9 razões para andar de bicicleta
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
É cada vez maior o número de pessoas que deixam de lado o carro para começar a andar de bicicleta, a fim de evitar o trânsito e fazer exercício.
Se você ainda não se decidiu quanto a fazer ou não essa grande mudança, preste atenção nessas 9 razões para começar a andar mais de bicicleta:
1. Adeus à depressão ao andar de bicicleta
Está comprovado que as pessoas que usam bicicleta sofrem menos de tristeza e transtornos psicológicos.
Isto ocorre porque a atividade oxigena o cérebro mais que qualquer outro tipo de atividade e permite pensar melhor, produzindo um hormônio que gera vício saudável pelo esporte.
2. Reduz o risco de infartos
A porcentagem é de aproximadamente 50%, já que, ao pedalar, o ritmo cardíaco aumenta, enquanto a pressão sanguínea decresce. Então, como resultado: o coração trabalha de maneira econômica.
3. Alivia dores nas costas
Ideal para aqueles que trabalham durante todo o dia sentados. Ao utilizar uma bicicleta, inclinando o corpo para frente para tomar impulso, os músculos das costas se tencionam para estabilizar o tronco.
Além disso, é bom saber que a falta de exercício provoca dores nas costas e uma perda na habilidade de amortecer quedas.
4. Reduz o colesterol
Reduz o LDL, ou colesterol ruim. Por outro lado, o colesterol bom (HDL) aumenta, porque os vasos sanguíneos tornam mais saudáveis e flexíveis. Existem menos possibilidades de que eles se calcifiquem.
5. Gera endorfinas
Este conhecido “hormônio da felicidade” é produzido quando subimos em uma bicicleta e passeamos um pouco.
Mas atenção, eles só são produzidos em uma atividade constante de uma hora, se passar disso, os resultados serão contrários.
6. Afasta infecções
Segundo alguns estudos, pode até eliminar certos tipos de câncer. Andar de bicicleta moderadamente fortalece o sistema imunológico.
É um exercício recomendado para pacientes com este tipo de doença e também com AIDS, porque os fagócitos (células) se movem e aniquilam as células malignas.
7. Protege os joelhos
Diferente do que se pensa, pedalar em uma bicicleta protege os joelhos, já que a maior parte do peso corporal recai sobre o assento. As cartilagens e articulações também não recebem cargas pesadas.
8. Melhora a aparência física
Neste caso, a parte mais trabalhada são as pernas, mas a atividade também ajuda a modelar a parte superior do corpo, afinal, tudo está relacionado.
Alguns optam por fazer abdominais e depois pedalar, para equilibrar o exercício de ambas as partes.
Leia também: Como melhorar a má circulação nas pernas?
9. Oferece resultados em poucos minutos
Para começar a aproveitar os benefícios, lembre-se deste guia:
- 10 minutos melhoram a circulação
- 20 minutos reforçam o sistema imunológico
- 30 minutos ajudam o coração
- 40 minutos amentam a capacidade dos pulmões
- 50 minutos aceleram o metabolismo
- 60 minutos controlam o peso, o bem-estar geral e eliminam o estresse.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ventajas del uso de la bicicleta. Federación Vizcaina de Ciclismo. https://www.febici.eus/publico/upload/docs/documentacion/Beneficios_de_la_bicicleta.pdf
- MedlinePlus. [Internet]. Ejercicio e inmunidad. 2016. Disponible en: https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/007165.htm
- MedlinePlus. [Internet]. Beneficios del ejercicio. 2018. Disponible en: https://medlineplus.gov/spanish/benefitsofexercise.html
- National Heart, Lung and Blood Institute. [Internet]. La actividad física y el corazón. Disponible en: https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/espanol/la-actividad-fisica-y-el-corazon
- Organización Mundial de la Salud. [Internet]. Recomendaciones mundiales sobre la actividad física para la salud. Disponible en: https://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_recommendations/es/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.