8 alimentos para depurar o fígado naturalmente

A vitamina C funciona como um antioxidante natural. Seu consumo moderado limpa as toxinas do fígado e nos ajuda a melhorar o seu funcionamento.
8 alimentos para depurar o fígado naturalmente

Última atualização: 20 dezembro, 2018

O fígado é o maior órgão de nosso corpo e suas funções são vitais para a nossa saúde, graças ao seu poder de desintoxicar tudo o que comemos, respiramos e absorvemos através de nossa pele. Hoje falaremos sobre 8 alimentos para depurar o fígado naturalmente.

De acordo com a FIH (Fundação Internacional da Hepatite), este órgão é responsável por converter os nutrientes que consumimos em energia e músculos.

O fígado armazena as vitaminas e regula as reservas de gordura. Por esta razão, nosso organismo depende do bom funcionamento do fígado para que a saúde esteja bem.

Existem muitos fatores que colocam em alto risco a saúde do fígado, entre eles encontramos o consumo excessivo de álcool, poluentes ambientais, o excesso de comida, os carboidratos refinados, alguns medicamentos para a dor, as drogas, entre outros.

Se você se identifica com algum desses e deseja limpar o seu fígado de forma natural, hoje vamos apresentar 8 alimentos especiais que você pode utilizar para melhorar a saúde hepática e para prevenir doenças no fígado.

Alho para depurar o fígado naturalmente

O alho é um alimento rico em alicina e selênio, estes dois elementos são ideais para limpar o fígado e para mantê-lo saudável.

O alho também ativa as enzimas que eliminam as toxinas, o que ajudará a prevenir doenças enquanto limpa o fígado daquilo que pode afetá-lo.

Para o fígado, o alho é um dos alimentos mais recomendados, além do mais, seu consumo também servirá para controlar o colesterol, melhorar a circulação e aumentar as defesas.

O ideal é consumir o alho cru, já que ao cozinhá-lo, ocorre a perda de 90% de sua efetividade. Você pode consumir o alho sozinho ou também pode adicioná-lo às refeições. 

Açafrão para depurar o fígado naturalmente

Curcuma

O açafrão possui várias propriedades que são muito benéficas para o fígado.

De acordo com estudos especializados, esta planta possui substâncias como o borneol, a turmerona, o eugenol e o ácido cafeico, que funcionam como grandes protetores do fígado, já que limpam e desintoxicam o que mantém a boa saúde deste órgão.

Seus componentes ajudam na digestão de gorduras e é um bom remédio para as digestões pesadas causadas pela má alimentação. Recomenda-se consumir o açafrão para a icterícia, cirrose e doenças hepáticas.

Azeite de oliva para depurar o fígado naturalmente

O azeite de oliva protege contra o dano oxidativo do tecido hepático, de acordo com pesquisas, este azeite, assim como o óleo de sementes de linhaça e cânhamo, traz uma base de lipídeos que absorvem as toxinas para que assim o fígado tenha um melhor funcionamento.

Ajuda a limpar de forma natural e também previne doenças hepáticas. O consumo do azeite de oliva também reduz o risco de doença arterial coronária e previne alguns tipos de câncer.

Recomenda-se adicionar o azeite às refeições e usá-lo como alternativa às diferentes gorduras utilizadas normalmente na cozinha.

Frutas cítricas para depurar o fígado naturalmente

Jugo-de-naranja

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que funciona como antioxidantes naturais. Seu consumo moderado limpa o fígado e previne muitas doenças. Os cítricos mais recomendados para receber benefícios hepáticos são os limões e as laranjas.

Amêndoas para depurar o fígado naturalmente

As amêndoas são ricas em arginina, um aminoácido que ajuda a desintoxicar, por esta razão é um alimento muito recomendado para a limpeza do fígado.

Seus componentes são ricos em ácidos graxos ômega 3 e glutationa, que auxiliam as diferentes funções que limparão o fígado de forma natural.

Cereais para depurar o fígado naturalmente

Healthy breakfast

O arroz integral e outros cereais são muito benéficos para o fígado devido aos seus altos níveis de vitaminas do complexo B. Graças a isto, o fígado melhora a metabolização de gorduras, ocorre um descongestionamento do órgão e de sua função em geral.

Recomenda-se usar o trigo integral no lugar das farinhas brancas que normalmente utilizamos. 

Vegetais de folha verde para depurar o fígado naturalmente

Os vegetais como o alface, a couve e o repolho, entre outros, neutralizam os metais pesados, pesticidas e outros produtos químicos que podem afetar o organismo.

Para o fígado, os vegetais de folha verde são bons depuradores, já que ajudam a eliminar as toxinas e regulam as gorduras saturadas que podem afetar o bom funcionamento deste órgão.

Chá verde para depurar o fígado naturalmente

Te-verde-2

O chá verde e seus componentes ajudam a reduzir a acumulação de gordura no fígado. O chá verde contém catequinas e antioxidantes que afastam os transtornos do fígado e proporcionam um efeito protetor.

Estudos revelam que o chá verde ajuda a cuidar do fígado dos efeitos negativos de substâncias tóxicas como o álcool e evita as inflamações do mesmo.

Pode interessar a você...
Tudo que você precisa saber sobre a dieta para desintoxicar o fígado
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Tudo que você precisa saber sobre a dieta para desintoxicar o fígado

Um plano de dieta para desintoxicar o fígado visa reduzir a carga de toxinas com a qual este órgão lida para otimizar seu funcionamento e prevenir ...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cabrera, C., Artacho, R., & Giménez, R. (2006). Beneficial Effects of Green Tea—A Review. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2006.10719518
  • Bolhassani, A., Khavari, A., & Bathaie, S. Z. (2014). Saffron and natural carotenoids: Biochemical activities and anti-tumor effects. Biochimica et Biophysica Acta – Reviews on Cancer. https://doi.org/10.1016/j.bbcan.2013.11.001
  • Bayan, L., Koulivand, P. H., & Gorji, A. (2014). Garlic: a review of potential therapeutic effects. Avicenna Journal of Phytomedicine.

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.