9 alimentos para aliviar a gastrite
A inflamação do estômago, mais conhecida como gastrite, é uma condição crônica que pode ser gerada por várias razões. No entanto, existem mecanismos para aliviar a gastrite naturalmente.
Hoje vamos dar uma série de recomendações que podem ser muito eficazes nesse processo. Tudo a partir dos alimentos que você consome diariamente.
Algumas possíveis causas da gastrite
No primeiro caso, um dos motivos mais frequentes pelos quais a gastrite ocorre diz respeito à ingestão de medicamentos como analgésicos e aspirina. Isto porque eles podem ter um efeito negativo nas paredes do estômago.
Em segundo lugar, o consumo excessivo e frequente de álcool também influencia fortemente o aparecimento da gastrite.
Além disso, a ingestão constante de chá, café e suco de limão antes de comer pode causar irritação das paredes do estômago. Isso pode causar gastrite a longo prazo.
Finalmente, embora não seja um gatilho, comer alimentos muito quentes ou muito frios pode piorar a gastrite. Ao entrar em contato com as paredes do estômago, pode causar irritação e gerar dor.
Sintomas
Se você apresentar uma combinação dos sintomas que mencionaremos abaixo, é preciso consultar um gastroenterologista com urgência, pois você pode estar sofrendo de gastrite aguda:
- Perda de apetite, principalmente nas primeiras horas da manhã.
- Sensação de queimação ou dor no estômago.
- Dor na barriga ou nas costelas.
- Vômitos que podem ser acompanhados de sangue.
- Presença de sangue nas fezes.
9 escolhas alimentares para aliviar a gastrite
Se for confirmado que você tem gastrite ou tem um parente ou conhecido que a tenha, esta informação será muito útil. Aqui estão alguns dos melhores alimentos para aliviar a gastrite.
1. Mel
O mel tem diversos compostos antioxidantes. Estes podem ajudar a fortalecer o revestimento das paredes do estômago. Portanto, pode ser benéfico para evitar e aliviar a gastrite.
- Para fazer isso, diariamente tome um copo de água morna e adicione duas colheres de sopa de mel.
- Tome esta bebida todos os dias em jejum. Logo você notará uma diminuição notável na azia.
2. Azeite de oliva
O azeite de oliva também pode ajudar a aliviar a irritação nas paredes do estômago graças às suas propriedades anti-inflamatórias.
- Para aproveitar seus benefícios, coloque uma colher de sopa desse óleo em uma xícara de água quente ou leite morno.
- Tome diariamente e consuma com o estômago vazio. Com isso, você ajudará a reduzir a irritação.
3. Cebola
A cebola pode ser recomendada para aliviar a gastrite. De acordo com alguns estudos, ela pode contribuir para a eliminação da Helicobacter pylori. Esta bactéria é uma das responsáveis pelo aparecimento da gastrite.
No entanto, é aconselhável ter cuidado para não a consumir em excesso, pois é um vegetal muito forte. Além disso, em algumas pessoas, pode causar náuseas, vômitos ou flatulência. Portanto, é sempre aconselhável consultar o médico antes de começar a consumi-la.
- Para tirar proveito de suas propriedades, você pode comer um quarto de colher de cebola.
- Se você tiver a possibilidade, opte pela cebola negra. Isso lhe proporcionará ainda mais vitaminas e minerais.
4. Aveia
A aveia também é uma excelente opção para aliviar a gastrite graças às suas propriedades antioxidantes. Ela o ajudará a limpar o corpo.
Você pode tomar café da manhã diariamente com mingau de aveia adoçado com mel.
Confira também: 5 hábitos que podem piorar a gastrite
5. Mamão
Você sabia que as sementes de mamão podem ser um grande aliado da sua saúde gástrica? Isso porque elas contêm “papaína”. Esta enzima ajuda a quebrar proteínas alimentares e neutralizar os ácidos gástricos. Portanto, pode ser altamente recomendada para aliviar a gastrite.
Para aproveitar seus benefícios, primeiro extraia as sementes de mamão e seque-as ao sol. Depois de secas, simplesmente amasse-as até obter um pó. Posteriormente, coloque uma pequena quantidade desse pó em uma fatia de abacaxi e coma no café da manhã. Isso vai gerar alívio imediatamente.
6. Sementes
- Primeiro, faça uma mistura de sementes de funcho, cardamomo verde e canela em quantidades iguais. Todas estas sementes possuem vitaminas e minerais que favorecem a digestão.
