7 sintomas de que seu corpo não está nada bem

Quando o nosso corpo nota algum desequilíbrio, começa a nos enviar sinais através de diferentes vias para que o remediemos o quanto antes, por isso devemos prestar atenção.

A saúde física e mental é fundamental para uma boa qualidade de vida. Muitas vezes por descuido ou por medo de ir ao médico, deixamos passar sintomas ou advertências que o corpo nos envia para nos dizer que não está tudo bem.

Não escutar nosso corpo no momento certo pode terminar em problemas sérios que trazem consequências irreversíveis.

Certamente, a natureza é sábia e nosso corpo é capaz de reagir diante de qualquer estímulo anormal. De uma forma ou de outra, o corpo reage para nos enviar sinais ou sintomas que nos advertem que algo não está bem.

Claro, não queremos dizer com isso que nos tornaremos maníacos da saúde, ou perfeitos hipocondríacos. Porém, é bom que saibamos quais são alguns sintomas que indicam que nosso corpo não está nada bem.

7 sintomas de que seu corpo não está nada bem

1. Alterações no peso

Prato com talheres

Muitas pessoas costumam fazer dieta ou exercício constantemente para perder ou manter o peso. Se este não for o seu caso e ultimamente esteve perdendo ou ganhando peso sem razão aparente, é preciso prestar atenção nisso.

Também, se perdeu muito peso sem ter planejado, pode ser um sintoma de que eu corpo não está bem. Pode ser algum desajuste hormonal que esteja afetando sua saúde, por isso seria bom considerar um check up com o médico.

2. Mudanças na urina

Por meio da urina são eliminadas a maioria das toxinas de nosso corpo, por isso algumas mudanças podem dizer muito sobre o funcionamento do organismo.

Se a sua urina mudou de cor ou o cheiro, é recomendável que procure ao médio para que possa prescrever alguns estudos.

Caso você não saiba, sua urina deve ser de cor amarela clara, com um odor moderado. Não deixe passar muito tempo para avaliar se nota alguma mudança em sua urina. Também não deve doer na hora da micção.

É importante tomar bastante água e se o problema persistir, procurar ao médico o quanto antes.

De fato, a maioria dos problemas renais é evitável com mudanças moderadas na alimentação e os hábitos. Porém, se desconhecermos ou minimizarmos os sintomas, problemas menores (como a litíase) podem se transformar em afecções sérias (como pedras nos rins).

3. Mudanças nas fezes

As fezes podem indicar que o corpo não está nada bem

As fezes são rejeitos que devem sair de nosso corpo de forma regular e, ainda que não seja um tema agradável, devemos estar pendentes da cor, da textura e da frequência.

Qualquer mudança nas fezes pode ser um sinal de que seu corpo tem um problema com os processos fisiológicos.

O bem-estar do intestino é fundamental, assim que, não deveríamos dar por assentada a qualidade e a frequência de nossas evacuações. Depois de tudo, os processos de eliminação são chaves para uma boa saúde.

4. Mudanças no aspecto físico

Há mudanças que ignoramos porque podem parecer assuntos estéticos. Por exemplo, as mudanças na pele. Este órgão nos protege de qualquer agente externo, mas além disso, pode nos assinalar algum problema de origem interna.

  • Se você nota alguma mudança no aspecto da sua pele (ressecamento, manchas, vermelhidão, erupções, coceira, alergias, eczemas, etc.), deve relacionar esse sintoma com a causa real de tal problema.
  • Também deve ter em conta o aspecto de suas unhas, cabelo e lábios. Qualquer sintoma anormal pode ser alarme de um excesso ou déficit de nutrientes, vitaminas ou minerais ou de algum desequilíbrio hormonal.

5. Mal-estar geral

Dor de cabeça pode indicar que o corpo não está nada bem

Se você sente dores no corpo, dores de cabeça, problemas digestivos como diarreia ou náuseas, sem que tenha acontecido um evento que o justifique, procure a um especialista o quanto antes.

De fato, sofrer enjoos constantes e fortes dores de cabeça pode ser indicativo de problemas neurológicos.

6. Se sente pesado ou tem dificuldade para descansar

Se você se sentir cansado ultimamente, com fraqueza, não consegue descansar e acorda mais cansado do que se deitou, deve procurar um médico.

Alguns problemas importantes, como a depressão, a fatiga crônica e a anemia, podem estar mascarados no que você acredita que é um cansaço natural.

7. Problemas de cicatrização

Problemas de cicatrização podem indicar que o corpo não está nada bem

A pele é um órgão com potente capacidade reparadora. Por isso, ao fazermos uma pequena ferida ou nos machucarmos, o tempo de cicatrização deve ser rápido. Se demorar muito, é sintoma de que algo anda mal com suas defesas, coagulação, etc.

O mais importante é conhecer o nosso corpo e aprender a ler os sintomas que indicam quando algo não está correndo bem.

Os indicadores anteriores são um guia, mas nosso organismo será o que oferecerá as advertências corretas. Nosso dever é prestar atenção a respeito.

Recomendados para você