Receitas simples para acabar com as caspas
Todo mundo pode imaginar como é desagradável ficar com vários pontinhos brancos nos cabelos. E o pior: muitas pessoas associam as caspas à falta de higiene.
No entanto, o que muita gente não sabe é que o problema causado pelas caspas atinge boa parte da população brasileira.
Além disso, podem ser várias as causas da escamação do coro cabeludo: estresse, mudança no clima e problemas hormonais são alguns exemplos.
Cuidados importantes
Até então, não há cura para as caspas, mas é possível controlá-las. Em primeiro lugar, deve-se encontrar um xampu anticaspas adequado.
Estes produtos são imprescindíveis porque de fato ajudam no tratamento das caspas. Apresentam em sua composição substâncias que são capazes de diminuir a divisão celular.
Se a sua escamação for muito intensa, seu dermatologista deve prescrever medicamentos via oral para conter o problema.
Leia mais: Truques para eliminar a caspa em crianças
Amenize os problemas
Alguns hábitos quando adotados são muito eficazes no tratamento das caspas. Lavar a cabeça com água morna é uma boa solução.
Isto serve para evitar o acúmulo de escamas. O que também ajuda é sempre secar os cabelos com o secador.
Sempre que possível, pegue sol. O sol serve como um excelente anti-inflamatório natural que age diretamente no couro cabeludo.
Mas tenha cuidado: sol em excesso pode proporcionar o efeito contrário.
Saiba mais: 5 recomendações na hora de tomar sol
Cinco receitas caseiras
É claro que hoje em dia a industria de cosméticos nos oferece uma abrangente variedade de produtos para eliminar as caspas.
No entanto, o que é novidade para muita gente é que com simples produtos, é possível resolver o problema de forma bem saudável.
Conheça agora receitas rápidas que podem eliminar o seu problema com as caspas.
- Pegue um punhado de cravo-da-índia e ferva em um litro de água por aproximadamente dez minutos. Use esta mesma água para enxaguar seus cabelos após o banho. Além de tratar e combater as caspas, seus fios ficarão com o cheirinho do cravo-da-índia;
- Tenha óleo morno de rícino ou até mesmo aloe vera. Com um dos dois, friccione no período da noite no couro cabeludo. Após passar em todo o couro, cubra sua cabeça com um pano. Passe a noite toda com o produto na cabeça e o retire somente pela manhã;
- Pegue dois tomates maduros. Lave-os e retire as sementes. Feito isso, bata no liquidificador juntamente com duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco. Coloque nos cabelos e deixe agir por vinte minutos. Em seguida, lave a cabeça normalmente;
- Nesta, você precisará de três figos secos amassados, uma gema de ovo, suco de meio limão e uma colher de sobremesa de sal. Misture todos os ingredientes até formar a consistência de uma pasta. Aplique nos cabelos com o auxílio de um algodão e deixe agindo por trinta minutos. Depois é só lavar;
- Por fim, bata no liquidificador meio limão e uma gema de ovo. Aplique sobre os cabelos esta mistura e deixe agindo por vinte minutos. Posteriormente, lave os cabelos normalmente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fenner, R., Betti, A. H., Mentz, L. A., & Rates, S. M. K. (2006). Plantas utilizadas na medicina popular brasileira com potencial atividade antifúngica. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, 42(3), 369-394.
- GRUTZMACHER, D. R., VOGT, G., REDIN, L., TORCATTO, T. C. M., SCHUH, C., & MULLER, C. R. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO TRATAMENTO COSMÉTICO NO CONTROLE DA CASPA E DO EXCESSO DE OLEOSIDADE DO COURO CABELUDO. Anais do Salão de Ensino e de Extensão, 105.
- Kuczera, M. E. B. (2017). Saúde dos cabelos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.