3 maneiras diferentes de ter um lago artificial em casa

3 de setembro de 2019
Se quisermos ter um lago artificial em casa, devemos valorizar o espaço e o cuidado que podemos dar a eles para escolher a vegetação, bem como a possível fauna que queremos incluir.

Ultimamente, a ideia de ter um lago artificial em casa para mostrar um jardim moderno e elegante se tornou popular. Na verdade, a decoração do jardim é mais atraente quando você adiciona um espaço para peixes e plantas aquáticas. Um lago permite incluir mais elementos da natureza e irá ajudá-lo a criar um ambiente harmonioso e natural.

Antes de instalar o lago, você deve garantir que ele receba luz solar direta pelo menos 4 horas por dia. Desta forma, você pode manter viva a vegetação aquática do lago. Se decidir ter peixes, você também deve se certificar de ter uma fonte que mantenha a água em movimento para que seja oxigenada.

Dependendo da vegetação, seu lago pode ser de flores aquáticas ou de algas marinhas. Se você levar em conta a sua construção, eles podem ser feitos de cimento, lona ou pré-fabricados com plástico.

Os peixes também dão um certo estilo ao lago. Você pode ter as mesmas espécies de peixes como carpa ou peixinhos dourados (também conhecidos como Piraju e Pirajuba), ou ter espécies diferentes e dar mais colorido ao seu lago.

Existem vários estilos e maneiras de ter lagos artificiais em casa. Atreva-se a escolher uma!

1. Uma cachoeira para o seu lago artificial

Uma linda cachoeira para o seu lago artificial.

Construir um lago artificial em casa com uma cachoeira vai fazer você se sentir mais perto da natureza do que você imagina. Você pode ir ao seu jardim e relaxar ao som suave da água jorrando. Aliás, esta opção fica melhor ainda se você adicionar peixes ou lindas flores aquáticas ​​no seu lago.

Este design adapta-se a grandes jardins, onde há espaço suficiente para criar um lago de dois níveis. A água vai do nível mais alto ao mais baixo.

  • Para que a água circule constantemente, o sistema deve ter uma bomba de água interna. Entretanto, por estética, certifique-se de cobrir as mangueiras do sistema de bombeamento sob as pedras ou entre as plantas.
  • A criatividade é essencial para que este design se destaque por sua beleza. No lugar da queda de água, é aconselhável colocar pedras para simular as cachoeiras naturais dos rios.
  • Para contornar o lago, você pode usar tijolos ou pedras planas. Se você adicionar peixes, lembre-se de que eles devem estar no nível mais baixo do lago.

Leia também: Fontes de água: 6 ideias para decorar seu jardim

2. Lago artificial em um cantinho do jardim

Colocá-lo em um dos cantos do jardim é a solução perfeita se você não tiver muito espaço e sonha em ter um lago em sua casa. Você pode aprimorar a decoração do seu pequeno jardim, reservando um canto para peixes e plantas aquáticas. Portanto, um pequeno lago em uma esquina, bem decorado, não terá nada a invejar de outros lagos.

  • Considerando que o jardim é pequeno, é importante não sobrecarregar a decoração do lago para não reduzir visualmente o espaço.
  • Decorações com pedras de cores claras são ideais nestes casos. Da mesma forma, as plantas de baixa altura também são uma opção para contornar o lago sem sobrecarregá-lo.
  • Se você for colocar peixes, pense no tamanho que eles atingirão quando crescerem e escolha a espécie que melhor se adapte ao tamanho do lago.

Todo lago precisa de sistemas de filtragem para manter a água limpa e dar movimento à água. Se você mantiver a água estagnada, os peixes morrerão devido à falta de oxigênio e o lago ficará sujo rapidamente. Portanto, a instalação deste sistema é sempre essencial.

3. Lago de plantas aquáticas

Plantas aquáticas no seu jardim

Ter um lago artificial em casa requer tempo e dedicação. Entretanto, se tiver pouco tempo para a manutenção do lago, este projeto é ideal para você. Felizmente, um lago de plantas aquáticas é muito fácil de instalar e de manter.

  • Construa-o em uma forma circular e coloque-o em um local visível para os visitantes. Este tipo de lago parece ótimo nos jardins da frente, perto da porta de entrada da sua casa. Você também pode colocá-lo no seu quintal traseiro.
  • Crie harmonia entre as plantas do seu jardim e as plantas aquáticas do seu lago, sem perder a oportunidade de se destacar. Adicione flores aquáticas coloridas que contrastem com o verde do gramado do jardim. Combine a profundidade e a diversidade entre plantas que crescem debaixo d’água e aquelas que vivem na superfície.

Neste tipo de lago, a qualidade do filtro é fundamental. Certifique-se de instalar um bom filtro que mantenha a água limpa para que você possa sempre apreciar a vegetação interna.

Gosta de plantas? Então não deixe de ler: Cuidados especiais das plantas do jardim

 Dicas para ter um lago artificial em casa

Antes de colocar peixes, meça o pH do seu lago para ter certeza de que é ideal para a sobrevivência. Aliás, considere que se você colocar peixes, também criará uma maneira sustentável de controlar os mosquitos. O peixe vai comer os ovos de mosquito e outras pragas encontradas no lago.

Outro aspecto que você deve ter em conta se quiser construir um lago com peixes e plantas aquáticas, é que as plantas não sejam venenosas para os peixes.

Além disso, se você combinar peixes de espécies diferentes, você terá que se informar se eles podem conviver no mesmo espaço sem problemas. Esta informação pode ser consultada com um especialista na loja onde você adquirir as plantas e os peixes.

Limpe periodicamente o seu lago artificial de resíduos orgânicos, como flores e folhas caídas, para que você não precise fazer manutenção com tanta frequência. Além do filtro, certas plantas aquáticas, como jacintos, podem ajudar a manter a água limpa. Esta planta facilita a tarefa de ter lagos em casa eliminando os nutrientes que contribuem para a formação de algas.

Então, o que achou das nossas ideias? Você se anima a fazer seu próprio lago artificial? Mas continue conosco porque temos mais dicas para a sua casa.