Os 8 alimentos ideais para comer depois de fazer exercícios

Para não interferir com os exercícios e potencializar seus efeitos, é conveniente incluir em nossa dieta alimentos que nos ajudem a repor as forças e que favoreçam a recuperação muscular.

A prática regular de exercícios físicos é um dos hábitos mais recomendados pelos médicos. É fundamental para manter um bom estado físico e mental.

Através dos exercícios favorecemos o bom funcionamento do metabolismo, aumentamos o gasto de energia e conseguimos eliminar o excesso de gordura corporal.

Além disso, exerce benefícios sobre todos os sistemas do corpo, e promove o bem-estar cognitivo e emocional.

No entanto, para que estes efeitos sejam ótimos em todo o organismo, é necessário complementá-lo com uma alimentação balanceada que cumpra com todos os requerimentos nutricionais.

Somado a isso, é bom saber que existem certos alimentos cujas propriedades são mais benéficas quando ingeridas depois do treino.

Levando em consideração que a maioria os desconhece, a seguir queremos destacar os 8 principais.

O que comer depois de praticar exercícios

1. Abacate

abacate

Conhecido por sua deliciosa polpa verde, o abacate é um dos melhores alimentos para repor as energias depois do treinamento físico.

Contém altas quantidades de ácidos graxos insaturados, vitamina E, e proteínas de origem vegetal que, depois de serem absorvidos, favorecem a formação de massa muscular.

Mesmo que traga algumas calorias a mais do que outras frutas, seu alto valor energético o converte em um aliado para controlar o excesso de peso.

Como se fosse pouco, ingerir porções moderadas serve para controlar os níveis de colesterol alto e a hipertensão.

2. Peixes azuis

Todas as variedades de peixe azul são recomendadas para aqueles que realizam treinamento físico moderado e de alta intensidade.

Consumi-lo logo depois dos exercícios contribui para fortalecer a massa muscular, pois ele contém aminoácidos essenciais e uma alta dose de ácidos graxos ômega 3.

Estes nutrientes, somados aos antioxidantes, aumentam a massa magra e reduzem a tensão muscular ocasionada pelas atividades físicas.

Alguns dos recomendados são:

  • Salmão
  • Atum
  • Sardinha
  • Cavala
  • Arenque

3. Banana

banana

A banana é um alimento rico em açúcares naturais e minerais essenciais que ajudam na recuperação muscular depois de realizar atividade física.

Estes nutrientes essenciais nos trazem um extra de energia para o corpo, já que repõem as reservas de glicose no organismo sem elevar seus níveis no sangue.

Por outro lado, a banana promove o equilíbrio dos eletrólitos, evitando recaídas pela desidratação.

4. Ovos

O ovo é um alimento rico em proteínas e minerais essenciais que, depois de serem absorvidos, ajudam a recuperar os músculos dos esforços realizados durante os exercícios.

  • Consumi-lo cozido depois de treinar serve para obter um impulso de energia tanto a nível físico como mental.
  • Além disso, graças aos seus aminoácidos essenciais, é de grande ajuda para a construção e o fortalecimento dos músculos.

5. Leite de soja

leite-de-soja

O leite de soja é um alimento de fácil digestão que, por seu alto teor de proteína e gorduras saudáveis, nos traz uma dose interessante de energia para o corpo.

Seu alto teor de vitaminas, minerais e fibras fazem com que seja um alimento ideal para atletas, especialmente quando seu treinamento é de alto impacto.

Não tem um índice glicêmico alto, mas serve para equilibrar a glicose no sangue. 

6. Arroz

O arroz integral é um alimento probiótico que ajuda a recuperar a mucosa intestinal enquanto promove a eliminação de resíduos.

Seu teor de aminoácidos essenciais e carboidratos fazem com que este seja uma fonte de combustível para o corpo, principalmente após o desgaste da atividade física.

7. Amêndoas

Amêndoas

As amêndoas e outras variedades de frutos secos são muito saudáveis para os atletas e pessoas que costumam praticar exercícios regularmente.

Apesar de seu tamanho pequeno, são uma grande fonte de ácidos graxos essenciais e proteínas de alta qualidade que, depois de serem ingeridas, repõem as energia do corpo.

Seu significativo teor de vitaminas e minerais ajuda a regular os sais minerais do organismo, que ficam desequilibrados pelos líquidos perdidos durante o exercício.

Visite este artigo: Benefícios para saúde do leite de amêndoas

8. Quinoa

A quinoa é um grão que se popularizou em todo o mundo por seu alto teor de nutrientes essenciais.

Trata-se de um alimento rico em proteínas, fibras e compostos antioxidantes que, entre outras coisas, ajudam a perder peso de forma saudável.

Por ser de fácil digestão e contar com pouquíssimas calorias, é considerada uma das melhores opções para reduzir a fome. 

Na verdade, seu consumo é recomendado para o fortalecimento da massa magra do corpo, especialmente quando combinada com vegetais crus.

Como você pode ver, são muitas as opções para se alimentar e obter energia depois de praticar exercícios físicos.

Inclua-as em seu plano de alimentação e aproveite todas as suas propriedades.

Recomendados para você