A importância das preliminares antes do sexo

As preliminares são um aspecto essencial nas relações sexuais. Apesar disso, muitas vezes elas são negligenciadas. Quais são os seus benefícios? Como praticar?
A importância das preliminares antes do sexo

Última atualização: 22 dezembro, 2021

A sexualidade deve ser fonte de prazer, relaxamento e conexão humana. No entanto, para muitas pessoas os encontros sexuais não são tão satisfatórios. Isso tende a ocorrer devido à ausência de foreplay ou preliminares. Costuma-se dizer que as mulheres precisam mais; no entanto, os homens também se beneficiam com essa prática.

A rotina diária, a correria e as obrigações nem sempre nos deixam com tempo ou energia para cuidar bem das nossas relações íntimas. Assim, muitos casais acabam fazendo sexo de forma monótona e automática, com foco apenas na penetração. As preliminares nos convidam a ir com calma, aproveitar a ocasião e nos deliciar durante esse momento compartilhado. Você quer saber mais sobre esse assunto?

Por que as preliminares são importantes?

O foreplay abrange todas as preliminares que acontecem antes da relação sexual. Na verdade, qualquer ação ou elemento que ajude a criar um clima favorável e aumentar o desejo de ambos se enquadra nesta categoria.

Todos sabemos da existência destas preliminares e, embora os homens e as mulheres as desejem e apreciem, nem sempre damos a elas importância que merecem. É essencial que nos lembremos que os seres humanos não são máquinas; somos seres complexos com um corpo, uma mente e um mundo emocional. Assim, esses três componentes desempenham um papel fundamental na relação sexual.

As preliminares têm a função de aumentar o desejo e a excitação, ou seja, as duas primeiras fases da resposta sexual humana. Sem eles, caímos quase diretamente nas fases de platô e orgasmo, privando-nos de uma parte fundamental do processo. Então, por que abrir mão dessa experiência?

Por que as preliminares são importantes?
As preliminares aumentam o prazer sexual, tanto em mulheres quanto em homens.

Quais são os benefícios das preliminares?

Os benefícios das preliminares acontecem tanto física quanto psicologicamente. Em particular, elas tornam o sexo uma experiência muito mais completa e gratificante. Aqui estão alguns dos seus principais efeitos:

Evitar que a relação sexual seja desconfortável ou dolorosa

As preliminares aumentam a excitação e geram uma série de mudanças no corpo que o preparam para o ato sexual. Para ser mais exato, no caso das mulheres elas ajudam a produzir uma lubrificação e dilatação adequadas na vagina. Desta forma, evita-se um desconforto ou dor que pode surgir quando as preliminares são ignoradas.

Aumenta e prolonga o prazer

Quando o desejo aumenta, existe uma maior recepção aos estímulos. Os olhares, os beijos, as carícias… cada ato é vivido e sentido com muito mais intensidade. Assim, o prazer é prolongado pelo tempo que os membros do casal desejarem. A questão é que o foco não está em atingir o orgasmo, mas em aproveitar cada momento.

Além disso, a atividade sexual é muito mais agradável quando altos níveis de excitação são alcançados. Por isso, dedicar algum tempo às preliminares tornará a prática mais apaixonada e gratificante para ambos.

Previne disfunções sexuais

As preliminares podem prevenir o aparecimento de certas disfunções sexuais, ajudando a focar a atenção no prazer ao invés do desempenho. Ao mesmo tempo, permitem maior comunicação e cumplicidade entre o casal.

Potencializa a conexão emocional e a intimidade

Não podemos nos esquecer de que o sexo tem um componente emocional, principalmente se for praticado por um casal em um relacionamento. Assim, as preliminares são um grande aliado para aumentar a conexão e o sentimento de intimidade. Investir tempo nas preliminares pode ajudar a fortalecer o vínculo e a confiança entre ambos.

Como praticar as preliminares?

Quando se trata de praticar as preliminares, não existem limites além do consentimento mútuo; pelo contrário, a criatividade pode ser a melhor ferramenta. Obviamente as preliminares podem incluir beijos, carícias e palavras ditas em tom sedutor, mas elas vão muito além. Algumas ideias podem ser as seguintes:

  • Envie mensagens de texto para seu parceiro dizendo o quanto você o deseja. Com isso você cria uma expectativa que aumentará ao longo do dia até o encontro. Você também pode colocar uma nota em algum lugar da casa.
  • Crie um ambiente estimulante usando velas, aromas, lingerie ou uma música suave. O estimulo dos sentidos é essencial para despertar o desejo.
  • Você pode introduzir alguns brinquedos sexuais e outros acessórios como algemas, lenços, dados sexuais, cartas de perguntas e desafios.
  • Interpretem personagens. Adotar personalidades diferentes e realizar certas fantasias pode ser muito estimulante para ambos.
  • Use da assertividade sexual. Não tenha medo de pedir ao seu parceiro o que você deseja que ele faça, expressar o que está sentindo e experimentar diferentes tipos de estímulos.
  • Use cremes ou óleos para massagear o seu parceiro. Depois disso, vocês podem trocar de funções.
Como praticar as preliminares?
Os brinquedos sexuais são muito úteis para a estimulação antes do sexo.

As preliminares nos ajudam a aproveitar o momento

De tudo o que mencionamos, o mais importante é focar a sua atenção no momento presente. Na medida do possível você precisa deixar de lado as pressões para desfrutar com calma. É preciso lembrar que o sexo não é um sprint para atingir o orgasmo, mas sim uma agradável corrida de longa distância em que cada passo pode ser desfrutado.

É claro que nem sempre teremos a mesma disponibilidade de tempo; mesmo assim, na medida do possível, não devemos negligenciar este aspecto. A qualidade das nossas relações sexuais aumentará dramaticamente.

Pode interessar a você...
Benefícios do sexo matinal
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Benefícios do sexo matinal

O sexo matinal pode oferecer diversos benefícios ao casal. Falamos sobre algumas das suas vantagens neste artigo. Confira!



  • Miller, S. A., & Byers, E. S. (2004). Actual and desired duration of foreplay and intercourse: Discordance and misperceptions within heterosexual couples. Journal of Sex Research41(3), 301-309.
  • Spengler González, L. M., de Dios Blanco, E., Roque Ortega, L., & Maurisset Moraguez, D. (2020). Dispareunia y vaginismo, trastornos sexuales por dolor. Revista Cubana de Medicina Militar49(3).
  • Campos, I., Civera, L., Córdoba, S., Del Amo, D., Díaz, A., Díaz, A., & Ferri, S. (2006). Respuesta Sexual Humana. Recuperado de http://mural.uv.es/majoan/Grupo2RespuestaSexualHumana.pdf