7 razões para fazer agachamento todos os dias

· 11 de fevereiro de 2017
Pode até parecer estranho, mas os agachamentos são um exercício muito adequado para fortalecer os joelhos, além do abdômen e das costas, sem esquecer das pernas e dos quadris.

Na hora de fazer exercícios, há uma série de rotinas que trazem muito mais benefícios do que alguns podem chegar a pensar, e um destes exercícios é o agachamento.

É que esse exercício tem, como já dissemos em outros momentos, muitos efeitos no corpo que irão favorecer a forma física.

Como sabemos, os agachamentos são um dos exercícios básicos que podem ser encontrados em todo tipo de treinamento de força.

Eles servem para trabalhar diretamente os músculos da coxa, do quadril e os glúteos, e fortalecer os ossos, ligamentos e tendões da perna e do quadril.

Além disso, os agachamentos são um dos três movimentos que integram o levantamento de potência e são excelentes para o desenvolvimento e tonificação das pernas. Para alguns, inclusive, é o principal exercício.

Estes são seus benefícios:

1. Sua força aumentará

Agachamento

Algo tão simples como fazer agachamento aumentará sua força em determinadas regiões como os glúteos, os ísquio-braquiais e os quadríceps.

Além disso, também servirão para melhorar a potência do seu quadril, o que é essencial para ser mais ágil.

Ele ainda estimula os hormônios que se encarregam de manter os músculos em perfeito estado, assim como fortalecer o corpo inteiro. Se adicionar pesos, você reforçará todos estes benefícios.

2. Pernas e glúteos mais definidos

agachamento

Os agachamentos te ajudarão, de forma notável e visível, a obter pernas e glúteos muito mais definidos.

Este movimento tão simples é uma excelente forma de construir de maneira rápida o músculo.

Remendamos também o seguinte artigo: Rotina diária de 10 minutos para tonificar pernas e glúteos

3. Melhora a mobilidade

Algo tão simples como fazer agachamento fará com que você note uma grande melhora em sua agilidade e na própria mobilidade.

Eles são uma ótima maneira de aumentar a classe de movimentos nos quadris e nos tornozelos, o que ajudará a reduzir a dor na parte inferior das costas e nos joelhos.

Tudo isso sem agravar o estado das articulações, por isso é um exercício recomendado para todo mundo.

4. Estabiliza seu corpo

Um exercício tão simples como fazer agachamentos com pesos é capaz de desafiar o core e, por sua vez, acabar por estabilizar o corpo através dos movimentos.

Os músculos transversais e retos que fazem parte do abdômen são submetidos à pressão dos agachamentos o tempo todo, o que faz com que você acabe tendo um abdômen mais plano e tonificado.

O simples fato de ter músculos mais fortes te ajudará a prevenir futuras lesões.

5. Útil para as suas costas

dor-nas-costas

Ainda que não pareça, fazer agachamentos pode ser uma opção excelente para melhorar sua postura.

Seja com pesos ou sem, você verá que neste tipo de exercício usa-se a parte superior das costas, o que ajuda a estabilizar o corpo através do movimento.

Isto fortalece os músculos responsáveis por uma postura correta e, pouco a pouco, isso será corrigido quase que de forma automática por você ter treinado estes músculos.

6. Agachamento com uma perna

Há uma variação que são os agachamentos com uma perna só.

  • Para fazê-los, será preciso colocar todo o peso sobre o pé direito, enquanto levanta a perna esquerda do chão e dobra o joelho esquerdo.
  • Depois, você terá que esticar os braços para cima, na altura dos ombros.
  • Em seguida, terá que dobrar o joelho direito, jogar os quadris para trás e para baixo, até que o joelho direito fique paralelo ao chão.
  • Mantenha seu peito levantado, empurre com a ponta do pé direito e volte para a posição ereta. Faça três séries de 15 repetições e você notará a diferença.

Leia também: Quer fortalecer os ombros? Então não perca estes 7 exercícios!

7. Agachamento com barra

Agachamento-com-barra-500x334

Como dissemos, uma variedade dos agachamentos é aquela em que introduzimos um peso.

  • Para fazer este tipo de agachamento, você pode pegar uma bola medicinal ou pesos e colocá-los em frente ao peito.
  • Junte as omoplatas e levante o peito.
  • Posicione os pés afastados seguindo a linha do quadril e dobre os joelhos. Mova o quadril para trás até que as coxas fiquem paralelas ao chão.
  • Depois, levante-se para voltar à postura natural e faça três séries de 10 repetições, com 30 segundos de descanso entre as séries.

Com este exercício simples você notará a diferença e se sentirá muito mais forte.