- Em seguida, coloque-as para fritar em uma panela seca por 30 segundos.
- Depois, amasse-as para obter um pó. Você pode tomar uma colher de chá após a refeição.
- No entanto, é conveniente não exceder o seu consumo. Qualquer coisa em excesso pode ser prejudicial.
7. Sal preto
Por cerca de dois meses, você pode comer duas ou três colheres de chá de sal preto após cada refeição.
Ele contém menos iodo do que o sal normal e também possui propriedades anti-inflamatórias. Portanto, pode ajudá-lo a reduzir significativamente os sintomas da gastrite.
8. Salsa
A salsa é outra boa opção para aliviar a gastrite. Isto acontece devido às suas propriedades diuréticas e ao seu conteúdo mineral, como potássio, cálcio ou fósforo.
- Para aproveitar seus benefícios, primeiro esprema o suco de salsa pura.
- Em seguida, adicione um pouco de sal preto e pimenta preta em pó.
- Tome 3 colheres de sopa desse xarope após cada refeição.
9. Gengibre
O gengibre é benéfico no alívio de todos os desconfortos e condições que envolvam o estômago. Isto acontece devido às suas propriedades antioxidantes que ajudam a limpar o estômago.
Para gastrites e úlceras, você pode fazer uma infusão misturando gengibre com cebola. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação e a náusea.
No entanto, é aconselhável não exceder a ingestão deste remédio, pois ambos os componentes são bastante fortes.
Uma dieta para pessoas com gastrite
Se você tiver gastrite, deve manter uma dieta consistente com os métodos que explicamos anteriormente.
Caso contrário, eles podem não funcionar, ou pelo menos não conforme o esperado. Além disso, você também pode incluir iogurte, frutas, água de coco e alimentos com baixo teor de gordura.
O que você não deve comer
Há muitos alimentos que são prejudiciais para aqueles que têm gastrite, pois eles agravam a irritação. Portanto, se você tiver gastrite, será preciso evitar o seguinte:
- Álcool
- Café e chá
- Refrigerantes ou pasteurizados
- Produtos com cacau
- Sucos cítricos
- Carne vermelha
- Alimentos picantes
Outras recomendações para aliviar a gastrite
Mesmo que você não sinta fome, não deve passar muito tempo sem comer. Se o seu estômago estiver vazio, ficará mais irritado, fazendo a gastrite piorar. Especialmente, tente tomar um bom café da manhã, mesmo que você não esteja com fome.
Não deixe de ler: Como controlar a gastrite: 3 hábitos que te ajudam
Por outro lado, não se esqueça de beber pelo menos 8 copos de água durante o dia. Isso o ajudará a eliminar as bactérias que se alojam no estômago, o que só agrava a gastrite.
Finalmente, lembre-se de que, principalmente no caso da gastrite aguda, apenas a dieta não é suficiente. Ela pode ajudar a aliviar os sintomas, mas é sempre melhor consultar um médico. Esta dieta pode ser um complemento perfeito para o tratamento medicinal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gupta, E. (s.f.). GERD Diets: foods that help with acid reflux (heartburn). Johns Hopkins Medicine. Consultado el 31 de mayo de 2024. https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/gerd-diet-foods-that-help-with-acid-reflux-heartburn
- Mayo Clinic. (2024). Gastritis. Consultado el 5 de junio de 2024. https://www.mayoclinic.org/es/diseases-conditions/gastritis/symptoms-causes/syc-20355807
- Medrano, L. American Heart Association News. ( 2023). Papaya’s milky texture packed with nutrients. Consultado el 5 de junio de 2024. https://www.heart.org/en/news/2023/10/13/papayas-milky-texture-packed-with-nutrients
- Mount Sinai. (s.f.). Gastritis. Consultado el 31 de mayo de 2024. https://www.mountsinai.org/health-library/condition/gastritis
- National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. (2019). Gastritis y gastropatía. Consultado el 30 de mayo de 2024. https://www.niddk.nih.gov/health-information/informacion-de-la-salud/enfermedades-digestivas/gastritis-gastropatia/definicion-hechos
- Sreeja, S. R., Le, T-D., Eom, B. W., Oh, S. H., Shivappa, N., Hebert, J. R., & Kim, M. K. (2022). Association between the dietary inflammatory index and gastric disease risk: findings from a Korean population-based cohort study. Nutrients. 14(13): 2662. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9268659/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.