Tratar o diabetes com aloe vera

· 21 de junho de 2015
A ingestão regular de aloe vera, aliada a uma dieta com baixo teor de carboidratos, pode ajudar a controlar a diabetes tipo 2 de maneira natural.

A aloe vera, mais conhecida como babosa no Brasil, é uma planta maravilhosa, com muitas propriedades terapêuticas, dentre elas tratar o diabetes.

É usada como cicatrizante, anti-inflamatório e em muitos cosméticos para embelezar a pele e os cabelos.

Suas propriedades hidratantes ajudam a cicatrizar até queimaduras graves, além de ser usada no tratamento de doenças dermatológicas, como a psoríase.

Mas você sabia que a babosa também é usada para tratar o diabetes tipo 2? Também chamada de “diabetes do adulto”, essa doença é a mais comum, representando cerca de 90% dos casos.

Controle do diabetes tipo 2

Ela ocorre, sobretudo, em pessoas obesas e sedentárias, cujo corpo não consegue aproveitar a insulina produzida pelo corpo.

Muitas vezes, o diabetes tipo 2 desaparece com a perda do excesso de peso, mudanças na alimentação e no estilo de vida.

É diferente do diabetes tipo 1, em que o corpo não produz insulina para a metabolização do açúcar no sangue.

Como usar a aloe vera para tratar o diabetes?

Assim como a berinjela, a aloe vera tem substâncias que ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue. O consumo regular do suco dessa planta pode melhorar a saúde dos rins e do cólon, dois órgãos bastante afetados pela doença.

Recomendamos que leia também: 7 hábitos para controlar o diabetes

A quantidade recomendada são duas doses (de 5 ml a 15 ml diários) de suco de aloe para reduzir os níveis de glicose no sangue.

Razões para usar a aloe vera no tratamento do diabetes

  • A aloe vera contém glucomanano, uma fibra solúvel que reduz o nível de açúcar no sangue.
  • Contém antraquinonas e a lectina, que, além de baixar o nível de açúcar no sangue também fortalecem o sistema imunológico.
  • A babosa também é repleta de vitaminas e sais minerais, que fortalecem os sistemas de defesa do corpo.
  • Apenas dois meses de tratamento com a babosa pode diminuir pela metade o nível de glicose no sangue.
  • A aloe também estimula a eliminação de toxinas e resíduos acumulados no organismo.
  • Essa ação “detox” beneficia o corpo em geral e também facilita a perda de peso.
  • Ajuda a combater outros problemas associados ao diabetes, como úlceras e infecções, por causa de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  • O uso frequente da aloe vera estimula a produção de insulina pelo organismo.
  • Não tem contraindicações, nem causa efeitos colaterais, desde que utilizada da maneira correta.

Não deixe de ler: Os remédios naturais mais eficazes para a diabetes

Aloe vera para tratar o diabetes tipo 2

Receita de suco de babosa

É possível comprar o suco pronto em lojas e sites de produtos naturais, mas você também pode prepará-lo em casa, o que é mais barato e pode ser até mais saudável, pois o suco será fresco, sem conservantes ou aditivos.

Pegue uma folha de babosa, lave bem e descasque, tomando cuidado com os espinhos. Use apenas o gel da planta, batendo-o no liquidificador com um copo médio de água ou de suco de uva, kiwi ou laranja, para melhorar o sabor. Beba imediatamente.

Advertência

Existem pelo menos 200 espécies de babosa, e apenas quatro são seguras para o uso humano (preferentemente Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller), esta última apresenta a maior concentração de nutrientes e substâncias benéficas para a saúde. Assegure-se de estar usando a espécie certa da planta.

Lembramos sempre que o diabetes tipo 2 é uma doença que requer acompanhamento médico. Não realize tratamentos por conta própria, mesmo usando produtos naturais, como a babosa.

Araújo, L. M. B., Britto, M. M. dos S., & Porto da Cruz, T. R. (2000). Tratamento do diabetes mellitus do tipo 2: novas opções. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. https://doi.org/10.1590/S0004-27302000000600011