9 dicas para aumentar os glúteos de maneira inteligente

Para conseguir glúteos firmes, tonificados e arredondados devemos combinar uma dieta equilibrada com exercícios localizados, sem nos esquecermos dos alongamentos e do descanso entre as sessões para descansar os músculos.
9 dicas para aumentar os glúteos de maneira inteligente
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Última atualização: 01 outubro, 2022

Hoje em dia os corpos magros demais não estão na moda, e as mulheres buscam os corpos femininos esbeltos, fortes e modelados, com curvas femininas e com uma aparência saudável. Neste artigo compartilharemos 9 dicas para aumentar os glúteos com inteligência.

Visto que esta é uma das partes do corpo que mais preocupa as mulheres, não perca nossas dicas.

1. Tire medidas e trace um objetivo para aumentar os glúteos

Glúteos

O primeiro passo para conseguir qualquer objetivo sempre é a motivação. Quando nos propomos melhorar uma parte de nosso corpo, ao vermos os resultados vamos tendo nossa recompensa, o que nos ajuda a seguir em frente.

Neste caso, devemos medir os glúteos antes de começar, na altura dos quadris. Também podemos tirar fotos de diferentes ângulos.

Faremos um documento no qual escreveremos nossas medidas atuais e as que queremos conseguir em, por exemplo, seis meses. Assim podemos ir acompanhando a evolução do nosso trabalho.

2. Qual é a sua constituição?

Há pessoas que têm uma genética privilegiada e uma tendência natural a ter uma forma bonita nos glúteos. Quando elas os trabalham, é possível que notem uma melhora em pouco tempo.

No entanto, quem não teve tanta sorte também pode conseguir glúteos arredondados e firmes, mas será necessário mais esforço.

Se seguirmos todas as dicas que propomos, é possível descobrir que nem tudo depende da genética. Também entram em jogo tensões e contraturas musculares, questões hormonais, alimentação, etc.

3. Exercícios para os glúteos e pernas

Exercício para os glúteos

Existem muitos tipos de exercícios que podemos fazer para aumentar os glúteos. No entanto, para fazê-los de maneira inteligente devemos levar em conta os seguintes conselhos:

  • A maioria dos exercícios para glúteos nos ajuda a tonificar. No entanto, para ganhar volume é preciso usar pesos.
  • O peso sempre deve ser adicionado de forma gradual para não nos lesionarmos.
  • Enquanto estivermos fazendo os exercícios, precisamos tomar cuidado para não forçar demais outras partes do corpo, como os joelhos e a lombar.
  • O músculo precisa descansar para crescer, por isso três sessões semanais serão suficientes.
  • Devemos fazer diferentes exercícios para trabalhar cada músculo que forma os glúteos e as pernas.
  • É fundamental beber água durante os exercícios.
  • É imprescindível respirar bem a cada exercício, tomando ar nos momentos de relaxamento e inspirando-o durante o esforço.

4. Alimentos ricos em proteína

Se você quiser ganhar músculos, precisa se assegurar de ingerir uma boa quantidade de proteína todos os dias.

No entanto, não devemos exagerar no consumo de carne, e podemos optar por peixes ou ovos, assim como por proteínas de origem vegetal.

Hoje em dia são vendidas muitas variedades de proteína em pó vegana, elaboradas com ervilhas, cânhamo, sementes, aveia, arroz, etc.

Tomar uma porção de proteína meia hora depois de fazer exercícios é muito eficaz.

5. Alimentos ricos em gorduras saudáveis.

As gorduras também são fundamentais para aumentar os glúteos e não devemos temer o ganho de peso, sempre que escolhermos as gorduras saudáveis.

A seguir destacamos algumas das gorduras mais benéficas para o nosso organismo, que nos ajudarão a ganhar volume onde desejamos.

  • Azeite de oliva extravirgem
  • Óleo de coco extravirgem
  • Abacate
  • Oleaginosas, principalmente a macadâmia
  • Sementes
  • Gema de ovo
  • Ghee ou manteiga clarificada

6. Alongamentos

Antes e depois de cada treino devemos alongar de maneira correta todos os músculos que formos trabalhar.

Isso deve ser feito não somente para não nos lesionarmos, mas também para aumentar o volume nos glúteos.

7. Suplementos eficazes

Espirulina para aumentar os glúteos

Alguns suplementos podem nos ajudar a ganhar volume nos glúteos com mais facilidade:

  • Creatina
  • Espirulina
  • Óleo de coco
  • Diindolilmetano (DIM).
  • Magnésio

8. Cuidado com a postura e a tensão

Algumas pessoas que têm os glúteos muito planos devem comprovar se têm um excesso de tensão nesta região do corpo. Iremos confirmar se, ao massageá-los, sentirmos dor.

Também devemos sempre manter uma boa postura, tanto de pé quanto sentados.

9. Cremes específicos

Por último, há alguns cremes que podem nos ajudar a aumentar nossos glúteos.

No entanto, devemos escolher cremes de qualidade elaborados com ingredientes naturais como, por exemplo, os fitoestrogênios e os óleos vegetais.

Para que os cremes sejam eficazes, devemos ser muito constantes e usá-los pelo menos uma vez ao dia.

Com todas estas dicas, o resultado será espetacular em poucas semanas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Florenciano Restoy J, Aventin Roig J, Ortega Planas M, Ricart Ribó E. Dinámica de los músculos pelvitrocantéreos y glúteo mayor. Revista Española de Podología. 2014; XXV (3): 96 – 101.

  • Billat V. Fisiología y metodología del entrenamiento. Barcelona: Paidotribo, 2002.
  • Stutz G, Ruiz R, Fiol de Cuneo M, Santillán M. Nutrición y revalorización del consumo de las grasas saludables. Revista EXT, Universidad Nacional de Córdoba. 2012; 2(2). https://revistas.unc.edu.ar/index.php/ext/article/view/1279
  • Alves C, Azevedo Voltarelli  F, Rostom de Mello M. Spirulina como fonte protéica na recuperação de ratos desnutridos: efeitos sobre o músculo esquelético Revista Digital Ef Deportes. 2005; 10(86).  https://efdeportes.com/efd86/spirulin.htm

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.