9 dicas para rejuvenescer o rosto de forma caseira e natural

24 Dezembro, 2019
A boa aparência começa com o rosto. Com um cuidado simples, você pode parecer mais jovem e mais radiante.
 

Rejuvenescer o rosto pode parecer uma missão quase impossível, mas fazer isso pode ser fácil e natural, seguindo estas dicas simples.

Descubra neste artigo quais são as 9 melhores dicas para ter uma pele mais jovem, firme e luminosa.

Dicas para rejuvenescer o rosto naturalmente

1. Consumir antioxidantes

Se quisermos rejuvenescer o rosto e nosso organismo de forma natural, devemos começar com uma boa dieta.

Nossa dieta não deve ser apenas equilibrada e saudável, mas também rica em alimentos com propriedades antioxidantes, de acordo com este estudo realizado pela Universidade Metropolitana Autônoma do México.

Existe uma grande variedade de nutrientes que têm a virtude de nos proteger da oxidação produzida pelos radicais livres em nosso corpo:

  • Vitamina C: vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, aspargos, brócolis, abacate, mostarda fresca, beterraba, repolho, groselha.
  • Vitamina E: oleaginosas, espinafre, abacate, grãos integrais, pólen, salsa, óleos vegetais de extração a frio.
  • Betacarotenos: óleo de fígado de peixe, alfafa, aspargos, damasco, beterraba, cenoura, alho.
  • Licopeno: tomate, melancia, goiaba.
  • Flavonoides: alfafa germinada, espinafre, limão, cebola, amora, pimenta-do-reino, chá verde, vinho, cerveja.
  • Vitamina B6: carne, peixe, leite, ovos, grãos integrais, batata, espinafre, gérmen de trigo, abacate, nozes, fermento de cerveja.
  • Oleína: azeite de oliva.

O ômega 3 também é recomendado, como o salmão que contém antioxidantes, conforme declarado neste estudo da TNO Nutrition and Food Research (Holanda).

 

2. Não abusar do sol

Mulher usando protetor solar

A exposição moderada ao sol nos ajuda a ter um bom bronzeado e a obter vitamina D, o que é essencial para o corpo.

No entanto, tomar banho de sol de forma abusiva causará o envelhecimento precoce da pele, entre outras consequências negativas para a nossa saúde.

Podemos nos expor à luz solar por 10 ou 15 minutos por dia. Desta forma, vamos transformá-la em um hábito saudável, sem prejudicar a nossa pele.

Se você precisar ficar exposto ao sol por longos períodos de tempo, seja para trabalho ou lazer, use protetor solar.

 3. Automassagens faciais

As massagens ou as automassagens faciais não são apenas agradáveis e relaxantes. Elas também são uma das melhores dicas para rejuvenescer o rosto progressivamente.

Nós podemos fazê-la pela manhã quando nos levantamos, antes de ir dormir ou a qualquer hora do dia em que tivermos alguns minutos livres.

 

Podemos usar óleos vegetais ou cremes naturais, ou fazer sem qualquer loção. O importante é conseguir ativar a circulação e dar elasticidade à pele.

Podemos tentar diferentes tipos de massagens na testa, nas bochechas, no nariz, no queixo e, muito gentilmente, ao redor dos olhos.

Para realizar massagens faciais, você deve usar apenas o anelar e os dedos médios, assim como os movimentos devem ser suaves de maneira circular nos olhos, maçãs do rosto e queixo ascendentes e na frente do centro dos mesmos para o exterior.

4. Esfoliação suave

massagem-escova-facial
Escovas faciais devem ser muito macias.

Existem algumas escovas com as quais também podemos massagear a pele. Desta forma, conseguimos ativar a circulação e esfoliar a pele para eliminar as células mortas que lhe dão uma aparência cinza e maçante.

A massagem com escova deve ser muito suave, principalmente nas áreas mais sensíveis do rosto. Podemos fazê-la 1 ou 2 vezes por semana.

5. Cuidado com as caretas e as tensões

 

As tensões do dia se refletem no nosso rosto, assim como as caretas que costumamos fazer.

Devemos evitar esses dois maus hábitos que bloqueiam a circulação e promovem rugas prematuras. As massagens serão de grande ajuda para nós, mas também devemos ficar atentos ao nosso rosto.

6. Contato com a natureza

Mulher deitada em campo de flores

Sempre que possível, deveríamos deixar as cidades e a vida urbana e escapar para ambientes naturais de mar ou montanha.

O ar puro e a vida natural também nutrem nossa pele e nos ajudam a encontrar um equilíbrio com nós mesmos, o que terá um efeito positivo em nossa aparência. Esta é uma das melhores e mais agradáveis dicas para rejuvenescer o rosto e a mente.

7. Óleos vegetais e óleos essenciais

óleos faciais

Podemos nutrir nossa pele diariamente com óleos vegetais e óleos essenciais, pois são ingredientes naturais de cosméticos caseiros com alto poder antioxidante.

 

Óleos vegetais anti-inflamatórios, tais como os recomendados por este artigo da Faculdade de Medicina da Universidade Chang Gung de Taiwan, que enfatiza os seguintes:

  • Coco
  • Amêndoa
  • Jojoba
  • Rosa mosqueta
  • Noz
  • Oliva
  • Lavanda
  • Alecrim
  • Girassol

8. Beber muita água

Mulher bebendo água em sua cozinha

Não se esqueça de beber muita água para manter a pele hidratada e livre de impurezas.

A água potável é altamente recomendada, como declarado neste estudo da Sociedade Espanhola de Nutrição Básica e Aplicada.

Um litro e meio de água por dia será suficiente para ajudar a rejuvenescer o rosto com bons hábitos.

9. O reflexo do interior

reflexo interno

Nosso rosto é um reflexo do nosso interior. Portanto, para ter um rosto saudável, bonito e jovem, devemos ser assim também por dentro.

Lutar todos os dias para manter uma vida saudável, em harmonia com nós mesmos e com outros também terá efeitos surpreendentes sobre a nossa pele.