter a água do aquário em ótimas condições, existem produtos especializados que garantem o equilíbrio dos seus componentes. Um dos mais importantes são aqueles que removem o cloro e os metais que costumam ser encontrados na água da torneira.

Use um limpador de cascalho

Os limpadores de cascalho, também conhecidos como sifões, são pequenos tubos que são inseridos no aquário e ajudam a remover os resíduos que se acumulam no fundo. Eles funcionam como aspiradores de pó.

Faça a manutenção frequente do filtro

Os filtros do aquário devem ser mantidos em perfeitas condições para evitar que a água fique turva. Para que o filtro esteja em bom estado, é necessário abri-lo, retirar as mantas e lavá-las. Se já estiverem muito gastas, devem ser substituídas.

Peixe limpador de aquário
Algumas espécies de peixes são capazes de limpar o aquário devido às suas funções naturais.

Cuide de outras condições do aquário

Como já apontamos, para evitar a água turva no aquário é necessário fazer manutenções e substituições frequentes, bem como limpar os objetos, o cascalho e o filtro. No entanto, existem outros fatores que podem afetar a qualidade da água.

Entre eles, é importante garantir que haja uma população adequada de peixes e algas para o tamanho do aquário. Caso contrário, serão produzidos mais resíduos do que o aquário pode conter. Além disso, a qualidade da comida que é oferecida aos peixes também é fundamental para evitar que a água fique excessivamente contaminada.

Pode interessar a você...
Como limpar um aquário da melhor forma?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como limpar um aquário da melhor forma?

Saiba qual é a melhor maneira de limpar um aquário, já que a limpeza é de extrema importância para a saúde e o bem-estar dos peixes.