8 métodos que ajudam a combater os transtornos do sono

· 28 de abril de 2017
Para poder conciliar o sono, é bom relacionar o quarto e a cama unicamente com o descanso e devemos evitar todo elemento que distraia

Ter uma boa qualidade de sono é uma necessidade biológica. O sono participa de funções muito importante para a saúde física e cognitiva.

Durante o período de descanso o corpo renova suas energias e realiza algumas tarefas que não pode realizar em outro momento do dia.

Isso gera uma agitação em todos os sistemas do corpo. Aumenta a concentração e o rendimento em todas as atividades do dia seguinte.

O problema é que cada vez são mais comuns as dificuldades para alcançar um sono completo e reparador: o estilo de vida moderno e a tecnologia interferem em seu desenvolvimento.

Isso se vê refletido em mudanças bruscas de humor e outras reações corporais que afetam pouco a pouco a qualidade de vida.

Felizmente, existem vários métodos naturais que, aplicados continuamente, ajudam a enfrentar os problemas e alcançar um descanso adequado.

Neste artigo queremos compartilhar os 8 mais eficazes para que não deixe de testá-los quando o sono não vem.

1. Consumir um jantar leve

O consumo de um jantar leve, duas ou três horas antes de dormir, é essencial para alcançar um sono reparador e sem interrupções.

Ingerir um jantar muito farto ou irritante pode provocar refluxo ácido ou indigestão, o que se converte em um obstáculo para o descanso.

É claro que também não é bom dormir sem jantar, dado que a sensação de fome também pode atacar durante a noite.

2. Usar a cama somente para descansar

Associar mentalmente a cama com o sono é determinante para sentir desejos de dormir seja na hora que for.

É primordial evitar o uso do quarto para realizar atividades relacionadas com o trabalho ou alheios ao descanso.

3. Criar um ambiente perfeito no quarto

O ambiente do quarto tem muito a ver com a facilidade para conseguir um sono adequado e reparador.

Ter uma cama confortável, usar os travesseiros apropriados e evitar as fontes de luz é ideal para induzir o corpo ao descanso.

Logo, é bom manter o quarto livre de elementos dispersantes, maus cheiros ou qualquer outra coisa que possa interferir em seu ambiente de relaxamento.

4. Estabelecer uma rotina de sono

Ter um horário fixo para ir dormir e acordar é um costume muito bom para combater os problemas de sono.

O corpo vai se adaptando aos horários que lhe são impostos e, com os dias, manifesta os desejos de dormir nas horas estabelecidas.

Logicamente, para que dê bons resultados é necessário ir para a cama sem elementos distrativos como a televisão ou o celular.

5. Evitar os cochilos longos

Dormir muito durante o dia pode se converter em um problema para descansar o necessário quando a noite chegar.

Não é ruim tirar um pequeno cochilo durante a tarde, o ideal é não exceder 20 minutos.

6. Não ingerir substâncias estimulantes

O consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e o café trazem para o organismo uma ampla variedade de substâncias estimulantes que mantém o cérebro em alerta.

Por óbvias razões isso se converte em um problema para dormir bem, dado que o cérebro fica ativo e não recebe os sinais que indicam que deve descansar.

7. Evitar o exercício intenso durante a noite

A prática de exercício físico de alta intensidade tem muitos benefícios para o peso corporal e para a saúde, mas não é adequado praticá-lo durante a noite.

O esforço implicado, somado ao estímulo que causa no cérebro, gera várias dificuldades para conciliar o sono no horário adequado.

O indicado é deixá-lo para outros momentos do dia, mínimo de 5 horas antes de ir dormir.

8. Ingerir remédios naturais

Os remédios ricos em triptofano, um aminoácido essencial, aumentam a produção de melatonina no corpo, que combate a insônia e outros transtornos de sono.

Sua ingestão exerce um efeito sedativo a nível mental e corporal, por isso que favorece o relaxamento do corpo para que descanse sem problemas.

Entre estes remédios cabe mencionar:

  • A infusão de casca de banana.
  • O leite quente.
  • A infusão de valeriana.
  • Os frutos secos.
  • O mel de abelha.
  • A infusão de camomila.

Segue com dificuldades para dormir? Coloque em prática todas estas recomendações todos os dias e descubra que são muito úteis para melhorar a qualidade de sono.