Logo image
Logo image

9 Alimentos que ajudam a dormir melhor

5 minutos
Para ter um sono reparador é importante que nossas refeições sejam leves e, além disso, se incluirmos nelas determinados alimentos ricos em triptofano, conseguiremos dormir melhor.
9 Alimentos que ajudam a dormir melhor
José Gerardo Rosciano Paganelli

Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli

Escrito por Okairy Zuñiga
Última atualização: 23 agosto, 2022

Dormir melhor não é necessário somente para descansar. Dormir bem ajuda a estar mais alerta, a ter uma maior produtividade e, no caso das crianças, a crescer corretamente.

O ideal é que pegar no sono entre as 9 e 11 da noite.

Você tem problemas a cada noite quando tenta dormir? Conciliar o sono é uma tarefa titânica que você só consegue com medicamentos de efeitos colaterais negativos? Neste caso, você deve saber que não é o único.

Milhões de pessoas enfrentam este problema quase que diariamente. O que poucos consideram ou se lembram é que tanto seus hábitos como seus alimentos têm grande influência nisso.

Para dormir melhor, recomendamos que inclua certos alimentos em sua dieta. Lembre-se de que você deve jantar duas horas antes do momento de dormir, para dar tempo ao seu organismo realizar a digestão.

1. Amêndoas para dormir melhor

As amêndoas são um grande aliado na hora de conseguir um melhor sono. Seu aporte de triptofano e magnésio ajuda a produzir a quantidade correta do hormônio de sono.

Além disso, as amêndoas contêm altas concentrações de gorduras saudáveis que também ajudarão a diminuir o peso enquanto você dorme.

  • Recomendamos a você que as coma cruas, apesar de, se quiser dar algum sabor, poder assá-las.
  • Uma boa opção seria em uma bebida com bananas e morango, sem adoçantes
  • Lembre-se de que tanto a fruta como as amêndoas contêm calorias suficientes, a noite o gasto calórico é menor

2. Pão integral

Graças aos cereais, o pão integral contém vitamina B1 e B6. Você pode combiná-lo com mel para que o triptofano chegue ainda mais rápido ao cérebro, onde se transformará em serotonina, que ajuda a dormir melhor.

Assim, algumas das dietas mais famosas recomendam comer um pão integral com mel antes de dormir, para intensificar o fluxo de triptofano no organismo.

No momento de comprar o seu pão integral, recomendamos a você escolher as opções artesanais. Se não for possível, verifique as embalagens e escolha o que contenha menos açúcar e mais ingredientes integrais.

Quer conhecer mais? 6 maravilhosas ideias de sanduíche sem pão que você vai adorar

3. Chocolate Amargo

O chocolate amargo pode ser encontrado em milhares de produtos e sabores, desde que se preserve a essência do mesmo. Este alimento estimula a produção de serotonina, que relaxa o corpo e a mente.

Graças às reservas de manteiga de cacau que contém, este tipo de chocolate também ajuda a prevenir as enfermidades do coração.

4. Bananas

As bananas ajudam a dormir melhor do que os medicamentos. Esta fruta é um alimento completo. Além de ter uma grande quantidade de nutrientes, estimula a melatonina e a serotonina para melhorar a qualidade do sono.

Uma banana antes de dormir fornece ao organismo uma boa dose de magnésio e potássio. Estes dois minerais cumprem a função de relaxantes musculares e dos nervos.

Você verá que o desconforto ao dormir se reduzirá consideravelmente e você acordará bem leve.

5. Chás de ervas

Poderiam ser considerados uma das melhores escolhas para ter um sono prolongado e reparador. Chás como o de camomila, erva-cidreira, lavanda, maracujá, tília ou limão possuem propriedades relaxantes e sedativas.

Isso significa que você poderá descansar melhor sem despertar a todo momento. Recomendamos consumi-los quentes e sem açúcar, pelo menos, 10 minutos antes de dormir.

Se você não está acostumado a tomar bebidas sem açúcar, talvez estranhe um pouco, mas espere alguns dias e você se acostumará.

6. Leite 

O leite é rico em triptofano e cálcio. Este último ajuda o triptofano a ser absorvido melhor pelo organismo. O leite também é um alimento básico tanto para as crianças como para os adultos, por seu conteúdo de vitaminas A e D.

Aconselhamos bebê-lo morno. Deste modo o relaxará, e isso ajudará também a reduzir os níveis de estresse do corpo. Por sua vez, os carboidratos e as gorduras do leite aumentam a insulina.

É facilitada assim a passagem de triptofano por seu corpo, ampliando os benefícios deste componente para se obter um melhor sono.

7. Frango

O frango é rico em triptofano e se torna muito fácil de digerir. Assim, é muito recomendável um sanduíche integral para o jantar, acompanhado de uma porção de amêndoas antes de dormir.

Trata-se de um jantar superfácil de preparar, de servir e de digerir. E, acima de tudo, resulta em uma excelente opção para quem sempre tem fome ao longo da noite.

8. Mel

O mel tem glicose, que indica ao cérebro que este deve diminuir a função da orexina, uma substância diretamente relacionada com a vigília.

Consumir um pouco de mel pode ajudar seu corpo a notar quando é o momento de dormir. Como mencionamos antes, você pode tomar chás e infusões, mas o ideal é não incluir adoçantes.

Se você quiser algo realmente doce, tome ou adicione um pouco de mel.

Não deixe de ler: Isso é o que acontece no seu corpo quando você come chocolate amargo

9. Cerejas

Uma das melhores comidas para poder dormir melhor e por longos períodos de tempo são as cerejas. A melatonina que elas contêm melhora seus hábitos de sono. Você precisa apenas comer umas 8 cerejas como parte de seu jantar.

Temos certeza de que você poderá criar jantares realmente deliciosos com estes 9 alimentos que recomendamos para dormir.

Pense em novas variantes de seu jantar habitual. Você verá excelentes resultados em pouquíssimos dias.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  1. Meng X, Li Y, Li S, Zhou Y, Gan RY, Xu DP, et al. Dietary sources and bioactivities of melatonin [Internet]. Vol. 9, Nutrients. Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI); 2017 [cited 2019 Jan 3]. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28387721
  2. Halson SL. Sleep in elite athletes and nutritional interventions to enhance sleep. Sport Med [Internet]. 2014 May [cited 2019 Jan 3];44(SUPPL.1):S13-23. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24791913
  3. Zeng Y, Yang J, Du J, Pu X, Yang X, Yang S, et al. Strategies of Functional Foods Promote Sleep in Human Being. Curr Signal Transduct Ther [Internet]. 2015 Apr 14 [cited 2019 Jan 3];9(3):148–55. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26005400

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.