8 métodos que ajudam a combater transtornos do sono

4 de fevereiro de 2019
Para poder conciliar o sono, é bom relacionar o quarto e a cama unicamente com o descanso e evitar qualquer elemento que cause distração.

Ter uma boa qualidade de sono é uma necessidade biológica. O sono participa de funções muito importante para a saúde física e cognitiva. Portanto, precisamos aprender a combater os transtornos do sono.

Durante o período de descanso, o corpo renova suas energias e realiza algumas tarefas que não pode realizar em outro momento do dia.

Isso gera uma agitação em todos os sistemas do corpo, aumentando a concentração e o rendimento em todas as atividades do dia seguinte.

O problema é que cada vez são mais comuns as dificuldades para alcançar um sono completo e reparador: o estilo de vida moderno e a tecnologia interferem em seu desenvolvimento.

Isso se vê refletido em mudanças bruscas de humor e outras reações corporais que afetam pouco a pouco a qualidade de vida.

Felizmente, existem vários métodos naturais que, aplicados continuamente, ajudam a combater os transtornos do sono e ter um descanso adequado.

Neste artigo, queremos compartilhar os 8 mais eficazes para que você não deixe de testá-los quando o sono não vem.

8 métodos que ajudam a combater os transtornos do sono

1. Fazer um jantar leve

transtornos do sono

Um jantar leve, duas ou três horas antes de dormir, é essencial para alcançar um sono reparador e sem interrupções.

Ingerir um jantar muito farto ou irritante pode provocar refluxo ácido ou indigestão, o que se transforma em um obstáculo para o descanso.

Leia mais: Dicas para reduzir o refluxo gástrico

É claro que também não é bom dormir sem jantar, dado que a sensação de fome também pode aparecer durante a noite, atrapalhando o descanso.

2. Usar a cama somente para descansar

Associar mentalmente a cama com o sono é determinante para sentir desejo de dormir seja na hora que for.

Dessa forma, é primordial evitar o uso do quarto para realizar atividades relacionadas com o trabalho ou alheios ao descanso.

3. Criar um ambiente perfeito no quarto

transtornos do sono

O ambiente do quarto tem muito a ver com a facilidade para conseguir um sono adequado e reparador.

Ter uma cama confortável, usar os travesseiros apropriados e evitar as fontes de luz é ideal para induzir o corpo ao descanso.

Logo, é bom manter o quarto livre de elementos dispersantes, maus cheiros ou qualquer outra coisa que possa interferir em seu ambiente de relaxamento.

4. Estabelecer uma rotina de sono

Ter um horário fixo para ir dormir e acordar é um costume muito bom para combater os transtornos do sono.

O corpo vai se adaptando aos horários que lhe são impostos. Assim, com o passar dos dias, manifesta os desejos de dormir nas horas estabelecidas.

Logicamente, para que dê bons resultados, é necessário ir para a cama sem elementos distrativos como a televisão ou o celular.

5. Evitar cochilos longos

transtornos do sono

Dormir muito durante o dia pode se transformar em um problema para descansar o necessário quando a noite chegar.

Não é ruim tirar um pequeno cochilo durante a tarde, mas o ideal é não exceder 20 minutos.

6. Não ingerir substâncias estimulantes

O consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e café trazem para o organismo uma ampla variedade de substâncias estimulantes que mantêm o cérebro em alerta.

Leia também: Bebidas que engordam: confira quais são elas

Por óbvias razões, isso se transforma em um problema para dormir bem, dado que o cérebro fica ativo e não recebe os sinais que indicam que deve descansar.

7. Evitar exercício intenso durante a noite

transtornos do sono

A prática de exercício físico de alta intensidade tem muitos benefícios para o peso corporal e para a saúde, mas não é adequado praticá-lo durante a noite.

O esforço implicado, somado ao estímulo que causa no cérebro, gera várias dificuldades para conciliar o sono no horário adequado.

O indicado é deixar o exercício físico para outros momentos do dia, no mínimo 5 horas antes de se deitar.

8. Ingerir remédios naturais

Os remédios ricos em triptofano, um aminoácido essencial, aumentam a produção de melatonina no corpo, que combate a insônia e outros transtornos do sono.

Sua ingestão exerce um efeito sedativo a nível mental e corporal. Dessa forma, favorece o relaxamento do corpo para que descanse sem problemas.

Entre estes remédios cabe mencionar:

  • Infusão de casca de banana.
  • Leite quente.
  • Infusão de valeriana.
  • Frutos secos.
  • Mel de abelha.
  • Infusão de camomila.

E aí, você tem dificuldades para dormir? Coloque em prática essas recomendações todos os dias e descubra que são muito úteis para melhorar a qualidade do seu sono.

  • Culebras, A. (2016). Sleep Disorders. In International Encyclopedia of Public Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-803678-5.00410-0
  • Burgess, H. J., & Molina, T. A. (2014). Home lighting before usual bedtime impacts circadian timing: A field study. Photochemistry and Photobiology. https://doi.org/10.1111/php.12241