A batata é benéfica na dieta?

27 Dezembro, 2019
A batata é um excelente alimento cercado por mitos e enganos. Fornece muitos nutrientes, a questão é como cozinhá-la.

Deseja conhecer os benefícios que a batata nos oferece se a incluirmos em nossa dieta habitual? É verdade que não aporta nutrientes importantes para o corpo? Ou pode engordar se a consumirmos com frequência?

Essas e outras questões podem ter sido levantadas por você no que diz respeito a este alimento. Aqui explicamos tudo sobre a batata e os benefícios que a mesma traz à sua saúde.

Mitos sobre as batatas

Primeiramente, você deve saber que existem vários mitos sobre a batata. Entre os mais comuns se encontra que é um alimento que fará você ganhar peso, pois é composta principalmente de açúcares.

No entanto, você deve saber que a batata contém carboidratos de tipo complexo, que são mais assimiláveis, reduzem os picos de açúcar no sangue e melhoram o trânsito intestinal, fornecendo fibras.

A batata na dieta não é apenas saudável, mas também é conveniente introduzi-la entre os alimentos que ingerimos. Se você estiver em um processo de perda de peso, a batata cozida adequadamente o ajudará.

Conheça a verdade sobre a batata

Batatas com casca

A batata é um tipo de planta herbácea que pertence à família Solanáceas. Existem inúmeros mitos sobre esse tubérculo; entre eles, que não fornece nenhum nutriente essencial para o nosso organismo.

No entanto, as seguintes porcentagens mostrarão a contribuição que esse alimento fornece na quantidade diária de nutrientes recomendados para um adulto. Em cada 100 gramas de batata você encontra:

  • Magnésio (6%)
  • Cálcio (1%)
  • Fósforo (8%)
  • Ferro (14%)
  • Potássio (9%)
  • Vitamina B12 (6%), B2 (2%), B3 ( 7%), B6 ​​(19%)
  • Vitamina C (33%)

Descubra também: 5 vitaminas veganas com proteínas para o pós-treino

Na preparação das batatas está a chave

A batata tem apenas 15 gramas de carboidratos. É um número muito pequeno se o compararmos com outros alimentos, como lentilhas (48 g), macarrão (70 g), grão de bico (49 g), arroz integral (81 g), feijão (41 g) e pão (47 g).

Dito isto, é válido perguntar por que as batatas engordam se têm tão poucos carboidratos? O problema não está nesse alimento, mas na maneira como você o prepara.

Por outro lado, se escolhermos uma maneira ruim de cozinhá-las, apenas multiplicaremos suas calorias. Preste atenção aos números: 100 gramas de batata crua contribuem com 73 calorias, as assados ​​fornecem 100 calorias, e as que são cozidas no vapor ou cozidos, apenas 75 calorias.

Em vez disso, 100 gramas de batatas pré-fritas congeladas contêm 270 calorias, enquanto a mesma quantidade de batatas fritas caseiras tem 290 calorias, e as batatas fritas de pacote contêm 538 calorias.

Por que essa mudança drástica de calorias? Sem dúvida alguma, o método de cozimento altera drasticamente o valor nutricional da batata: por exemplo, quando as batatas passam pelo processo de fritura, parte da água que estas contêm evapora e absorve o óleo. Assim então, quanto mais assimilarem essa substância, mais calorias recebem.

Você pode estar interessado: Frituras: mudanças que ocorrem ao fritar os alimentos

A batata na dieta de forma saudável

Batatas médias

Sem dúvida alguma, em uma dieta saudável os benefícios da batata podem ser numerosos. Como vimos, ela fornece nutrientes essenciais, fibras e açúcares complexos que melhoram nossa saúde. Por exemplo, a proteção da flora intestinal, o equilíbrio nos níveis de glicemia e o enriquecimento vitamínico são apenas alguns dos benefícios da batata.

Portanto, incluir esse alimento no plano de uma alimentação saudável é mais do que recomendado.

Sim, é muito importante que você considere o método de elaboração. Escolha métodos distintos dos fritos, que aumentam o valor calórico e reduzem os benefícios da batata.

Finalmente, recomendamos que aprecie esta comida deliciosa em muitas elaborações. Desde o principal alimento do prato até um simples acompanhamento, a batata é um componente essencial para a nossa dieta. De qualquer forma, se você tiver alguma dúvida, consulte seu nutricionista para saber se este alimento pode ou não trazer benefícios para a sua saúde.

 

  • Zhang Z., Venn BJ., Monro J., Mishra S., Subjective satiety following meals incroporating rice, pasta and potato. Nutrients, 2018.
  • Shah B., Thadani U., Trans fatty acids linked to myocardial infarction and stroke: what is the evidence? Trends Cardiovasc Med, 2019. 29 (5): 306-310.