Ácido pantotênico ou vitamina B5: funções e alimentos que o contêm

O ácido pantotênico é uma parte fundamental do nosso corpo. Saiba porquê, as funções que cumpre e os alimentos em que se encontra.
Ácido pantotênico ou vitamina B5: funções e alimentos que o contêm
Maria Patricia Pinero Corredor

Escrito e verificado por a nutricionista Maria Patricia Pinero Corredor.

Última atualização: 26 julho, 2022

Do ponto de vista fisiológico, o mais reconhecido do ácido pantotênico ou vitamina B5 é seu papel de formiguinha trabalhadora para obter energia. Essa vitamina é parte estrutural de um composto essencial no metabolismo, como a coenzima A. Ou seja, ajuda a converter os alimentos em energia para o corpo.

Como micronutriente essencial, deve ser fornecido com a dieta.

Existem muitos alimentos que o contêm e é amplamente distribuído nos de origem animal e vegetal. É por isso que sua deficiência é rara ou não grave. Mas se você parar de consumir ácido pantotênico por muito tempo , pode afetar o equilíbrio metabólico do corpo.

Para saber mais sobre o ácido pantotênico, sua importância e os alimentos que o contém, junte-se a nós nessa leitura.



O que é ácido pantotênico?

O ácido pantotênico também é conhecido como vitamina B5 e foi identificado há mais de 60 anos. Pertence ao grupo das vitaminas solúveis em água e não necessitam de meio gorduroso para serem absorvidas. É essencial porque as células não podem produzi-lo.

Seu nome deriva do grego panthos, que significa “em todos os lugares”. É essencial em qualquer fase da vida, pois é parte estrutural de um transportador de compostos que produzem energia.

Funções da vitamina B5

As funções básicas do ácido pantotênico são variadas. As mais importantes são as seguintes.

Permite a produção de energia para o corpo

O ácido pantotênico é uma parte estrutural da coenzima A. É um transportador de grupos químicos produtores de energia que participam das reações metabólicas de carboidratos, gorduras e proteínas.

O ácido pantotênico produz energia celular.
As reações energéticas do corpo precisam de ácido pantotênico, sem falta.

Sintetiza diferentes compostos de origem lipídica

A maneira mais comum de encontrar vitamina B5 é em CoA. Quando se decompõe no intestino, libera o ácido. A coenzima A facilita a síntese de hormônios, colesterol e neurotransmissores.

Participa na produção de melatonina e hemoglobina

Os derivados da coenzima A são usados para sintetizar a melatonina, um hormônio que regula processos rítmicos, como a indução do sono. Também reduz os radicais livres que oxidam as células e previnem doenças neurodegenerativas.

O grupo heme da hemoglobina também é sintetizado por derivados da coenzima A. Além disso, o metabolismo hepático de algumas drogas e toxinas requer  da coenzima.



Possíveis benefícios para a saúde

O ácido pantotênico pode ajudar a resolver alguns problemas de saúde. Por exemplo, tomar suplementos de B5 pode acelerar a cicatrização de feridas. Em pessoas com altos níveis de gordura no sangue, ajuda a reduzir o colesterol e os triglicerídeos.

Por outro lado, embora estes sejam apenas resultados preliminares, até agora os suplementos de vitamina B5 são eficazes na redução dos sintomas da artrite reumatóide.

Recomendações de consumo

O Instituto Nacional de Saúde recomenda que o volume a ser ingerido dependa da idade e do sexo. As quantidades diárias recomendadas são as seguintes:

  • Crianças de 1 a 3 anos: 2 mg.
  • Crianças de 4 a 8 anos: 3 mg.
  • Crianças dos 9 aos 13 anos: 4 mg.
  • Adolescentes e adultos: 5 mg.
  • Grávida: 6mg.
  • Mulheres lactantes: 7 mg.

Alimentos que o contêm

Como mencionado, a vitamina B5 é ubíqua. É encontrada em uma grande variedade de alimentos. No entanto, existem alguns que contêm mais do que outros.

Por ser suscetível ao calor e à oxidação, quantidades significativas de ácido pantotênico são perdidas durante o processamento dos alimentos. Isso ocorre tanto em vegetais e carnes enlatados quanto no refinamento de grãos.

Carnes e peixes enlatados perdem até 35% no processo. Enquanto os grãos, após a retirada do farelo, perdem até 47%.

Outras perdas importantes ocorrem durante o enlatamento, chegando a 78%. Por sua vez, o congelamento de vegetais reduz a vitamina B5 em 57%.

Alimentos enlatados perdem vitamina B5.
O enlatamento reduz consideravelmente a disponibilidade da vitamina nos alimentos.

As principais fontes são as seguintes:

  • Carne, frango, marisco, peixe e suas ovas, como caviar. O fígado de frango e de carne bovina, têm boas proporções desta vitamina.
  • Grãos integrais e farelo de trigo. Cereais como aveia, amaranto, centeio e trigo sarraceno, entre outros.
  • A gema dos ovos.
  • Oleaginosas e sementes. Especialmente amendoim e sementes de girassol.
  • Derivados lácteos, como queijo. A vitamina B5 destaca-se sobretudo nos queijos curados, como o Roquefort e o Camembert. Sendo fermentados por bactérias do ácido lático, elas sintetizam essa vitamina como parte de sua atividade.
  • Cogumelos.
  • Leguminosas, como feijão e grão de bico.

Suplementos de Ácido Pantotênico

A vitamina B5 é vendida como suplemento dietético, sozinha ou em combinação com outras vitaminas do complexo B. Também é comercializada como um multivitamínico e multimineral. Encontra-se na forma de pantetina ou pantotenato de cálcio.

Felizmente, uma alimentação saudável garantirá sua contribuição. Suplementos só são recomendados quando forem medicamente indicados.

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