7 motivos para comer sementes de uva
Você já imaginou como ficaria a situação da agricultura se começássemos a produzir frutas sem sementes? Os agricultores dependeriam de grandes indústrias para comprar as mudas das plantas. Há bons motivos para comer especialmente sementes de uva.
Além da questão ambiental, as sementes de uva são ricas em nutrientes, tanto que já estão sendo utilizadas pela indústria cosmética, pois seu óleo faz bem para a pele e para os cabelos.
Atualmente, empresas farmacêuticas também estão aproveitando essas pequenas sementes para fabricar remédios naturais. Mas, também se aconselha comer as sementes de uva em seu estado natural, apesar de seu sabor amargo, porque elas podem proporcionar ao organismo importantes benefícios.
Sete razões para consumir sementes de uva
1. São ricas em antioxidantes
As sementes de uva são ricas em compostos conhecidos como fenólicos, tocoferol (vitamina E) e proantocianidinas. Estes têm a capacidade de proteger o organismo dos danos oxidativos causados pelos radicais livres.
Além disso, trazem um significativo aporte de vitamina C e betacaroteno, que fazem bem para o sistema imunológico, tornando o organismo mais forte.
Sementes de uva são amargas, no entanto possuem muitos benefícios para nosso organismo. Por isso, devemos passar a consumi-las.
2. Ajudam a purificar o sangue
As sementes de uva também podem ajudar a depurar o sangue e eliminar resíduos de medicamentos e outros elementos nocivos que se acumulam na circulação sanguínea. Isso porque possuem riqueza nutricional e alto teor de antioxidantes,
Por isso, são indicadas para quem sofre ou corre o risco de sofrer de alguma doença cardíaca, pois, entre outras coisas, estimulam a circulação sanguínea e evitam a formação de trombos.
3. Podem prevenir o câncer
Por seu alto teor de antioxidantes, não surpreende que as sementes de uva também façam parte dos alimentos anticancerígenos, sendo indicadas para prevenir sobretudo o câncer de mama, de pele e de próstata.
Sabemos que existem diversos tipos de câncer, e que não há uma substância que previna todos eles. No entanto, alimentos que combatam os radicais livres sempre são benéficos. Os radicais livres podem causar danos celulares que contribuem para o aparecimento da doença.
Leia também: Conheça as 4 sementes com maior poder anticancerígeno
4. Diminui os efeitos nocivos do fumo
Tanto os fumantes quanto os fumantes passivos se beneficiam dos nutrientes das sementes de uva para diminuir os impactos nocivos que os compostos tóxicos do cigarro causam.
Por ser capaz de depurar o sangue, as sementes de uva ajudam a eliminar toxinas, aumentando a proteção do corpo. O mesmo vale para o consumo de álcool e de medicamentos, que acumulam resíduos tóxicos no organismo.
As sementes de uva podem fazer parte de um programa de desintoxicação seguido por quem deseja abandonar o fumo, o álcool ou as drogas.
5. São antibacterianas e anti-inflamatórias
As sementes de uva têm propriedades antibacterianas que poderiam ajudar a inibir o crescimento de bactérias para prevenir e tratar vários tipos de infecções.
Além disso, têm um efeito anti-inflamatório que ajuda o organismo a lutar contra inflamações, como as relacionadas a:
- Artrite
- Dermatite
- Edemas (retenção de líquidos)
- Colite
- Sinusite
- Tendinites
6. Previne o envelhecimento precoce
Um dos principais benefícios das sementes de uva se deve aos antioxidantes OPC, pois inibem a atividade de moléculas nocivas, evitando o envelhecimento precoce da pele e dos órgãos, tecidos e células.
Por isso, sua ingestão regular é uma forma de conservar o corpo jovem e livre de rugas, assim como evitar que a pele envelheça antes do tempo.
Conheça também: 7 incríveis benefícios das sementes de chia
7. Protege os pulmões
As sementes de uva são antibacterianas, anti-histamínicas e antialérgicas. Por isso, fortalecem os pulmões, prevenindo possíveis infecções e outras doenças que deterioram seu funcionamento.
Graças à sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, reduzem o risco de contrair gripe, resfriados e, além disso, outras infecções do trato respiratório.
Como consumi-las?
As sementes podem ser consumidas em sua forma natural, ou seja, comendo-se a uva inteira. Mas, algumas lojas de produtos naturais vendem extrato ou cápsulas de semente de uva, para quem quiser incluí-las com mais regularidade na dieta.
A dose máxima é de 300 mg ao dia. Uma boa ideia é misturar o extrato com vitaminas, sucos e sopas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Yilmaz, Y., & Toledo, R. T. (2004). Major Flavonoids in Grape Seeds and Skins: Antioxidant Capacity of Catechin, Epicatechin, and Gallic Acid. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf030117h
- Xia, E., He, X., Li, H., Wu, S., Li, S., & Deng, G. (2013). Biological Activities of Polyphenols from Grapes. In Polyphenols in Human Health and Disease. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-398456-2.00005-0
- Shi, J., Yu, J., Pohorly, J. E., & Kakuda, Y. (2003). Polyphenolics in Grape Seeds—Biochemistry and Functionality. Journal of Medicinal Food. https://doi.org/10.1089/109662003772519831
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.