Remédios naturais eficazes para a diabetes

Embora os remédios naturais possam ser muito úteis no controle da diabetes, se estivermos seguindo qualquer tratamento médico, devemos consultar o especialista antes de consumir esses remédios naturais mais eficazes para a diabetes.
Remédios naturais eficazes para a diabetes
Nelton Abdon Ramos Rojas

Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Última atualização: 09 janeiro, 2023

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não consegue regular a quantidade de açúcar no sangue e pode ser tratada com remédios naturais.

Em seguida, apresentaremos as causas, tipos, sintomas e tratamentos possíveis com os remédios naturais mais eficazes para a doença.

Causas

Relação entre açúcar e diabetes

Antes de mais nada, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas para estabilizar ou controlar o açúcar no sangue. Assim, essa enfermidade pode ser causada por baixos níveis de insulina, resistência à insulina, ou ambas as causas.

Para entender a doença, é importante primeiro entender o processo natural pelo qual a comida passa ao ser digerida, transformada e, então, usada pelo corpo para obter energia suficiente.

Várias coisas acontecem quando a comida é digerida:

  • Em primeiro lugar, a glicose (açúcar) entra na corrente sanguínea. Esta é uma fonte muito boa de energia para o corpo;
  • O pâncreas produz insulina para transportar a glicose através da corrente sanguínea para as células musculares, gordurosas e hepáticas, onde as deposita para que seja usada como fonte de energia.

Você quer saber mais? Leia: 7 infusões para tratar a diabetes alta de maneira natural

Por que acontece e que tipos de diabetes existem?

Pessoas com essa doença têm altos níveis de açúcar no sangue.

A princípio, existem dois tipos principais da doença. Assim, as causas e os fatores são diferentes para cada tipo:

  • Diabetes do tipo 1: pode ocorrer em qualquer idade. Comumente visto mais em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

Nesse tipo, as células do pâncreas que produzem a insulina param de funcionar, então há um déficit dela no organismo.

  • Diabetes do tipo 2: esse tipo de diabetes pode ser mais comum. Geralmente ocorre na idade adulta. No entanto, devido às altas taxas de obesidade nos tempos de hoje, crianças e adolescentes estão sendo afetados com esta doença.

Em alguns casos, as pessoas não percebem que sofrem de diabetes. Com o tipo 2, o corpo fica resistente à insulina e não a utiliza com a eficácia necessária.

  • Existem outros tipos de causas e, por isso, algumas pessoas não podem ser classificadas como de tipo 1 ou 2;
  • A diabetes gestacional caracteriza-se pelo alto nível de açúcar no sangue que ocorre a qualquer momento na gravidez de uma mulher que não sofria da doença antes.

Se algum de nossos parentes, como pais ou irmãos, por exemplo, sofrem dessa doença, é muito provável que possamos tê-la ou desenvolvê-la também.

Sintomas

Um nível elevado de açúcar no sangue pode causar vários sintomas, por exemplo:

  • Visão turva;
  • Sede excessiva;
  • Fadiga;
  • Necessidade frequente de urinar;
  • Fome;
  • Perda de peso.

Como a diabetes do tipo 2 se desenvolve lentamente, às vezes, as pessoas com uma alta porcentagem de açúcar não apresentam quaisquer sintomas.

Os sintomas da diabetes do tipo 1 podem se desenvolver em um período muito curto de tempo. Sendo assim, as pessoas podem ter a doença já avançada no momento em que é detectada.

Complicações

Depois de alguns anos, ela traz outros tipos de consequências e complicações sérias para a saúde, por exemplo:

  • Problemas oculares, dificuldade em enxergar normalmente à noite ou cegueira. Além disso, muitas vezes a pessoa fica sensível à luz;
  • Úlceras nas pernas ou pés que, quando não recebem o tratamento devido, podem terminar em amputação;
  • Danos aos nervos do corpo que causam dor, formigamento, perda de sensibilidade, problemas digestivos e disfunção erétil;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico, que pode causar infecções frequentes no sistema;
  • Também aumenta as chances de ter um ataque cardíaco ou derrame.

Veja também: Quais são os 8 sintomas iniciais da diabetes?

Tratamentos ou remédios naturais mais eficazes para a doença

Aloe vera é um tratamento contra diabetes
  • Nopal. Esta árvore ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e, ao mesmo tempo, os mantêm estáveis.

O nopal contém várias substâncias, incluindo fibras, que controlam e normalizam o corpo de uma pessoa com diabetes.

  • Ômega 3: os ácidos graxos ômega 3 presentes em alguns peixes aumentam a sensibilidade à insulina em pacientes com diabetes. Desta forma, eles ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue.

Mas, atenção! Recomenda-se consumir através dos alimentos e não em cápsula.

  • Cebola: consumir 100 gramas de cebola vermelha crua por dia serve para reduzir os níveis de glicose em pessoas com diabetes do tipo 1 e 2.

Isso porque a cebola tem uma grande quantidade de enxofre e  flavonoides.

  • Canela: de acordo com especialistas, basta tomar meia colher de chá de canela por dia para controlar os níveis de açúcar no sangue. Por sua vez, isso ajuda a reduzir a pressão arterial entre os pacientes que sofrem desta doença.
  • Mirtilo: é outro dos remédios naturais mais eficazes para a diabetes, pois evita problemas oculares que estão relacionados a esta doença.

Seus antioxidantes protegem os capilares e nervos dos olhos e evitam, assim, os danos que podem causar níveis elevados de açúcar no sangue e também hipertensão.

Vá em frente e experimente!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Yoshida Y, Simoes EJ. Sugar-Sweetened Beverage, Obesity, and Type 2 Diabetes in Children and Adolescents: Policies, Taxation, and Programs. Curr Diab Rep. 2018 Apr 18;18(6):31. doi: 10.1007/s11892-018-1004-6. PMID: 29671076; PMCID: PMC6025796.
  • Plows JF, Stanley JL, Baker PN, Reynolds CM, Vickers MH. The Pathophysiology of Gestational Diabetes Mellitus. Int J Mol Sci. 2018 Oct 26;19(11):3342. doi: 10.3390/ijms19113342. PMID: 30373146; PMCID: PMC6274679.
  • Petrie JR, Guzik TJ, Touyz RM. Diabetes, Hypertension, and Cardiovascular Disease: Clinical Insights and Vascular Mechanisms. Can J Cardiol. 2018 May;34(5):575-584. doi: 10.1016/j.cjca.2017.12.005. Epub 2017 Dec 11. PMID: 29459239; PMCID: PMC5953551.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.