Acabe com a ansiedade
Quem nunca sofreu com os sintomas da ansiedade? E eles são dos mais variados. Angústia, sensação de que algo ruim vai acontecer, desconforto, forte insegurança, apreensão e medo, por exemplo.
Atualmente há muitos medicamentos que ajudam no tratamento da ansiedade. Entretanto, o que a maioria das pessoas que sofrem desse mal não sabem, é que com dicas naturais é possível melhorar a ansiedade.
Dicas naturais
Pratique exercícios físicos
Uma grande aliada no tratamento da ansiedade é a prática do exercício físico. Quando nos exercitamos, liberamos uma importante substância, a serotonina, responsável pela sensação de prazer.
Claro que o sucesso desta prática está diretamente relacionado com a disposição de cada pessoa. Afinal, nem todo mundo gosta de praticar exercícios e para alguns, é um verdadeiro martírio.
Assim, uma boa dica, e nada sacrificante, é caminhar pelo menos três vezes por semana. Meia hora de caminhada já é suficiente para o tratamento. Além disso, ao caminhar, você não só exercita seu corpo, como a sua mente, servindo até mesmo como um tipo de meditação.
Ao realizar os movimentos repetitivos da caminhada você pensa e trabalha nos pontos que são geradores de ansiedade.
Leia também: 7 benefícios psicológicos de fazer exercícios físicos
Controle sua respiração
Ao controlar a respiração, reduzimos as reações causadas pelo sistema nervoso. Um importante exercício é quando você faz repetidamente o movimento de inspirar pelo nariz com a boca fechada.
Assim, ao fazer isto, o abdômen se expande ao invés do peito. Depois, expire lentamente o ar pela boca.
Esta é uma ótima técnica de relaxamento que garante bons resultados. E o melhor: não precisa de um ambiente propicio par isso. Você pode fazer em qualquer lugar, na rua, voltando do trabalho, na faculdade…
Sempre que estiver em um lugar mais calmo e que você possa ficar deitado, está técnica é ainda mais eficaz. O corpo relaxado, juntamente com a respiração diafragmática reduzirá sintomas como respiração ofegante, tremor e taquicardia.
Controle seus pensamentos
Se o período de sua ansiedade for muito longo, é indicado que você controle seus pensamentos, evitando pensar em qualquer coisa negativa. Diante de qualquer problema procure pensar em todas as alternativas para soluciona-lo.
Devemos medir a nossa responsabilidade no ato desagradável e pensar sempre não só em alternativas, como em coisas mais agradáveis. Claro que ter pensamentos bons em situações difíceis não é uma prática fácil, mas ajudará bastante a combater a ansiedade.
Reduza o estresse
Quem já apresenta histórico de ansiedade, necessita trabalhar diariamente o estresse. Formas alternativas de combate-lo são acupuntura, massagem, meditação e ioga. Este último, por exemplo, ajuda a pessoa a controlar não só o corpo, como a mente.
Além do mais ganha-se mais flexibilidade do corpo, aumenta a perspectiva de vida, fortalece os músculos e controla totalmente o estresse. Basta que você encontre a técnica que mais se adeque ao seu corpo e mente.
Alimentos milagrosos
Alguns alimentos são fontes de triptofano, uma substância percursora da serotonina. Esse é o caso da banana e do chocolate, por exemplo, mas tudo feito com moderação.
O triptofano também é encontrado em cápsulas, acrescido de magnésio e vitamina B6. Além disso, outra alternativa são os chás. Grande parte apresentam em sua composição substâncias sedativas, que controlam a ansiedade. Os mais comuns são de camomila, melissa e passiflora.
Por fim, vale ressaltar que estas técnicas são alternativas e você deve procurar ajuda médica de acordo com a persistência dos sintomas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Cruz, J. F. A. (1996). Técnicas e estratégias de controlo do stress e da ansiedade na competição desportiva. Manual de Psicologia do Desporto, 567-599.
-
Garros, I. D. C., Campos, A. C. L., Tâmbara, E. M., Tenório, S. B., Torres, O. J. M., Agulham, M. Â., … & Arruda, E. C. D. M. (2006). Extract from Passiflora edulis on the healing of open wounds in rats: morphometric and histological study. Acta cirurgica brasileira, 21, 55-65.
-
PRIEST, R. (1974). Como combater a ansiedade e a depressão. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Atica.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.