Fontes de água: 6 ideias para decorar seu jardim

A seguir, vamos apresentar as melhores ideias para decorar seu jardim com fontes de água. Você vai inovar de uma maneira fácil e, sobretudo, espetacular.

As fontes de água são um dos elementos mais clássicos na hora de decorar um jardim. Não apenas porque ajudam a complementar a sensação de naturalidade, mas também porque contribuem para o equilíbrio. Sem dúvida alguma, o elemento aquático é necessário não apenas por sua beleza, mas também por sua doce musicalidade.

Visto que a nossa casa é o lugar mais precioso que temos, procuramos transformar todos os seus espaços em lugares agradáveis, acolhedores e, é claro, com um estilo personalizado, que nos convide ao descanso e nos ajude a aliviar o peso da rotina diária.

Se você tem um jardim e ainda não o ocupou, então pode avaliar a instalação de uma pequena fonte de água. A seguir falaremos mais a respeito.

Fontes de água para jardins

Fontes de água para jardins

As fontes de água devem se ajustar ao espaço disponível. Por isso não se recomenda colocar uma fonte de tamanho grande em um jardim pequeno. É preciso manter um equilíbrio visual para não romper com a harmonia.

Um conselho fundamental na hora de procurar fontes de água para o nosso espaço externo é pesquisar diversas opções. Tendo em vista que a princípio pode ser que não saibamos qual colocar, o melhor será buscar alternativas que nos permitam imaginar quais ficariam bonitas e seriam de nosso agrado. Um agrado parcial indica que não estamos certos de nossa escolha.

Tenha isso em mente, sobretudo porque não é comum trocar as fontes de água com frequência. De fato, o recomendado é fazer um investimento único com a ideia de que vá durar a vida toda. Claro que tudo dependerá de nosso estilo de vida, orçamento e ideias.

Procure um material que seja resistente. Em geral, as fontes de água costumam ser de pedra, já que esse material quase não apresenta desgaste ao ficar ao ar livre.

Você pode optar por instalar uma ou várias fontes de água pequenas. Por exemplo, nos jardins zen é comum ter várias fontes de água pequenas. Essa é uma excelente opção, já que são de fácil manutenção, ficam muito discretas e trazem muita sofisticação ao conjunto.

Agora contaremos mais sobre os diversos estilos de fontes de água entre os quais você pode escolher.

Fontes de água tradicionais

As fontes de água vêm fazendo parte da decoração de exteriores desde os tempos da antiguidade. Quanto mais artísticas e elaboradas, mais clássicas parecem. Os escultores e as antigas Grécia e Roma foram, sem dúvida alguma, os precursores da maioria dos designs.

Posteriormente, com a chegada do estilo barroco, as fontes de água mais elaboradas, em pedra, consolidaram-se como a categoria “tradicional”. Este tipo de fonte pode dar um toque suntuoso ao seu jardim. Cria um certo ar de imponência, típico dos grandes personagens da história.

Fontes de água em cascata

Fontes de água em cascata

As quedas d’água em cascata proporcionam musicalidade e isso, por sua vez, traz uma sensação de paz e tranquilidade que se mostra muito agradável. Por isso, este tipo de fonte de água é um dos mais populares.

Fontes de água na parede

Se você procura dar um toque mais elegante ao seu jardim, essa é a opção certa para você, já que o design da queda da água ajuda a dar um toque mais moderno e sofisticado ao espaço. Com este tipo de fonte de água, você vai cativar todos os seus convidados.

Fontes de água com estátuas

Fontes de água com estátuas

Há algum tempo, as estátuas eram feitas para imortalizar a imagem de um herói ou de figuras públicas, mas foram se adequando aos espaços e acabaram se transformando em fontes de água. Este tipo de fonte brinca com a simbologia e traz um certo ar de misticismo ao seu jardim.

Fontes de água com luzes

Embora saibamos que as luzes desempenham um papel muito importante na decoração, se você tem um jardim colorido e que tem um grande espaço sem uso, este tipo de fonte é ideal para você.

Além disso, esta fonte é ideal para dar uma aparência romântica ao jardim. Ideal para ocasiões especiais.

Fontes de água em vidro

Fontes de água em vidro

Os acabamentos em vidro são usados para dar um toque mais sofisticado e futurista às grandes estruturas, de modo a chamar a atenção dos curiosos.

As formas abstratas dão um aspecto inovador e único. Este tipo de fonte é o mais recomendado ao decorar o seu jardim de uma forma que foge do tradicional.

Recomendados para você