9 remédios naturais contra as hemorroidas

Além de aumentar o consumo de fibras para facilitar a expulsão das fezes, a aplicação de remédios locais pode ser de grande ajuda para aliviar os incômodos das hemorroidas retais.

Os remédios naturais para as hemorroidas retais podem proporcionar um grande alívio para as pessoas que sofrem com esta condição irritante e incômoda.

Trata-se de uma inflamação que se produz na veias do ânus, as quais se incham até formar uma massa ampla que encosta nas paredes do reto.

É normal que, quando este problema aparece, venha acompanhado de uma série de sintomas nada agradáveis como o sangramento, a irritação, a coceira e a dor.

Por esta razão, os remédios naturais que utilizarmos também devem ser eficazes para tratar estes outros problemas.

Estas são algumas das alternativas que você pode empregar para colocar um fim neste problema tão incômodo:

O aloe vera

aloe-vera

Esta é uma planta conhecida por suas inúmeras propriedades medicinais e usada há muitos séculos. Quando se trata de hemorroidas, o aloe vera pode ser aplicado para reduzir a sensação de ardência.

Além disso, o aloe tem uma suavidade natural e qualidades anti-inflamatórias que o tornam ideal para reduzir problemas como a irritação e a inflamação.

Veja também: Os melhores anti-inflamatórios naturais 

Semente de manga

Estas sementes têm componentes anti-inflamatórias que podem ser aproveitados. A única coisa que você precisa fazer é colocar para secar uma semente de manga e triturá-la até conseguir o pó. 

Você deverá consumir este pó 2 vezes por dia (2 gramas com um pouco de mel).

Sementes de coentro

sementes de coentro

Estas sementes também são bem conhecidas por terem muita utilidade quando se trata de hemorroidas e dos sintomas que se associam a elas.

Tudo que você deve fazer é deixar na água algumas sementes de coentro durante a noite e consumir a solução no dia seguinte pela manhã.

Os sintomas mais incômodos, como o sangramento e as áreas que apresentam queimação e coceira, podem ser facilmente aliviados com este remédio.

Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que são de ajuda para o estômago.

Murta

Podemos utilizar uma mistura de murta, mirra e carvalho branco como um unguento para aliviar a dor e a ardência que as hemorroidas causam.

A murta se encarrega de reduzir o tamanho e a gravidade das hemorroidas. 

Os outros ingredientes possuem propriedades anti-inflamatórias e anestésicas que adormecem a área enquanto ela se recupera pouco a pouco.

A banana

banana

O potássio é um mineral essencial encontrado na banana em grandes quantidades. Para tratar as hemorroidas, você pode comer um purê de banana cozido com um pouco de leite.

Isso reduzirá a sensação de ardor graças ao fato do potássio relaxar os vasos sanguíneos, levando-os a um estresse muito menor e reduzindo a pressão sobre as veias do reto.

Por outro lado, este mineral também age como agente adstringente, porque encolhe ou aperta os tecidos do corpo, incluindo os que estão inflamados e irritados.

Os mirtilos

Você pode colocar uma colher de mirtilos triturados em uma gaze e colocá-la diretamente sobre as hemorroidas retais. Isso te ajudará a aliviar a sensação de dor e ardor incômodo que este problema causa.

As propriedades anti-inflamatórias dos mirtilos são muito eficazes, por isso em muitos casos também são recomendados para transtornos intestinais e estomacais.

Os figos

figos

Este é um dos remédios naturais mais reconhecidos e recomendados para a ardência no reto.

Basta deixar cerca de 4 figos de molho durante a noite e beber a água na qual eles ficaram na manhã seguinte. Se o fizer com o estômago vazio, terá muito mais efeito.

Outro método usando figos é fazer uma infusão com as folhas da figueira. Quando a infusão estiver fria, aplique-a diretamente nas hemorroidas.

Combinando estes dois remédios você obterá resultados muito mais rápidos.

Compressas frias e quentes

A aplicação de frio e calor nas hemorroidas retais é ideal para reduzir a sensação de ardor que estas causam.

Você pode se sentar em uma bacia com água quente e, depois de certo tempo, aplicar uma compressa fria na região.

A alteração de temperatura por intervalos age igualmente em qualquer outra parte do corpo que estiver inflamada.

Assim, esta técnica ajuda a reduzir o inchaço e melhorar o fluxo sanguíneo, por isso consegue fazer com que as hemorroidas se curem com maior rapidez. 

Ulmeiro escocês

O ulmeiro escocês é uma árvore que tem propriedades anti-inflamatórias e adstringentes.

A única coisa de que você precisa são algumas folhas misturadas com um pouco de água que possa ser utilizada como unguento.

Pode ser aplicado diretamente sobre as hemorroidas com um pedacinho de algodão para ajudar a eliminar a sensação de ardor e outros sinais associados a este problema.

Conselhos para reduzir os incômodos das hemorroidas

Se você mantiver uma higiene adequada, consumir a quantidade necessária de fibras e evitar os alimentos picantes, chá, café e outros ricos em açúcar, provavelmente não terá que lidar com as hemorroidas.

Se você experimentou vários remédios e não notou melhoria, é melhor procurar um médico de confiança.

Ele irá ajudar a combinar os tratamentos tradicionais com os remédios caseiros para poder solucionar o problema de maneira definitiva.

Recomendados para você