Logo image
Logo image

8 razões pelas quais poderia se sentir esgotado

4 minutos
Você sabia que o sedentarismo e a falta de atividade física podem ser os responsáveis pelo seu cansaço? Graças ao exercício, aumentamos nossa resistência e melhoramos nossa saúde cardiovascular.
8 razões pelas quais poderia se sentir esgotado
Maricela Jiménez López

Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López

Última atualização: 23 agosto, 2022

A sensação de cansaço ou de esgotamento pode ser o resultado de um excesso de esforço físico, uma doença ou um problema emocional; entretanto, quando não é assim, pode haver outros fatores influindo sem que você possa notar. Veja 8 coisas que poderiam explicar por que você poderia se sentir esgotado com frequência.

Sentir-se fatigado ou com doenças corporais próprias do cansaço pode impedir que realizemos com normalidade nossas das atividades cotidianas.

Embora seja normal sofrê-lo de forma ocasional, é melhor prestar muita atenção quando aparece de forma recorrente e acompanhado de outros mal-estares.

Para erradicar por completo os episódios frequentes desse sintoma, é bom conhecer as possíveis causas que o estão desencadeando.

1. Não tomar suficiente água pode fazer você se sentir esgotado

Some figure

Os especialistas em saúde repetiram em várias oportunidades: “Estar desidratado é prejudicial para o corpo”.

De fato, estima-se que 2% de desidratação já supõe uma significativa perda de energia para o corpo, por isso aparece a fadiga e a fraqueza.

A falta de água faz com que se reduza o volume de sangue, tornando-o mais denso e reduzindo a atividade cardíaca.

Ao fazer com que o coração bombeie o sangue com menos força, o oxigênio e os nutrientes demoram mais a chegar às células do corpo e é exatamente aí quando se produz a fraqueza física e mental.

Quer saber mais? Leia: Benefícios de tomar um copo de água em jejum

2. Problemas de tireoide

Quando o cansaço e a debilidade são coisa que você sente quase todos os dias, é conveniente consultar o médico para checar a sua tireoide.

Essa glândula está localizada no pescoço é a responsável por regularizar o metabolismo e segregar alguns hormônios importantes para o funcionamento do corpo.

Quando ela desenvolve algum transtorno ou alteração, desencadeiam-se uma série de sintomas que podem diminuir a qualidade de vida se eles não forem controlarem.

3. Levar uma vida sedentária

Some figure

Algumas pessoas podem pensar que fazer atividade física pode fazê-los se sentir mais esgotados durante o dia, mas, na verdade, isso não é assim.

Através do exercício, regulariza-se a força e aumenta a resistência para melhorar a função muscular e do sistema cardiovascular.

A prática regular desse hábito melhora a função do coração e faz com que o oxigênio e os nutrientes cheguem aos tecidos do corpo quando são necessários.

4. A anemia pode fazer você se sentir esgotado

A anemia é uma doença que é produzida pela deficiência de hemoglobina, substância rica em ferro cuja função é a de levar o oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo.

Se o corpo não receber suficiente oxigênio, os músculos e as células se enfraquecem e pode ser originada uma fadiga crônica.

5. Infecções urinárias

Some figure

Essas doenças, de maior incidência nas mulheres, costumam se apresentar com sintomas como a febre, a ardência e a urgência de urinar.

Mas, quando não é controlada a tempo, as bactérias continuam a se proliferar e enfraquecem a resposta imunológica do corpo, e terminam causando fraqueza.

6. Pular o café da manhã pode fazer você se sentir esgotado

Os alimentos desempenham um papel muito importante na saúde geral do corpo e, graças aos seus nutrientes, o organismo pode se manter ativo durante todo o dia.

Na hora de dormir, o corpo usa parte dos compostos do jantar anterior para manter o bombeamento do sangue e transportar o oxigênio.

Então, ao se levantar no dia seguinte, a primeiro coisa que a gente precisa é de se abastecer de combustível, tomando o café da manhã.

Pular essa refeição pode causar esgotamento físico e mental, mesmo que sejam consumidas refeições em horas posteriores.

7. Ingerir comida pouco nutritiva pode fazer você se sentir esgotado

Some figure

A comida pouco nutritiva ou fast food está carregada de açúcares, carboidratos e gorduras saturadas que a única coisa que fazem é gerar estragos no organismo.

Ao alterar o índice glicêmico e aumentar os níveis de açúcar no sangue são produzidas fortes recaídas físicas que, em ocasiões, só podem ser tratadas com repouso.

É essencial manter os níveis de açúcar em valores estáveis, não só para evitar se sentir esgotado, mas também para evitar doenças que requerem mais cuidados, como a diabetes tipo 2.

Não se esqueça de ler: 5 Alimentos que nunca deveríamos consumir novamente

8. Apneias do sono podem fazer você se sentir esgotado

A apneia do sono é um transtorno que gera interrupções momentâneas da respiração enquanto se está dormindo.

Cada vez que a apneia é produzida, o ciclo de sono se altera, por isso há uma grande possibilidade de desenvolver sintomas comuns como o esgotamento e irritação.

Se nenhuma dessas razões parece explicar o frequente cansaço e ele permanece durante mais de seis meses sem melhora alguma, é muito provável que se trate de uma condição conhecida como fadiga crônica.

Em casos tão extremos, é necessário procurar apoio médico, já que será preciso um tratamento especial e algumas avaliações profissionais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Catabria, U. de. (2001). Glándula Tiroides. https://doi.org/10.1210/jcem.84.2.5444
  • Piense en su tiroides [Internet]. OCPL NIH. 2018. https://salud.nih.gov/articulo/piense-en-su-tiroides/
  • Ryan, S. (2016). Obstructive Sleep Apnea. In International Encyclopedia of Public Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-803678-5.00311-8
  • Weiss, G., & Goodnough, L. T. (2005). Anemia of chronic disease. New England Journal of Medicine. https://doi.org/10.1056/NEJMra041809

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.