8 hábitos que prejudicam sua aparência sem que você perceba

· 15 de abril de 2018
Embora pareça mais confortável pentear os cabelos ao sair do banho, é aconselhável esperar que os fios sequem para não danificá-los. Descubra outros hábitos comuns que prejudicam a aparência.

Normalmente não paramos para pensar sobre o que fizemos de certo e errado no dia a dia. No entanto, certamente você segue alguns hábitos que prejudicam a aparência ou que podem afetar sua saúde.

O problema é que, no momento em que nos damos conta, o dano pode já estar feito ou muito próximo.

É por isso que decidimos mostrar-lhe alguns hábitos que prejudicam a aparência e que comumente fazemos sem perceber que podem nos prejudicar.

Hábitos que prejudicam a aparência

1. Sentar-se com as pernas cruzadas

Esta é uma posição comum entre as mulheres. De fato, muitos a associam com a elegância.

  • No entanto, verifica-se que, quando sentamos de pernas cruzadas, o fluxo sanguíneo nas pernas é alterado e reduzido, produzindo problemas como as veias varicosas.
  • Além disso, é uma postura que leva a dores nas costas e problemas nos órgãos reprodutivos. Isto ocorre devido à pressão exercida na perna por longos períodos de tempo.

2. Tomar banho com água quente

Mulher tomando banho

Para muitas pessoas, este é um ato muito relaxante.

Sem perceber, pele é afetada pelas altas temperaturas, como fosse uma queimadura solar, alterando o equilíbrio natural da pele.

Por esse motivo, às vezes você pode favorecer o aparecimento de irritação, coceira ou ressecamento.

  • Dermatologistas recomendam diminuir a temperatura da água, além do tempo que você passa no chuveiro.
  • Também não devemos esquecer o uso de produtos hidratantes e que não têm efeitos agressivos sobre a pele.

Sempre que possível, evite aqueles com aromas fortes, bem como aqueles com partículas grosseiras que podem causar danos.

3. Pentear o cabelo imediatamente após o banho

Este é um hábito muito comum. É uma ação que é realizada quase automaticamente, mas causa muitos danos à saúde do cabelo, já que quando ele está úmido fica muito mais frágil do que quando está seco.

Então, se você pentear seu cabelo ainda molhado, é mais provável que ele quebre e caia.

  • Se você quiser manter seu cabelo saudável, é recomendável que, após o banho, seque o cabelo com uma toalha suave.
  • Depois, deixe secar naturalmente antes de escovar.
  • Independentemente do comprimento do seu cabelo, comece a pentear pelas pontas.

4. Usar esfoliante em excesso

Esfoliante natural

Às vezes acreditamos que, ao usar esfoliantes, nosso rosto permanecerá livre de imperfeições. O problema é que muitas vezes exageramos com o seu uso diário, aumentando a produção de óleo ou ficando com a pele seca.

Por esse motivo, os dermatologistas não concordam com o uso de cremes esfoliantes. Em vez disso, eles recomendam o uso de cremes de peeling formulados com ácido lático ou ácido glicólico.

5. A postura de pensar

Esta é uma posição muito comum que adotamos sem perceber, geralmente quando estamos concentrados lendo sentados na frente do computador.

Ao adotar essa posição, a mão faz uma pressão no queixo que, embora seja leve, está fazendo o osso hioide se mover gradualmente, quase imperceptivelmente.

Isso resulta em uma obstrução da circulação sanguínea na área e, como resultado, vai se formando a papada, ou queixo duplo. Da mesma forma, também acelera o envelhecimento precoce da pele.

6. Tocar o rosto constantemente

Mulher cobrindo o rosto

Nós levamos as nossas mãos ao rosto várias vezes ao dia sem perceber. Fazemos isso automaticamente e elas nem sempre estão limpas.

Com esta ação, podem ser causados vários danos à pele.

  • Irritações ou acne são comuns, já que a sujeira e as bactérias que se acumulam em suas mãos, sem perceber, passam imediatamente para o seu rosto quando você o toca.

7. Passar protetor solar apenas no rosto

O dano à camada de ozônio está aumentando, o que faz com que os raios solares penetrem de maneira mais direta, causando maiores danos à nossa pele.

Muitas vezes cometemos o erro de colocar protetor solar apenas na pele do rosto, acreditando que esta é a única parte exposta.

É importante que ao sair de casa, até mesmo para o jardim, você passe protetor solar no rosto, nos braços, no colo e em todas as partes do corpo que estão expostas aos raios do sol.

Desta forma, evitaremos o envelhecimento precoce e as manchas na pele.

8. Deitar-se sem remover a maquiagem

Mulher dormindo com máscara

Muitas vezes chegamos cansadas de uma festa e vamos direto para a cama sem tirar a maquiagem do rosto.

Essa maquiagem se acumula nos poros, deixando-os fechados e causando uma infecção que se transforma em acne.

Antes de ir para a cama é necessário aplicar um produto de limpeza, depois lavar o rosto e, finalmente, aplicar um creme hidratante.