9 dicas para combater a constipação naturalmente
A recomendação mais comum para tratar a constipação é adotar uma dieta rica em fibras, escolher alimentos como frutas e verduras, leguminosas, grãos integrais, e oleaginosas.
No entanto, muitas pessoas ainda sofrem com esse transtorno, apesar de manterem uma dieta equilibrada.
Este artigo dará nove dicas para acabar com a constipação mais difícil, de maneira natural, e apresentará algumas pistas relacionadas com o funcionamento do intestino que talvez você desconheça.
Combater a causa da constipação
Para acabar com esse transtorno de forma natural, deve-se levar em consideração a causa do problema a fim de acabar ou aliviar os sintomas.
Por esta razão, combater a constipação crônica pode ser uma questão complexa e diferente para cada pessoa.
A seguir, destacamos fatores que podem estar causando ou agravando esse distúrbio intestinal, para que possa ser superado de forma eficaz e definitiva.
1. Beber água
Ao aumentar a ingestão de fibras, seguindo o conselho do nutricionista, deve-se também aumentar a ingestão de água, porque, caso contrário, elas podem piorar a situação.
Beber água ajuda a digerir a fibra, evita o inchaço e facilita o trânsito intestinal, especialmente daqueles que tendem a consumir fibras ou farelo de alimentos enriquecidos.
Recomenda-se beber pelo menos 8 copos de água por dia, separados das refeições.
Quer saber mais? Leia: 5 maravilhosos efeitos que seu cérebro notará quando você beber água
2. Combater o nervosismo
Muitos casos de constipação severa são causados pelo nervosismo que afeta os movimentos do intestino.
Neste caso, para combater a constipação é preciso relaxar o sistema nervoso com o exercício, respiração consciente e suplementos naturais, como maracujá, erva-cidreira e lavanda.
3. Avaliar a tireoide
É conveniente que, diante de qualquer problema recorrente ou crônico, realizemos exames para conhecer o nosso estado geral de saúde
No caso da constipação, um dos fatores que podem piorá-la, sem razão aparente, é um mau funcionamento da tireoide.
Se a análise for confirmada, o tratamento deve ser destinado a regular o funcionamento desta glândula para melhorar indiretamente a função intestinal.
4. Sair do sedentarismo
O estilo de vida sedentário afeta uma grande parte da população, não só aqueles que não praticam esporte regularmente, mas também aqueles que passam muitas horas por dia sentados sem ao menos se levantar.
A falta de movimento e exercício imobiliza cada vez mais o abdômen, que precisa de movimento para facilitar o peristaltismo intestinal.
Isto é essencial para empurrar as fezes para o exterior do nosso corpo.
5. Cuidado com os laxantes
Pessoas que tentam combater a constipação com laxantes químicos e até mesmo alguns naturais com efeitos irritantes, como, por exemplo, o sene, podem sofrer, a longo prazo, um distúrbio intestinal crônico.
Os laxantes não deveriam ser mais do que remédios muito esporádicos para crises de constipação pontuais.
Ao usar laxantes, devemos tomar suplementos de flora bacteriana para repovoá-la, e consumir alimentos ricos em mucilagens, tais como:
- Sementes de chia
- Sementes de linhaça
- Aveia
- Banana-da-terra
6. Um suporte para o fígado
Em alguns casos, uma função debilitada do fígado e vesícula biliar pode dificultar a evacuação intestinal. Se você sofre de indigestão, problemas de visão ou pés-de-galinha precoces é possível que seja este o caso.
Para melhorar a função hepática e biliar você pode optar por remédios naturais à base de leite de cardo, dente-de-leão, boldo ou alcachofra.
7. Qualquer lugar é bom
Muitas pessoas não conseguem ir ao banheiro se não estiverem em casa. Este mau hábito é prejudicial, em última análise, para a função intestinal.
Por esta razão, é preciso encontrar uma maneira de ir ao banheiro sempre que houver a necessidade do organismo.
8. Ingredientes-chaves na dieta
Alguns alimentos têm propriedades laxativas muito benéficas para melhorar a função intestinal de maneira suave e natural:
- Ameixas secas
- Kiwi
- Maçã assada com casca
- Sementes de chia e de linhaça
- Farinha de aveia cozida
- Psyllium
Visite este artigo: Como fazer gel de sementes de chia e quais são seus benefícios?
9. Observe a barriga
Um conselho final é tomar consciência do próprio corpo e não hesitar em escutá-lo para dar-lhe aquilo de que ele precisa.
Às vezes pode ser tão simples como uma automassagem com óleo, um toque, ou a aplicação de calor por algum tempo antes de deitar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Andrews, C. N., & Storr, M. (2011). The pathophysiology of chronic constipation. Canadian Journal of Gastroenterology.
- Attaluri, A., Donahoe, R., Valestin, J., Brown, K., & Rao, S. S. C. (2011). Randomised clinical trial: Dried plums (prunes) vs. psyllium for constipation. Alimentary Pharmacology and Therapeutics. https://doi.org/10.1111/j.1365-2036.2011.04594.x
- Bae, S. H. (2015). Diets for Constipation. Pediatric Gastroenterology, Hepatology & Nutrition. https://doi.org/10.5223/pghn.2014.17.4.203
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.