Necessidade de urinar frequente? Por que isso acontece?

· 7 de janeiro de 2015
O consumo excessivo de bebidas energéticas, como o café e os refrigerantes de cola, pode causar uma alteração que acabe afetando os nossos rins. Lembre-se de beber muita água para não se desidratar.

Com certeza isso já deve ter acontecido com você alguma vez; uma necessidade de urinar frequente e que parece não ter fim mesmo sem a ingestão de muitos líquidos? Hoje falaremos mais sobre isso.

1. Necessidade de urinar: por que isso acontece?

A incontinência urinária ou a necessidade de urinar o tempo todo é uma realidade muito comum entre a população, e especialmente entre as mulheres. Normalmente, ter muita vontade de urinar acontece principalmente nos dias em que bebemos mais líquidos do que o normal.

Isso é positivo, porque assim os rins filtram melhor e limpamos as toxinas do nosso organismo. No entanto, há momentos em que mesmo sem ter consumido mais líquido do que o normal necessitamos ir continuamente ao banheiro.

Leia também: Conselhos para limpar e cuidar dos rins

Se o que acontece com você, por exemplo, é precisar se levantar várias vezes durante a noite, então você sofre de noctúria. Este caso é mais comum entre os homens, principalmente quando chegam a uma certa idade e começam a ter problemas na próstata.

Mas no caso das mulheres, a incontinência urinária acontece em certos períodos, e pode ocorrer devido aos seguintes fatores:

1. Beber muita bebida energética

Pode ser que o surpreenda, mas existem pessoas que tendem a tomar não somente muito café, como também excessivas bebidas excitantes como as de marcas de cola ou bebidas energéticas. Isso não é conveniente e nem saudável.

Temos que lembrar que a quantidade de urina diária depende principalmente do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo. Se consumirmos muitas bebidas excitantes, produz-se uma alteração e, a longo prazo, os nossos rins acabam sofrendo este desequilíbrio.

Lembre-se sempre de não exagerar no consumo destes tipos de líquidos.

2. Diabetes

Não se assuste, esta é uma das causas, mas podemos descartar imediatamente com um simples teste. O diabetes tem vários sintomas e, entre eles, também está a necessidade de urinar com frequência, pois tendemos a nos desidratar e sofrermos com a queda de potássio que é muito importante.

Mas não entre em pânico, ter diabetes está associado também a outras características, como a perda de peso, a sonolência, o cansaço, os desmaios, etc. O fato de ter muita necessidade de urinar, basicamente, deve-se ao fato de não ter insulina ou não conseguir usá-la corretamente.

Às vezes, temos muito açúcar no sangue e este vai para a urina. Tudo isso faz com que tenhamos mais sede, e, por sua vez, urinamos mais.

3. Alguns medicamentos

Às vezes, quando seguimos algum tratamento médico, sentimos mais inquietação em nossa bexiga e muito mais necessidade de urinar. Medicamentos como o Lorazepam costumam ter estes efeitos.

Leia os efeitos colaterais da medicação que estiver tomando e observe se acontece isso com você quando seguir esses tratamentos.

4. Transtornos devido ao estresse

A ansiedade e o estresse são estados muito comuns em alguns períodos de nossa vida, fatos que alteram o nosso funcionamento biológico. Sofremos problemas estomacais, problemas intestinais, nervosismos, tonturas, diarreias, etc.

Sem dúvida, também ter uma bexiga nervosa é algo muito normal nestes quadros tão característicos de ansiedade. Uma coisa muito importante que nos advertem os médicos é que caso perceba que isso esta acontecendo com você, lembre-se de carregar sempre uma garrafinha de água.

Toda vez que você for ao banheiro e urinar, beba um pouquinho de água, assim evitará a desidratação.

5. Infecções

As infecções são, sem dúvida, os motivos mais frequentes. Uma infecção no trato urinário, na uretra, na bexiga, no tecido renal ou inclusive na vulva ou a vagina, podem fazer com que a gente sinta necessidade de urinar com mais frequência.

Descubra: Tratamentos naturais para a infecção urinária

Às vezes, acontece por problemas hormonais, por bactérias ou devido à baixa imunidade. É normal, e sem dúvida a causa mais comum.

Sempre devemos comentar sobre o problema com o nosso médico para que ele nos receite o tratamento adequado. Agora nós indicaremos alguns simples conselhos para seguir em casa.

2. Simples remédios para a necessidade de urinar frequente

necessidade de urinar

Nunca devemos esquecer que ter vontade de urinar frequentemente é um sintoma de uma doença ou uma alteração em nossa saúde. Portanto, a primeira coisa que devemos sabe é a causa para tratar o problema desde a raiz. É devido ao estresse ou uma infecção?

O ideal é que reforcemos os tratamentos tradicionais com algumas receitas caseiras:

  • Mude a sua alimentação. Evite comidas irritantes como o vinagre, temperos, café, pimenta, carnes vermelhas, leite de vaca e seus derivados, farinhas e açúcar refinados. Aumente o seu consumo de vegetais.
  • Comece as suas manhãs com uma infusão de rabo-de-cavalo com algumas gotas de limão.
  • Tome, de noite, um dente de alho amassado com um copo de água morna. É um antibiótico maravilhoso.
  • A infusão de gengibre é um anti-inflamatório que será de grande ajuda.
  • Beba bastante água para não se desidratar.