8 alimentos para combater a insônia naturalmente

Para a insônia ou dificuldade de dormir é aconselhável aumentar o consumo de alimentos com triptofano, que ajudam o organismo a produzir serotonina para relaxar.
8 alimentos para combater a insônia naturalmente
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Ter uma boa qualidade do sono é essencial para manter uma boa saúde, tanto física quanto emocional. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 8 alimentos para combater a insônia naturalmente.

Dormir bem pode renovar as energias e é a chave para o corpo executar uma série de funções que não podem ser executadas em outros momentos do dia.

No entanto, nos últimos anos têm aumentado os casos de pacientes com dificuldade para dormir e, infelizmente, também há doenças associadas a isso.

Enquanto muitos consideram que é um problema comum, deve-se prestar muita atenção às consequências que isso pode causar, a curto e longo prazo.

Embora alguns não percebam, a irritabilidade e diminuição da produtividade têm muito a ver com esta condição.

Além disso, se não for controlada, a insônia aumenta o risco de doenças graves, como aquelas que afetam a saúde cardiovascular e cognitiva.

Felizmente há uma grande variedade de alimentos cuja composição ajuda a tratar a insônia, sem recorrer a medicamentos ou outros itens processados.

O consumo regular relaxa o corpo e ajuda a melhorar os padrões de sono entre aqueles que estão tendo algum tipo de transtorno. Conheça alguns deles a seguir.

Alimentos para combater a insônia

1. O leite morno

Beber leite quente antes de ir para a cama é um dos melhores remédios naturais para os problemas de sono.

Este não é apenas delicioso, mas também fornece substâncias naturais que estimulam o sono e o descanso.

É um dos alimentos com triptofano, um aminoácido essencial envolvido na produção de melatonina e serotonina, dois neurotransmissores fundamentais para um bom ciclo de sono.

2. Oleaginosas para combater a insônia

Ricas em calorias e gorduras saudáveis, as oleaginosas são uma fonte significativa de melatonina, uma substância que diz ao cérebro que é hora de dormir.

Comer um punhado de amêndoas ou nozes antes de ir para a cama reduz o estresse, alivia a fome e ajuda a dormir.

No entanto, eles não devem ser adoçados ou açucarados, porque seus efeitos não serão tão saudáveis.

3. Ovos cozidos

ovo-cozido

Um dos fatores associados à insônia é a ansiedade por comer, que pode perturbar o sono durante a noite.

Um alimento rico em proteína, como ovos cozidos, pode ajudar a manter a sensação de saciedade para que a fome não seja um problema durante o descanso.

Inclua uma porção no jantar, servido com legumes ou outros alimentos de fácil digestão.

4. Mel de abelhas para combater a insônia

O mel de abelhas orgânico é um dos adoçantes naturais mais recomendados para melhorar a qualidade do sono.

Contém glicose, um tipo de açúcar natural que indica ao cérebro para diminuir a produção de orexina, uma substância que regula a vigília.

Também contém soníferos naturais que relaxam as funções cerebrais para obter um descanso sem interrupção.

5. Iogurte grego

iogurte-grego

Do mesmo modo que ocorre com o leite, o iogurte grego é uma fonte saudável de triptofano, o aminoácido necessário ao sono.

Ele também fornece quantidades significativas de cálcio e potássio, dois minerais que ajudam a relaxar os músculos e a combater o estresse.

Ao contrário de iogurte tradicional, ele contém menos lactose, menos açúcar e mais proteínas de alta qualidade.

6. Chocolate amargo

O consumo moderado de chocolate amargo tornou-se um hábito saudável para a saúde física e emocional.

Este alimento é uma fonte de antioxidantes e substâncias ativas que protegem o corpo contra várias doenças associadas ao envelhecimento celular.

A ingestão de pequenas quantidades antes de dormir ajuda a tratar a insônia porque estimula a produção de serotonina, um hormônio que relaxa o corpo e a mente.

7. Bananas

banana

As bananas foram consideradas “o melhor remédio para dormir” porque, além de induzirem o sono, não produzem dependência ou efeitos colaterais indesejados.

É um superalimento nutricional de alta qualidade cuja composição inclui grandes quantidades de triptofano e mineral.

A ingestão estimula a produção de melatonina e serotonina, além de relaxar os músculos e o sistema nervoso.

7. Frango para combater a insônia

O frango é outra fonte saudável de triptofano, como já mencionado, que é essencial para combater as dificuldades para dormir.

Seus efeitos são ainda melhores quando consumidos no período da tarde, acompanhado por pão integral ou legumes.

Você tem tido problemas para dormir nas últimas noites? Aumente o consumo destes alimentos e comprove, por si mesmo, todos os benefícios contra a insônia.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.