Ruibarbo para cuidar da tireoide naturalmente

· 10 de novembro de 2018
O funcionamento da tireoide é fundamental para o bem-estar do organismo, já que os hormônios tireoidianos participam em muitos processos. Graças às suas propriedades, o ruibarbo pode nos ajudar a cuidar dela.

O ruibarbo tem muitas propriedades benéficas para a saúde, entre elas cuidar da tireoide. Hoje explicaremos como preparar e consumir essa planta para usufruir dos seus benefícios.

A tireoide está localizada na região do pescoço, acima da clavícula, posicionada sobre a traqueia. Os hormônios tireoides participam em muitos processos e têm efeitos sobre quase todos os tecidos do organismo. São essenciais principalmente para o crescimento, desenvolvimento nervoso, metabolismo de gorduras e carboidratos, dentre outras funções.

Por isso é importante não descuidar da saúde da tireoide e verificar seu estado diante de qualquer alteração no organismo.

Além disso, uma falha em sua estrutura anatômica ou em sua funcionalidade pode causar diversas complicações que afetariam a disposição para enfrentar a rotina diária.

Assim, as mudanças repentinas de humor e o descontrole de peso seriam muito comuns dentre os sintomas da disfunção desta glândula.

Esta glândula é realmente tão importante?

A glândula tireoide é realmente importante, e pode ser cuidada com ruibarbo

A tireoide é fundamental para o ser humano, porque dela não só depende a produção de hormônios como também o estado psicológico do indivíduo. Quando realmente existe um desajuste neste órgão, o corpo responde com mudanças de peso, humor e inclusive mudanças anatômicas, como o bócio.

Os hormônios que a tireoide segrega regulam o metabolismo e intervêm no sistema nervoso. Por isso qualquer problema nesta área pode provocar falta de concentração, irritabilidade, esgotamento e depressão, o que pode afetar sua qualidade de vida.

Leia este artigo: 6 hormônios que interferem no ciclo de ovulação

Alerta a estes sintomas

Estes são os 6 avisos habituais que devem alertar você para atacar a tempo qualquer patologia que afete a sua tireoide:

  • Mudanças repentinas de peso.
  • Cãibras intermitentes.
  • Mudanças de humor que não têm motivos concretos (fatiga, tristeza…).
  • Queda do cabelo e unhas e mudanças em sua coloração.
  • Sentir muito frio ou calor.
  • Alterações no ciclo menstrual.

Doenças que afetam este órgão

  • Hipertireoidismo: a glândula tireoide produz o hormônio tireoide em excesso.
  • Hipotireoidismo: a glândula tireoide não produz a quantidade de hormônio que o corpo precisa.
  • Bócio: quando ocorre um novo crescimento da glândula.
  • Câncer.
  • Nódulos.
  • Tireoidite.

Mas, atenção! O diagnóstico destes transtornos deve ser feito por um especialista, que indicará os exames físicos e os testes que devem ser realizados para começar o tratamento.

Em alguns casos será necessário realizar uma biópsia, terapias, cirurgias ou tratamento com iodo radioativo.

O ruibarbo para tratar a tireoide

O ruibarbo é uma planta que parece possuir propriedades medicinais. Assim, seu consumo pode ajudar a regular a função da tireoide.

Com ele você pode preparar sobremesas, usar como acompanhamento para preparar carnes e peixes, cozinhar ao vapor ou assar.

Seu talo e suas raízes têm um alto teor de minerais e vitaminas com função depurativa, antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, ajuda a combater eficazmente a prisão de ventre.

Entretanto, neste caso vamos falar de suas possíveis propriedades para aprimorar a atividade da tireoide.

Em caso de inflamação ou bócio

O ruibarbo tem uma alta concentração de emodina, uma substância natural que pode ter efeitos laxantes e anti-inflamatórios. Assim, caso note um crescimento na glândula tireoide, consuma esta planta como um tratamento inicial.

Descubra: 6 vitaminas que não podem faltar em sua dieta

Fonte de vitaminas

A tireoide funciona melhor com a quantidade certa de minerais e vitaminas. Por isso, incluir na dieta o ruibarbo poderia ajudar o organismo a obter os nutrientes necessários para um melhor funcionamento.

O ruibarbo tem um importante teor nutricional e, dentre seus nutrientes se destacam:

  • Vitaminas (A, C, K, E e B1, B2, B3, B5 e B9)
  • Minerais (fósforo, ferro, cálcio, magnésio, cobre, selênio, zinco, potássio e sódio)

Limpeza

Ruibarbo como opção natural para realizar limpeza na tireoide

Nosso organismo recebe constantemente diferentes metais pesados e toxinas, produto da contaminação ambiental, dos maus hábitos que mantemos e de certos alimentos. Este fato prejudica a saúde da tireoide e consequentemente o funcionamento de seu metabolismo.

Assim, para evitar que isso aconteça, poderíamos fazer uma limpeza natural, um processo depurativo e desintoxicante. Neste caso, o ruibarbo funciona como um depurador natural graças à quantidade de fibras e às propriedades laxantes que tem.

Em sua raiz, concentra-se um alto teor de taninos. Estas substancias adstringentes ajudam a desintoxicar o corpo de todos os radicais livres e toxinas que ameaçam a sua saúde, além de agirem como cicatrizantes e anti-inflamatórios.

Poderia ajudar a prevenir o câncer de tireoide

Para prevenir esta terrível doença, graças à capacidade do ruibarbo de eliminar os radicais livres, poderia reduzir os danos que estes causam no tecido celular e que podem desencadear um câncer.

Como vimos, o ruibarbo é uma grande opção que deve ser considerada para prevenir qualquer dano na tireoide. Lembre-se de controlar a saúde deste órgão, porque sua qualidade de vida depende muito dele!