Necessidade de urinar frequente? Por que isso acontece?

O consumo excessivo de bebidas energéticas, como o café e os refrigerantes de cola, pode causar uma alteração que acabe afetando os nossos rins. Lembre-se de beber muita água para não se desidratar.
Necessidade de urinar frequente? Por que isso acontece?

Última atualização: 31 outubro, 2018

Com certeza isso já deve ter acontecido com você alguma vez; uma necessidade de urinar frequente e que parece não ter fim mesmo sem a ingestão de muitos líquidos? Hoje falaremos mais sobre isso.

1. Necessidade de urinar: por que isso acontece?

A incontinência urinária ou a necessidade de urinar o tempo todo é uma realidade muito comum entre a população, e especialmente entre as mulheres. Normalmente, ter muita vontade de urinar acontece principalmente nos dias em que bebemos mais líquidos do que o normal.

Isso é positivo, porque assim os rins filtram melhor e limpamos as toxinas do nosso organismo. No entanto, há momentos em que mesmo sem ter consumido mais líquido do que o normal necessitamos ir continuamente ao banheiro.

Se o que acontece com você, por exemplo, é precisar se levantar várias vezes durante a noite, então você sofre de noctúria. Este caso é mais comum entre os homens, principalmente quando chegam a uma certa idade e começam a ter problemas na próstata.

Mas no caso das mulheres, a incontinência urinária acontece em certos períodos, e pode ocorrer devido aos seguintes fatores:

1. Beber muita bebida energética

Pode ser que o surpreenda, mas existem pessoas que tendem a tomar não somente muito café, como também excessivas bebidas excitantes como as de marcas de cola ou bebidas energéticas. Isso não é conveniente e nem saudável.

Temos que lembrar que a quantidade de urina diária depende principalmente do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo. Se consumirmos muitas bebidas excitantes, produz-se uma alteração e, a longo prazo, os nossos rins acabam sofrendo este desequilíbrio.

Lembre-se sempre de não exagerar no consumo destes tipos de líquidos.

2. Diabetes

Não se assuste, esta é uma das causas, mas podemos descartar imediatamente com um simples teste. O diabetes tem vários sintomas e, entre eles, também está a necessidade de urinar com frequência, pois tendemos a nos desidratar e sofrermos com a queda de potássio que é muito importante.

Mas não entre em pânico, ter diabetes está associado também a outras características, como a perda de peso, a sonolência, o cansaço, os desmaios, etc. O fato de ter muita necessidade de urinar, basicamente, deve-se ao fato de não ter insulina ou não conseguir usá-la corretamente.

Às vezes, temos muito açúcar no sangue e este vai para a urina. Tudo isso faz com que tenhamos mais sede, e, por sua vez, urinamos mais.

3. Alguns medicamentos

Às vezes, quando seguimos algum tratamento médico, sentimos mais inquietação em nossa bexiga e muito mais necessidade de urinar. Medicamentos como o Lorazepam costumam ter estes efeitos.

Leia os efeitos colaterais da medicação que estiver tomando e observe se acontece isso com você quando seguir esses tratamentos.

4. Transtornos devido ao estresse

A ansiedade e o estresse são estados muito comuns em alguns períodos de nossa vida, fatos que alteram o nosso funcionamento biológico. Sofremos problemas estomacais, problemas intestinais, nervosismos, tonturas, diarreias, etc.

Sem dúvida, também ter uma bexiga nervosa é algo muito normal nestes quadros tão característicos de ansiedade. Uma coisa muito importante que nos advertem os médicos é que caso perceba que isso esta acontecendo com você, lembre-se de carregar sempre uma garrafinha de água.

Toda vez que você for ao banheiro e urinar, beba um pouquinho de água, assim evitará a desidratação.

5. Infecções

As infecções são, sem dúvida, os motivos mais frequentes. Uma infecção no trato urinário, na uretra, na bexiga, no tecido renal ou inclusive na vulva ou a vagina, podem fazer com que a gente sinta necessidade de urinar com mais frequência.

Às vezes, acontece por problemas hormonais, por bactérias ou devido à baixa imunidade. É normal, e sem dúvida a causa mais comum.

Sempre devemos comentar sobre o problema com o nosso médico para que ele nos receite o tratamento adequado. Agora nós indicaremos alguns simples conselhos para seguir em casa.

2. Simples remédios para a necessidade de urinar frequente

necessidade de urinar

Nunca devemos esquecer que ter vontade de urinar frequentemente é um sintoma de uma doença ou uma alteração em nossa saúde. Portanto, a primeira coisa que devemos sabe é a causa para tratar o problema desde a raiz. É devido ao estresse ou uma infecção?

O ideal é que reforcemos os tratamentos tradicionais com algumas receitas caseiras:

  • Mude a sua alimentação. Evite comidas irritantes como o vinagre, temperos, café, pimenta, carnes vermelhas, leite de vaca e seus derivados, farinhas e açúcar refinados. Aumente o seu consumo de vegetais.
  • Comece as suas manhãs com uma infusão de rabo-de-cavalo com algumas gotas de limão.
  • Tome, de noite, um dente de alho amassado com um copo de água morna. É um antibiótico maravilhoso.
  • A infusão de gengibre é um anti-inflamatório que será de grande ajuda.
  • Beba bastante água para não se desidratar.
Pode interessar a você...
5 formas naturais de prevenir a incontinência urinária
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 formas naturais de prevenir a incontinência urinária

Saiba como prevenir a incontinência urinária, uma condição incômoda que se caracteriza por uma incapacidade de reter a urina.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.