8 usos surpreendentes do bicarbonato de sódio para a beleza

· 29 de janeiro de 2015
Embora o bicarbonato possa nos ajudar a branquear os dentes, não devemos usá-lo em excesso, já que é muito abrasivo e pode acabar danificando o esmalte.

A maioria das mulheres procura sempre se manter bonita e radiante, para se sentir bem consigo mesma e atrair alguns olhares. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 8 usos surpreendentes do bicarbonato de sódio para a beleza.

Muitas acham que é preciso investir grande quantidade de dinheiro em cosméticos e tratamentos de beleza para manter a beleza, sem se quer imaginar que em casa podemos ter os melhores aliados para a nossa pele, cabelo e até os dentes.

Um desses maravilhosos aliados da beleza que podemos achar facilmente em casa é o bicarbonato de sódio, um produto que conhecemos pelos seus usos na cozinha e na saúde, mas que também nos oferece ótimos benefícios para os nossos tratamentos de beleza.

Uma das grandes vantagens do bicarbonato de sódio é que o seu preço é muito econômico e, além disso, podemos encontrá-lo em quase qualquer mercadinho ou supermercado próximo.

Você quer saber como aproveitar o bicarbonato de sódio na beleza?

Bicarbonado de sódio para a beleza: esfoliante

Os especialistas em beleza sempre recomendam esfoliar a pele regularmente para eliminar o excesso de células mortas e todas aquelas impurezas que vão se acumulando no dia a dia.

O bicarbonato de sódio pode ser seu melhor aliado para esfoliar a pele se você simplesmente misturar uma parte de água com três de bicarbonato e aplicar a pasta em qualquer parte do corpo realizando suaves massagens circulares.

Uma vez finalizada a esfoliação, é necessário lavar bem com água morna e aplicar um creme hidratante.

Limpeza profunda do cabelo

Mascara para cabelo com bicarbonato de sódio

Quando o nosso cabelo acumula resíduos do dia a dia, começa a parecer oleoso e muito desconfortável.

Para solucionar isso é recomendável misturar uma colher de café de bicarbonato de sódio no xampu e depois aplicá-lo com suaves massagens pelo cabelo, deixando atuar por 10 minutos.

Depois de lavado, você sentirá o cabelo mais limpo e fresco.

Joelhos e cotovelos

Os joelhos e os cotovelos são duas áreas do nosso corpo que costumam sofrer muito devido ao ressecamento.

Para hidratar estas partes do corpo, basta misturar um pouco de bicarbonato de sódio no seu creme hidratante diário e massagear estas áreas ressecadas e ásperas.

Descubra: Dicas para hidratar seus cabelos

Mãos de seda

Creme para as mãos com bicarbonato de sódio

Para ter mãos e unhas saudáveis, faça uma pasta com um pouco de bicarbonato de sódio e água, depois aplique-a sobre a suas mãos e unhas para deixá-las suaves, livres de sujeiras e sem células mortas.

Dentes mais brancos

O bicarbonato de sódio é um ingrediente muito eficaz para branquear os dentes de forma natural. Inclusive algumas indústrias de pasta dental o incluem como um dos seus ingredientes para melhorar os resultados da pasta.

Para utilizá-lo naturalmente com este fim, misture um pouco de bicarbonato de sódio com água e uma pitada de sal, depois utilize esta pasta para escovar os dentes e eliminar as manchas.

Outra boa ideia é fazer gargarejos de água com bicarbonato de sódio para combater o problema de mau hálito.

Desodorante natural com bicarbonato de sódio

Desedorante caseiro com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ingrediente ideal para neutralizar os maus odores, por isso é recomendado para reduzir o mau odor da transpiração.

Você pode aplicá-lo em forma de pasta nas axilas ou também pode acrescentar meia xícara deste produto na banheira para aproveitá-lo durante o banho.

Também pode ser utilizado como um esfoliante para as axilas, para eliminar essa mancha escura desagradável que se forma nesta parte do corpo pelo uso frequente de desodorantes e antitranspirantes.

Neste caso, é conveniente aplicá-lo duas vezes por dia realizando massagens circulares suaves.

Leia também: Conheça os melhores desodorantes caseiros

Bicarbonato de sódio para a beleza e para o tratamento da acne

O bicarbonato de sódio é um ingrediente também eficaz para tratar a acne e as espinhas antiestéticas na pele, assim como o excesso de oleosidade.

Para isso, misture um pouco de bicarbonato de sódio com limão e aplique a pasta sobre a acne e as espinhas.

É muito importante fazer este tratamento à noite, pois pode manchar a pele se você se expuser ao sol.

Relaxar e amaciar os pés

Relaxar_os_pés

Os nossos pés precisam de cuidados muito especiais para relaxar depois de um dia difícil e manter a pele livre de células mortas.

O bicarbonato pode ajudar você a manter a beleza e saúde dos pés; para isto, é necessário apenas misturar três colheres de bicarbonato de sódio em um recipiente com água e mergulhar os pés na preparação por 10 minutos.